Nesta segunda-feira (2), a Embracer Group anunciou, através de um comunicado de imprensa, que irá adquirir a Crystal Dynamics, a Eidos-Montréal e a Square Enix Montréal por US$ 300 milhões. A aquisição inclui cerca de 1.100 funcionários em três estúdios e oito locais globais. Se tudo der certo, o acordo deverá ser fechado durante o segundo trimestre do ano fiscal da Embracer (2022/2023).
A notícia chega pouco tempo depois da Crystal Dynamics anunciar que estava desenvolvendo um novo jogo Tomb Raider na Unreal Engine 5.
”Estamos empolgados em receber esses estúdios no Embracer Group. Reconhecemos o fantástico IP, o talento criativo de classe mundial e o histórico de excelência que foram demonstrados repetidamente nas últimas décadas. Foi um grande prazer conhecer as equipes de liderança e discutir planos futuros de como eles podem realizar suas ambições e se tornar uma grande parte da Embracer”, diz Lars Wingefors, cofundador e CEO do Grupo Embracer.
Phil Rogers, CEO da Square Enix America e Europa, também se pronunciou:
”O Embracer é o segredo mais bem guardado dos jogos: uma coleção massiva e descentralizada de empreendedores dos quais estamos entusiasmados em fazer parte hoje. É o ajuste perfeito para nossas ambições: fazer jogos de alta qualidade, com ótimas pessoas, de forma sustentável e aumentar nossas franquias existentes para as respectivas melhores versões de todos os tempos. A Embracer nos permite estabelecer novas parcerias em todas as mídias para maximizar o potencial de nossas franquias e viver nossos sonhos de fazer um entretenimento extraordinário”, diz ele.
Nos últimos anos, a Embracer vem passando por uma rápida expansão. A empresa é dona de outras como Dark Horse Comics, 3D Realms, Ghost Ship Games, Gearbox, THQ Nordic, Saber Interactive, Koch Media e muito mais.