Com os bloqueios impostos a Rússia, placas de vídeo da Nvidia se tornaram tesouros valiosos
Nesta sexta-feira (18), um vídeo publicado no YouTube mostrou três funcionários russos da empresa Wildberries furtando 20 placas de vídeo GeForce RTX 3070 Ti. Dois homens invadiram o armazém, fingindo estar coletando um pedido online, e pegaram os objetos. Quando chegaram a janela, jogaram as placas de vídeo para o outro lado para que um terceiro membro da equipe pudesse pegá-las.
O roubo deu certo até o momento que eles tentaram vender a GPUs – que ao todo, renderiam cerca de R$ 190 mil. Quando se deparou com as placas novinhas, em perfeito estado, o dono da loja de penhores ficou com uma pulga atrás da orelha e resolveu ligar para a polícia. Com a chegada dos oficiais, as RTX voltaram ao depósito da loja, e os suspeitos foram detidos.
Confira o vídeo:
Aqui no Brasil, essas placas de vídeo são vendidas na faixa de R$ 7 mil, mas na Rússia, elas são muito mais valiosas, principalmente agora que, por causa da guerra na Ucrânia, o país de Vladimir Putin não recebe mais equipamentos da Nvidia e nem da AMD. Com isso, as lojas podem logo se esvaziar e não ter estoque para repor.