Hideo Kojima está sendo comparado ao assassino
A Kojima Productions ameaçou processar quem conectar Hideo Kojima a morte do ex-primeiro ministro, Shinzo Abe, que foi assassinado na última sexta-feira (8) enquanto discursava no Japão. O suspeito foi detido e confessou o crime. O problema é que, nas redes sociais, começaram a surgir inúmeros posts afirmando que Hideo Kojima era parecido com o assassino. Usuários do fórum 4chan fizeram montagens com fotos de Kojima, afirmando se tratar de Tetsuya Yamagami. Nas edições, usaram fotos do desenvolvedor de jogos próximo a retratos de Che Guevara ou usando um chapéu fazendo alusão a União Soviética, criando um motivo político para o assassinato – já que Shinzo Abe é um político conservador.
Essa brincadeira de mau gosto deu início a uma onda de fake news. Damien Rieu, um político francês de extrema direita, chegou a compartilhar em seu Twitter imagens de Kojima, como se ele fosse Yamagami, com a descrição “a extrema esquerda mata”.
In a now deleted tweet, French far-right politician Damien Rieu accused the far-left of murdering Japanese prime minister Shinzo Abe and used photos of game developer Hideo Kojima instead of pictures of the current suspect Tetsuya Yamagami pic.twitter.com/2zpmL5kVnD
— Nox Dawn 🐸 (@NoxDawn) July 8, 2022
Tradução:
Em um tweet agora excluído, o político de extrema-direita francês Damien Rieu acusou a extrema-esquerda de assassinar o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e usou fotos do desenvolvedor de jogos Hideo Kojima em vez de fotos do atual suspeito Tetsuya Yamagami
“Ingenuamente tomei uma piada como informação“, disse ele. “Nunca pensei que se pudessem fazer humor com um assassinato, mas errei em não verificar a informação antes de partilhar. As minhas desculpas a Hideo Kojima e aos fãs de Metal Gear”.
A notícia falsa continua se espalhando, no entanto, e chegou até os noticiários. Na Grécia, um âncora de telejornal passou imagens de Kojima como se ele fosse o assassino.
Greek television channel “ant1” casually portraying @Kojima_Hideo as shinzo Abe's killer #ShinzoAbe #kojima pic.twitter.com/pQqDTym7TO
— Nocty (@NotNocturnal) July 8, 2022
O canal de TV ANT1 afirmou que Kojima “estava insatisfeito com Abe e tinha paixão por Che Guevara”
No último sábado (9), a Kojima Productions emitiu um comunicado a informando que estão considerando as vias legais contra “alguns casos” de “notícias falsas”.
“A Kojima Production condena profundamente a disseminação de notícias falsas e de rumores que comuniquem informações falsas. Não toleramos este tipo de difamação e consideraremos recorrer às vias legais em alguns casos“.
#KojimaProductions strongly condemns the spread of fake news and rumors that convey false information. We do not tolerate such libel and will consider taking legal action in some cases. pic.twitter.com/fDi0FR9kB0
— KOJIMA PRODUCTIONS (Eng) (@KojiPro2015_EN) July 9, 2022
Hideo Kojima está atualmente, trabalhando em uma sequência de Death Stranding e também, está produzindo um jogo misterioso em parceria com o Xbox.
Assassinato do primeiro ministro japonês
Enquanto discursava em um comício antes das eleições de domingo (10) para a câmara alta do parlamento do Japão, o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi morto a tiros. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. O atirador foi detido pela polícia e afirmou que estava insatisfeito com Abe, mas não alimentava ódio contra suas posições políticas.
“O suspeito afirmou que tinha rancor de uma organização em particular e disse que cometeu o crime porque acreditava que o ex-primeiro-ministro Abe tinha uma conexão com ela”, disse a polícia japonesa.
Os agentes não revelaram o nome da organização, mas a mídia japonesa afirma que seria um grupo religioso e destacaram que Yamagami havia enfrentado problemas após doações financeiras de sua mãe para a corporação. Segundo os noticiários, que citam fontes anônimas, o assassino planejava atacar o chefe do grupo; contudo, mudou o foco para Abe, que ele acreditava ter promovido a organização no Japão.
Tetsuya Yamagami tem 41 anos e serviu a Marinha do Japão.
Clique aqui para conferir mais notícias no Clube do Videogame.