10 anos de Bioshock 2: Confira as curiosidades do game

10 anos de Bioshock 2

Bioshock 2 foi um sucesso na época da sétima geração de consoles. O game que foi desenvolvido pela 2K Marin e publicado pela 2K Games está fazendo 10 anos desde o seu lançamento. Bioshock 2 é uma sequência direta do primeiro game da franquia e se passa 8 anos após os eventos de Bioshock. Em comemoração aos 10 anos de Bioshock 2, preparamos várias curiosidades e informações sobre o game. 

O começo

10 anos de Bioshock 2 bioshock 1

O primeiro game, Bioshock, foi lançado em agosto de 2007. O game se trata de um FPS com elementos de ação, aventura e horror. Na época, os desenvolvedores afirmaram que Bioshock era um sucessor espiritual de System Shock 2, que foi lançado para PC em 1999.

A história de Bioshock se passa em 1960 no Oceano Atlântico. O único sobrevivente de um acidente de avião, Jack, encontra uma entrada para a cidade subaquática de Rapture. Jack acaba entendendo que Rapture está cheio de alienígenas e luta pela sua sobrevivência.  Splicers são pessoas nativas do lugar que são viciadas em uma substância química conhecida como ADAM, que pode alterar o corpo, composição genética e habilidades naturais dos indivíduos.

Andrew Ryan, fundador de Rapture é o proprietário da Ryan Industries, um grande conglomerado comercial localizado perto da Usina de Hefesto. Com fim de proteger a cidade, Ryan criou uma lei na qual é proibido qualquer contato com o mundo da superfície. Um empresário e ex-gângster chamado Frank Fortaine tinha muito influência sobre a classe baixa e aproveitou isso para fazer um grande golpe em Rapture.

Fortaine criou uma espécie de mercado negro com o mundo da superfície e também criou uma indústria que produzia ADAM junto com a Dra. Brigid Tenenbaum. O ADAM era feito através da implantação de lesmas nos estômagos das Little Sisters, que eram meninas órfãs de Rapture. Sabendo disso Ryan fez um exército para atacar Fortaine, que aparentemente teria sido morto em batalha. Depois dos acontecimentos, Ryan aprimorou seu exército, chamado de Splicers e passou a controlar tudo que era distribuído pelo sistema aéreo da cidade de Rapture.

História

10 anos de Bioshock 2 historia

Após os acontecimentos de Bioshock, 8 anos depois, o segundo game da série acompanha Subject Delta o protagonista de Bioshock 2 que foi o primeiro Big Daddy, que são humanos geneticamente aprimorados e que tiveram a sua pele e órgãos encaixados em um grande traje de mergulho.

Antes de se tornar um Big Daddy, Delta era um simples mergulhador que participou de uma investigação do desaparecimento de navios e submarinos que estavam no Oceano Atlântico. Enquanto vasculhava a área, ele localizou Rapture. Ryan no início desconfiou de Delta e prendeu ele na Persephone Penal Colony, junto com outros cidadãos que não concordavam com as filosofias de Ryan ou apresentaram uma ameaça para a cidade.

Delta foi enviado para realizar alguns testes na pesquisa dos produtos ADAM em Fontaine Futuristics e se tornou um forte candidato para ser um Big Daddy. Com isso, Delta sofreu uma mudança genética e fisiológico junto com a sua liberdade e se tornou o primeiro protetor da série Alpha junto com Eleanor Lamb, sua irmã mais nova, que era filha de uma psiquiatra de Rapture.

Diversas armas usadas por Big Daddies como a furadeira e a rivet gun já tinham sido apresentadas em Bioshock. As armas podem ser usadas para ataques corpo a corpo contra os inimigos, diferente do primeiro jogo, e poderá equipar a arma e um plasmídeo ao mesmo tempo. 

Ao longo do gameplay, o jogador poderá coletar dinheiro e EVE. O primeiro pode ser usado para adquirir itens nas máquinas de venda que estão na cidade e o EVE é um líquido que o jogador pode usar para alimentar o uso de plasmídeo. Durante o gameplay o jogador também terá acesso a uma câmera de vídeo utilizada para pesquisa, na qual é possível gravar um inimigo e adquirir pontos de pesquisa desse determinado inimigo. Assim que o jogador tiver muitos pontos, ele irá ser recompensado com novas habilidades. 

Bioshock 2 possui 6 finais: bom, justiça, neutro com uma morte de um personagem, neutro, mal e mal com uma morte de um personagem. O game recebeu diversas críticas positivas da crítica e de seus jogadores, a história e sua narrativa são um dos pontos altos considerados no game junto com a sua jogabilidade, sistema de combate e direção de arte. Porém, o jogo foi criticado por ser muito parecido com o anterior e de ser lento.

Um modo multiplayer com história denominado Fall of Rapture está presente em Bioshock 2. O jogador controla um dos cidadãos de Rapture durante a guerra civil em 1959, acontecimento antes de Bioshock. Conforme o jogador aumenta a sua experiência no multiplayer, são disponibilizadas novas armas, tônicos e plasmídeos. 6 personagens estão disponíveis para usar como avatar no jogo.

Curiosidades

  • De acordo com a 2K Marin o desenvolvimento de Bioshock 2 começou com uma equipe de oito pessoas. Durante o desenvolvimento, 78 funcionários foram adicionados. 
  • Com o objetivo de criar um vínculo entre os jogadores e os personagens, a equipe decidiu implementar um sistema de escolha de poder salvar as Little Sisters. Permitindo a adoção antes de decidir o destino delas.
  • No início o segundo game ganharia um subtítulo, Bioshock 2: Sea of Dreams, mas a ideia foi descartada e usada somente para um trailer.
  • Os inimigos tanto do primeiro jogo quanto no segundo tiveram os rostos modelados de acordo com algumas fotos de criminosos reais da década de 40 e 50 nos Estados Unidos.

Novo Bioshock?

10 anos de Bioshock 2 novo bioshock

No final de 2019 a 2K Games confirmou que um novo jogo está em desenvolvimento, agora pela Cloud Chamber, novo estúdio da 2K. Porém, o quarto jogo da série está muito longe de ser lançado, indicando que o próximo game poderá vim para a próxima geração de consoles que chegará no final deste ano.

Bioshock 2 foi um grande lançamento na sua época, apesar de ser bastante parecido com o seu antecessor, o game cumpre bem a sua proposta e traz uma grande narrativa da cidade obscura e encantadora de Rapture. 

E você o que acha de Bioshock 2? Conte pra gente!