Clube do Vídeo Game
Eu sou um jogador, sempre fui.

FAR CRY 5 | Nossa Opinião Sincera!

Far Cry 5 chegou com muitas novidades incríveis. Venha conferir nossa análise do jogo!

8

            Ah… Os jogos de mundo aberto. Algo que virou de inovação e sinônimo de grandeza nos jogos lançados de alguns anos pra cá, acabou se tornando enjoativo e repetitivo. Nomes ambiciosos como Just Cause 3, Ghost Recon Wildlands, The Division e vários outros que foram lançados caíram nesse limbo.

            Para nossa sorte, ao mesmo tempo somos agraciados com jogos nesse estilo incríveis como Horizon Zero Dawn, The Legend of Zelda: Breath of The Wild, The Witcher e… Far Cry 5. Sim, ele entra nesse grupo de jogos de mundo aberto. Claro, não to aqui dizendo que ele possa ser comparado a esses outros jogos que citei antes, até pq estamos falando de um FPS mas… Oh boy, como é bom jogar Far Cry 5!

Resultado de imagem para far cry 5 graphics

            Eu sou o Rafa e na nossa análise de hoje vamos falar mais detalhadamente sobre minha experiência com o game, e eu fiz questão de completar toda a história e fazer boa parte das missões paralelas, além de me aventurar no Arcade antes de falar qualquer coisa sobre o jogo. Opinião mais do mesmo vocês já tem de diversos sites, não é mesmo?

            Bom, pra essa breve análise do jogo, eu vou dividir ele em três grandes fatias: História e Enredo, Jogabilidade e Controles e Gráficos e Performance. Prepara-se para spoilers. Teje avisado.

 

1. História e Enredo

           O jogo se trata, como muitos de vocês sabem, sobre o combate a uma seita que começa a ganhar fama, notoriedade, adeptos e muito mais no Condado de Hope, em Montana, nos EUA, ah, e ele se passa nos dias atuais (sem aquela coisa estranha que foi Far Cry Primal).

Resultado de imagem para far cry 5

           A Seita é liderada pelo maníaco Joseph Seed, que se intitula como “O Pai”, o escolhido por Deus para uma revolução pós Colapso que viria a destruir boa parte da humanidade em breve, com o Fogo Sagrado de Deus. Joseph montou uma estrutura muito forte, trazendo novos discípulos, fortalecendo-se militarmente, cortando as comunicações de Hope County com o mundo exterior e torturando centenas de pessoas que discordam dele ou não querem fazer parte disso.

          Após 5 anos de crescimento e sedimentação da Seita, nós vamos para Hope County como agentes da polícia local, junto com um delegado federal, o xerife do condado e dois outros parceiros com um mandado de prisão a Joseph Seed.

         Neste momento, já somos agraciados com a oportunidade de desfrutar um primeiro final do jogo, tal qual ocorre em Far Cry 4 durante seu almoço com Pagan Min, se você decide ignorar o jogo e não algemar o Joseph, o xerife decide ir embora, contrariando os planos do delegado, e o jogo acaba ali. Mas claro que esse não é nem o segundo melhor final, hehe.

Resultado de imagem para far cry 5 ending

         Ao algemar Joseph, ele começa a dizer várias coisas e entre elas é que Deus não iria permitir que ele fosse levado. E de fato, não conseguimos, pois os fanáticos da seita começam a se pendurar no helicóptero tentando tirar Joseph dali, até que um se enrosca na hélice, e o helicóptero cai. Naquele momento, uma agente pergunta por telefone o que está ocorrendo e Joseph responde que está tudo bem. Ela, então diz, “Oh Pai, graças a Deus”, mostrando que sua dominância chega até mesmo às autoridades locais.

          Após o acidente, somos resgatados por um residente local, Dutch, que nos leva até seu bunker, nos explica mais da seita e sobre Hope County. O Mapa então fica dividido em 5 regiões: A região de Dutch, a de Joseph, e três regiões de seus arautos, ou irmãos: Fall’s End com John Seed, Rio Henbane com Faith Seed e Whitetail Mountain com Jacob Seed. Nossa missão aqui então passa a ser formar um grupo forte de resistência e desarmar o modo que os três arautos de Joseph atuam para trazer mais fiéis e tornar a seita ainda mais poderosa.

Resultado de imagem para far cry 5 seed family

          Aqui o jogo brilha, pois podemos ver cada região sendo bem diferente das outras, tanto em relevo, animais, vegetação, pessoas, enfim. É muito legal isso, traz muito mais vida ao incrível e gigante mundo aberto de Far Cry 5. Além disso, os próprios arautos tem uma forma distinta de atuar, então sempre é uma surpresa quando você os confronta durante as missões principais e paralelas.

          Após acabar com os 3 arautos, então chegamos à região de Joseph Seed para confrontá-lo, e aí, são spoilers demais. Só posso dizer a vocês que MEU DEUS, QUE FINAIS INCRÍVEIS nessa parte. Sério! Você pode escolher deixá-lo em paz, ou enfrentá-lo, e ambas as opções trazem ótimos finais!

Para esse quesito minha nota do jogo é 90!

 

2. Gameplay e Controles

          Com relação aos controles do jogo, não vemos nada muito diferente de FPS habituais e dos outros jogos da série Far Cry, especialmente Far Cry 4. São funcionais, precisos e sem qualquer tipo de “frescura”.

Resultado de imagem para far cry 5

         Mas o gameplay… Ah, o gameplay. Começando pelo mapa de Far Cry, um monstro de gigante! Rico, vivo, cheio de inimigos diferentes, animais que vão desde peixes para se pescar, lobos, pumas, lebres, castores, vacas, bizão, ursos… Uma incrível variedade para se caçar, aliás, a caça é parte importante pro jogo, pois é uma boa fonte de renda, além das missões paralelas e das caça ao tesouro.

Imagem relacionada

        Além do mapa, das caças, missões, temos uma enorme variedade de veículos. Barcos, quadriciclos, carros, caminhonetes, caminhões, helicópteros, aviões e hidroaviões nos ajudam a viajar pelo extenso mapa de Far Cry 5. Uma adição interessante aqui são os desafios de Clutch Nixon, em homenagem a um antigo dublê de Hollywood da região, onde temos que passar por diferentes desafios com os diferentes meios de transporte, à là Pilotwings, que também nos dão dinheiro e pontos de vantagem.

Resultado de imagem para far cry 5 clutch nixon

            Outra mecânica importante presente no Far Cry 5 é a evolução do personagem, que você desbloqueia através desses pontos de vantagem, como aumentar o número de armas no coldre, e trazer mais aliados pra sua equipe. E isso é algo definitivamente importante: Muitas missões no jogo são extremamente difíceis de se completar sozinho, e as maneiras de conseguir ajuda são através de Co-Op online, e também com uma equipe de “armas de aluguel”, que ao todo no jogo possuem 9 personagens, sendo 3 animais (a puma Chuchu, o cão Boomer e o Urso X-Burger > Meu favorito). Cada uma das armas de aluguel possui características e armas distintas, trazendo boa vantagem estratégica pra ser usada em equipe.

 

          Por fim, o game traz um modo Arcade online incrível, onde temos uma enorme variedade e um editor bem detalhado de mapas Multiplayer, on de vimos reproduções de cenários gamer famosos como Dust_2 de CS, o mapa de PUBG e até mesmo a mansão de Resident Evil 7, coisas que só podem ser feitas com um ótimo editor de mapas, que é o que a Ubi entrega aqui.

Resultado de imagem para far cry 5 arcade

Para o Gameplay aqui, minha nota também é 90.

 

3. Gráficos e Performance

          Chegamos a parte final da análise, e também curtinha. Creio que não há muito a falar aqui. A Duna Engine renovada traz um frescor a mais para a série, trazendo belíssimas paisagens e gráficos. As armas estão muito lindas também.

No entanto, senti um pouco de preguiça da Ubisoft em 2 casos: Eu joguei a versão no PS4 Pro, em 4k, que além de não ser nativo, roda o jogo em 30fps, ok cravados, mas faltou otimização. PC’s com configurações inferiores ao PS4 Pro são capazes de rodar na mesma resolução e 60fps. Até onde sei, a própria versão do mais potente Xbox One X, apesar de atingir 4k nativo, não entrega uma maior taxa de quadros.

Resultado de imagem para far cry 5 graphics

         Além disso, interações com o meio ambiente estão mais artificiais em Far Cry 5, do que até mesmo, pasmem, Far Cry 2. Os inimigos estão mais mecanizados, e não há uma grande variedade de aparência entre eles, eu contei umas 5 aparências diferentes entre os edenetes.

No entanto, o jogo continua belíssimo. A nota aqui é 75!

CONCLUSÃO: Nota final 85 – Grande Jogo!

         A Ubisoft entrega mais um trabalho de altíssima qualidade aqui, assim como vimos eles fazendo em Assassin’s Creed: Origins. Talvez o medo de serem comprados pela Vivendi os fizeram trabalhar de maneira árdua nos seus jogos lançados de um tempo pra cá, e esperamos que essa seja a diretriz da empresa de agora em diante. Uma ótima entrega e na minha opinião, o melhor jogo da série Far Cry até hoje!

Comentários
Loading...
CONCORRA A CÓDIGOS DE JOGO GRÁTIS !
 

Receba códigos de jogos GRÁTIS do GTA 5, Fortnite, Counter-Strike e PUBG!

Não perca a oportunidade de participar dos sorteios, inscreva-se agora!
INSCREVA-SE
close-link