Os compositores Marty O’Donnell e Mike Salvatori estão processando a Microsoft por conta de licenças não pagas há 20 anos. No documento da ação, os músicos afirmam que houve quebra de contrato e enriquecimento injusto, além de outras quatro causas de processo.
A dupla alega ter criado e licenciado as músicas de Halo para a Bungie – estúdio responsável por criar a franquia para a Microsoft. A empresa se defende, afirmando que é autora desse trabalho após ter comprado a desenvolvedora no ano 2000. Os músicos negam: “Foi sempre um acordo de licença. Foi isso que fizemos com Halo. A primeira música de Halo, escrita e gravada em 1999 pela primeira vez, foi licenciada para a Bungie. A Bungie só foi comprada pela Microsoft após mais de um ano”.
De acordo com O’Donnell, ambos vem tentando ter esclarecimentos da Microsoft há mais de 10 anos, querendo receber o pagamento de seus royalties. Sem resposta, resolveram entrar com uma ação judicial em junho do ano retrasado. Haverá uma mediação para as duas partes tentarem um acordo amigável na semana que vem; contudo, caso não cheguem a uma decisão, o processo seguirá para a Justiça.
A Microsoft não comentou nada sobre o processo.