Início » Notícias » Kojima Productions ameaça processar quem falar que Hideo Kojima é responsável por assassinato

Kojima Productions ameaça processar quem falar que Hideo Kojima é responsável por assassinato

Hideo Kojima está sendo comparado ao assassino

A Kojima Productions ameaçou processar quem conectar Hideo Kojima a morte do ex-primeiro ministro, Shinzo Abe, que foi assassinado na última sexta-feira (8) enquanto discursava no Japão. O suspeito foi detido e confessou o crime. O problema é que, nas redes sociais, começaram a surgir inúmeros posts afirmando que Hideo Kojima era parecido com o assassino. Usuários do fórum 4chan fizeram montagens com fotos de Kojima, afirmando se tratar de Tetsuya Yamagami. Nas edições, usaram fotos do desenvolvedor de jogos próximo a retratos de Che Guevara ou usando um chapéu fazendo alusão a União Soviética, criando um motivo político para o assassinato – já que Shinzo Abe é um político conservador.

Essa brincadeira de mau gosto deu início a uma onda de fake news. Damien Rieu, um político francês de extrema direita, chegou a compartilhar em seu Twitter imagens de Kojima, como se ele fosse Yamagami, com a descrição “a extrema esquerda mata”.

Tradução:

Em um tweet agora excluído, o político de extrema-direita francês Damien Rieu acusou a extrema-esquerda de assassinar o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e usou fotos do desenvolvedor de jogos Hideo Kojima em vez de fotos do atual suspeito Tetsuya Yamagami
Como diz o tweet acima, o político francês deletou a postagem e pediu desculpas pelo acontecido.

Ingenuamente tomei uma piada como informação“, disse ele. “Nunca pensei que se pudessem fazer humor com um assassinato, mas errei em não verificar a informação antes de partilhar. As minhas desculpas a Hideo Kojima e aos fãs de Metal Gear”.

A notícia falsa continua se espalhando, no entanto, e chegou até os noticiários. Na Grécia, um âncora de telejornal passou imagens de Kojima como se ele fosse o assassino.


O canal de TV ANT1 afirmou que Kojima “estava insatisfeito com Abe e tinha paixão por Che Guevara”

No último sábado (9), a Kojima Productions emitiu um comunicado a informando que estão considerando as vias legais contra “alguns casos” de “notícias falsas”.

A Kojima Production condena profundamente a disseminação de notícias falsas e de rumores que comuniquem informações falsas. Não toleramos este tipo de difamação e consideraremos recorrer às vias legais em alguns casos“.

Hideo Kojima está atualmente, trabalhando em uma sequência de Death Stranding e também, está produzindo um jogo misterioso em parceria com o Xbox.

Assassinato do primeiro ministro japonês

Enquanto discursava em um comício antes das eleições de domingo (10) para a câmara alta do parlamento do Japão, o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi morto a tiros. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu. O atirador foi detido pela polícia e afirmou que estava insatisfeito com Abe, mas não alimentava ódio contra suas posições políticas.

“O suspeito afirmou que tinha rancor de uma organização em particular e disse que cometeu o crime porque acreditava que o ex-primeiro-ministro Abe tinha uma conexão com ela”, disse a polícia japonesa.

Os agentes não revelaram o nome da organização, mas a mídia japonesa afirma que seria um grupo religioso e destacaram que Yamagami havia enfrentado problemas após doações financeiras de sua mãe para a corporação. Segundo os noticiários, que citam fontes anônimas, o assassino planejava atacar o chefe do grupo; contudo, mudou o foco para Abe, que ele acreditava ter promovido a organização no Japão.

Tetsuya Yamagami tem 41 anos e serviu a Marinha do Japão.

Clique aqui para conferir mais notícias no Clube do Videogame.

 

 

 

Compartilhe

Letícia Höfke

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.

Veja também