Morre Masayuki Uemura, engenheiro do NES e do SNES


Ex-funcionário da Nintendo nos deixa aos seus 78 anos de vida


Foi divulgado na última segunda-feira (06/12/2021) o falecimento de Masayuki Uemura, engenheiro chefe que arquitetou os sistemas dos consoles Nintendinho (NES) e Super Nintendo (SNES), e que foi peça fundamental para o sucesso da Nintendo no mercado de videogames.

Uemura nos deixou aos 78 anos, e sua história com games começou lá nos anos 70. Ele entrou na Nintendo no início dessa década, quando a empresa ainda era focada em produzir baralhos Hanafuda, um jogo de cartas japonês bem tradicional. Seu grande talento como engenheiro ajudou a companhia a ingressar no ramo de brinquedos inicialmente, e depois seguir para o mercado de videogames.


Masayuki Uemura

Ele trabalhou ao lado de Gunpei Yokoi e Genyo Takeda nos primeiros jogos de tiro a usar controles em formato de armas, e depois chefiou a primeira tentativa da Nintendo de desbravar os consoles doméstico: a série de jogos denominada Color-TV, iniciada em 1977.

Mas, foi o Nintendinho em 8-bits sua mais impactante criação. O console lançado em 1983, serviu como fundação para o sucesso fenomenal da Nintendo e revolucionou a indústria dos videogames, tornando eles ainda mais populares com as famílias ao redor do mundo.


Masayuki Uemura e sua grande criação: NES (Famicom, no Japão)

“Quando eu desenvolvi o NES, eu coloquei todas as funções básicas possíveis que seriam necessárias para torná-lo um aparelho ideal para jogos. O Switch herdou tudo isso, aprimorado ao longo desses anos todos. Todos os sucessos e fracassos do Nintendinho foram herdados para que as próximas gerações de consoles sejam aprimoradas e possam seguir em frente.”

MASAYUKI UEMURA, EM ENTREVISTA CONCEDIDA EM FEVEREIRO DE 2020, NO MUSEU NACIONAL DOS VIDEOGAMES (JAPÃO)


Uemura se aposentou da Nintendo em 2004, assumindo a posição de professor na Universidade Ritsumeikan, em seu país natal (Japão). A universidade que anunciou oficialmente o falecimento do professor no último dia 06/12, causando uma comoção generalizada na comunidade gamer ao redor do mundo. O impacto e a influência de Masayuki Uemura na história dos videogames são incalculáveis.


Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Veja também