O momento turbulento traz incertezas para a logística de envio e distribuição de seus produtos.
Como retaliação ao ato de guerra da Rússia contra a Ucrânia, os EUA impuseram uma série de sanções para prejudicar o país financeiramente e tentar forçar uma conclusão ao conflito que já matou milhares de ucranianos. Juntamente às sanções, bancos internacionais congelaram contas e interromperam serviços prestados prejudicando não apenas o governo, mas também os cidadãos comuns como tentativa de voltar o povo russo contra Vladimir Putin.
Muitas empresas da área de jogos eletrônicos como a Steam, Ubisoft e Sony, decidiram também aderir à pressão a favor do encerramento da guerra ao parar de atender o público russo. Citando dificuldades e incertezas na logística da região em questão, a Nintendo decidiu suspender o envio de consoles e jogos para o país. A loja online está em modo de manutenção.
Reboot de Advance Wars sofre adiamento
A data de lançamento de Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp também foi adiada. O título tem como tema uma guerra de invasão de fronteira contra um inimigo vizinho que faz parte de uma conspiração para abalar e desestabilizar a ordem mundial. A Nintendo anunciou ontem (9) que não há mais previsão para a distribuição do jogo e prefere aguardar indicando que o momento não é o mais apropriado para o lançamento.
In light of recent world events, we have made the decision to delay Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp, which was originally scheduled to release on Nintendo Switch on April 8th. Please stay tuned for updates on a new release date.
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) March 9, 2022
Os seguidores da página fizeram críticas duras a empresa e afirmaram que os motivos dados foram apenas uma desculpa para esconder problemas no desenvolvimento do jogo, pois é a segunda vez que sua data é alterada. Outra questão levantada é que a maneira como a guerra é representada de forma cartunesca e não tem comparação ao conflito que vem acontecendo atualmente.
More like you're using an invasion as an excuse to push the game's release back again. Because rather than announce another delay due to development issues. You'd like to capitalize on the brownie points you think you can get by claiming it's about sensitivity.
— Hyrules (@HeComeToTown) March 10, 2022
Em sua conta no Twitter, a Nintendo of America também informou a seus seguidores que fiquem atentos para a próxima data de lançamento que será anunciada futuramente.