Hideo Kojima, desenvolvedor responsável por jogos como Metal Gear Solid, P.T. e Death Stranding, recebeu ontem (15), do governo japonês, o Japanese Minister's Award for Fine Arts, na categoria Media Arts. Esse prêmio é um dos mais prestigiados do Japão e é dado a indivíduos que “fizeram conquistas notáveis em cada campo da arte ou que abriram uma nova fronteira”.
Kojima celebrou a conquista em seu Twitter pessoal. “Estou muito feliz que o meio imaturo dos jogos tenha sido altamente avaliado como uma forma de arte cultural de “expressão”. Continuarei a dedicar-me à criação de entretenimento digital. Muito obrigado pelo apoio contínuo”, escreveu ele.
2/2
I am very happy that the immature medium of games has been highly evaluated as a cultural art form of “expression”. I will continue to devote myself to the creation of digital entertainment. Thank you very much for your continued support.— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) March 15, 2022
Kojima de fato, é uma mente genial e sempre tentou trazer a seus projetos roteiros cinematográficos, com momentos quebrando a 4.ª parede, deixando o jogador fazer parte efetivamente do jogo. O diretor é o segundo desenvolvedor de games na história da indústria a receber esse prêmio. O primeiro foi Shigeru Miyamoto, criador de Mario e Zelda, que recebeu em 2010. Ambos tem uma carreira enorme criando jogos e são dois dos maiores influenciadores do mundo dos videogames.