Especial de Natal do Porta dos Fundos é censurado

Justiça censura especial de Natal do Porta dos Fundos

Após muita polêmica com a comunidade cristã, a Justiça do Rio de Janeiro ordenou que a produtora Porta Dos Fundos e a Netflix retirem do ar o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”.

Segundo informações apuradas pelo Jornal O Globo, o desembargador Benedicto Abicair afirma que decidiu recorrer a censura para “acalmar os ânimos”. O TJ-RJ disse que a medida é de urgência e ela pode ocorrer já hoje, dia 9 de janeiro.

Já o pedido de suspensão foi movido pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, e este foi negado em primeira instância pelo desembargador de plantão. No entanto, em segunda instância, Abicair teve um entendimento diferente.

“As consequências da divulgação e exibição da ‘produção artística’ (…) são mais passíveis de provocar danos mais graves e irreparáveis do que sua suspenção (sic), até porque o Natal de 2019 já foi comemorado por todos”

O desembargador considera que a suspensão é mais adequada e benéfica para toda a sociedade brasileira, não só os cristão.

Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, a determinação de Abicair é provisória. O mérito ainda precisará ser julgado em sessão do colegiado, que decidirá se o episódio será suspenso ou não. Enquanto não houver nova decisão, a Netflix e o Porta dos Fundos poderão entrar com recursos para tentar derrubar a liminar.

O desembargador também afirma que o Porta dos Fundos defendeu sua produção de modo “agressivo e debochado”, citando que “reações dessa natureza sempre podem motivar consequências irreversíveis e desdobramentos inimagináveis, o que, aparentemente, não ocorreu”.

Já o Netflix também se pronunciou sobre o assunto:

“Do outro lado têm-se empresas, com fins lucrativos, uma que se apossou de uma obra de domínio público, milenar, que congrega milhões de fiéis seguidores”.

Por fim, Fábio Porchat, que interpreta o interesse romântico de Jesus no longa-metragem, disse que o grupo Porta dos Fundos não irá se pronunciar no momento.

E você? Concorda com a censura do Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo” ? Deixe sua opinião nos comentários.