Nesta segunda-feira (14), a Square Enix divulgou no Twitter que doou US$ 500 mil para ajuda humanitária na Ucrânia. Segundo o comunicado, o dinheiro foi recebido pela agência de refugiados das Nações Unidas. A estimativa é que três milhões de pessoas fugiram para países vizinhos desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a invasão do país por tropas russas no dia 24 de fevereiro.
A Square Enix afirmou também que vai promover uma angariação de fundos entre os seus trabalhadores para beneficiar a Cruz Vermelha, a UNICEF e Médicos Sem Fronteiras.
“Temos esperança que a paz seja restaurada e que todos os afetados por esta crise possam voltar às suas vidas pacíficas, tanto rapidamente quanto possível”, diz o comunicado da companhia. Confira:
— Square Enix (@SquareEnix) March 15, 2022
A Square Enix é mais uma das empresas de videogame que está ajudando como pode na guerra da Ucrânia. Recentemente, a Riot Games arrecadou mais de 3 milhões de dólares para esforços humanitários na Ucrânia e no Leste Europeu, a Activision Blizzard colaborou com uma arrecadação de fundos feita pelos funcionários – dobrando o valor acumulado – e a Sony doou dois milhões de dólares à agência de refugiados da ONU e à organização Save the Children para apoiar as vítimas da tragédia. Quem também já ajudou foram a Embracer Group, 11 bit studios, Bandai Namco, CD Projekt Red, Supercell, Ubisoft, Unity e a The Pokémon Company.
Estúdios indie de todo o mundo também se juntaram para ajudar, criando uma compilação de jogos que já angariou mais de US$ 5 milhões.