Início » Notícias » EA Sports se torna nova patrocinadora de liga espanhola

EA Sports se torna nova patrocinadora de liga espanhola

Pelo visto, após o fim da parceria com a FIFA, a EA Sports já está focada em outros investimentos. Segundo o jornal “Marca”, a publisher se tornou a nova patrocidora da La Liga, principal divisão do futebol espanhol. A empresa adquiriu os direitos do nome do campeonato que passará a se chamar La Liga EA Sports. O acordo terá início em 2023, após o fim da temporada 22/23.

Ao longo desses últimos 7 anos, a La Liga era patrocinada pelo Banco Santander, com um acordo de 17 milhões de euros por ano, mas o presidente Javier Tebas acreditava que poderia lucrar ainda mais.  Agora, com o investimento da EA Sports, os números devem chegar em 30 milhões de euros anuais pelos próximos 5 anos. O pagamento desses 30 milhões de euros serão somados a outros 30 milhões que a EA Sports já investia anteriormente no campeonato.

Nota oficial da EA

A EA Sports justificou os investimentos como sendo grandes medidas estratégicas para o futuro da série de futebol EA Sports FC.

“O EA Sports FC está comprometido em oferecer as experiências mais autênticas e imersivas do futebol global. Nossa nova parceria inovadora com a LaLiga eleva ainda mais essa ambição e solidifica a posição de ambas as organizações no centro da cultura do futebol”, disse David Jackson, vice-presidente da marca EA Sports FC. “O alcance visível e a escala dessa parceria são profundamente empolgantes, assim como a oportunidade de oferecer experiências incríveis para fãs por meio de inovação no jogo, entretenimento interativo e iniciativas de base”.

“A EA Sports representa a vanguarda das experiências interativas de futebol, enquanto a LaLiga está na vanguarda das competições de futebol do mundo real, com experiências ao vivo, de transmissão e digitais inigualáveis para fãs”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga. “Somos parceiros estratégicos da EA Sports há anos e este acordo expandido é um compromisso com a oferta do próximo nível de inovação a fãs de futebol no mundo todo, em uma fusão entre os mundos virtual e real do futebol.”

Fim da parceria com a FIFA

Foram mais de 30 anos de parceria, mas, este ano, a FIFA e a Electronic Arts decidiram encerrar o acordo. Em entrevista dada à BBC, o vice-presidente da EA Sports, David Jackson, afirmou que o estúdio avaliu as alternativas e decidiu que era o momento de tomar um rumo diferente para construir uma nova marca.

As alterações tão desejadas pela EA não podiam ser realizadas, já que o acordo de licenciamento que eles assinaram com a Fifa há 10 anos possuíam diversas restrições as quais, do ponto de vista da companhia, impediam a empresa de desenvolver e ofertar novas experiências aos jogadores.

Dessa forma, a partir de 2023, a franquia FIFA mudará de nome. O novo nome escolhido pelo estúdio foi EA Sports FC. Em comunicado, a empresa revelou que quer o novo nome seja “um símbolo de mudança” para série, mas mantendo a experiência dos jogos anteriores.

A mudança só acontecerá depois do lançamento de FIFA 23 este ano. Segundo a desenvolvedora, essa será a edição mais expansiva desde então, com mais recursos, modos de jogo e conteúdo na história da série. Na última semana, inclusive, a EA anunciou que o game usará a tecnologia HyperMotion 2, que dará mais de 6 mil movimentos realistas para os jogadores.

A EA liberou um vídeo para mostrar todo o trabalho de FIFA 23 e a tecnologia que está sendo utilizada.

Essas mudanças, no entanto, estarão disponíveis apenas para atual geração de consoles (PlayStation 5, Xbox Series SX, Stadia) e para PC.

A Fifa também já está se preparando para o fim dessa parceria e anunciou que terá seu próprio game de futebol para concorrer com a EA Sports. A empresa está planejando oferecer o jogo ainda este ano para preparar os fãs para a Copa do Mundo no Qatar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

Vale lembrar que essa é a primeira vez que a Fifa vai lançar videogames de futebol desenvolvidos com estúdios e editores de terceiros.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, garantiu que promete que vai manter a marca FIFA como a melhor no mercado de games.

“Posso assegurar que o único jogo real e autêntico que tiver o nome da Fifa será o melhor disponível para os gamers e fãs do futebol. O nome FIFA é o único título original e global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e assim por diante: a constante é o nome FIFA. Será assim para sempre, permanecendo o melhor”, declarou Gianni Infantino.

Compartilhe

Letícia Höfke

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.

Veja também