Há muitos jogos onde seu principal inimigo é o tempo, e em Aeon Drive, é o tempo dos seus amigos.
Isto porque a proposta do jogo é bem simples: você deve ir do ponto A ao ponto B em menos de 30 segundos. E como esta tarefa não é proeza muito grande, o verdadeiro desafio se torna entrar para o high score, seja global ou da sua lista de amigos naquela plataforma.
A Mecânica de Aeon Drive
O jogo utiliza alguns recursos já conhecidos em jogos de plataforma que visam a superação de obstáculos: ataque para varrer inimigos e projéteis de sua frente, wall jump para acessar locais mais altos, dash para deslizar por superfícies estreitas e também se locomover rapidamente, e o teleport – este último sendo o principal recurso do jogo.
O jogador pode (e deve) utilizar um projetil que se adere à uma superfície próxima do personagem – ao pressionar o botão novamente, ele é transportado para o local da superfície. Este é um recurso frequentemente utilizado no jogo e deve ser aperfeiçoado de modo a conseguir tempos menores nas corridas.
O tempo não é exatamente um problema em Aeon Drive e é razoavelmente possível passar por todas as 100 fases disponíveis no jogo sem utilizar o boost de tempo.
Ao coletar 4 destes itens, o jogador pode pressionar um botão para ganhar 5 segundos a mais entre os 30 segundos iniciais em cada fase. O que não deve ser a preocupação de quem quer fechar as fases no menor tempo possível. (isso eu só descobri depois que terminei o jogo por completo e resolvi fazer o tutorial por curiosidade)
O desafio também não é muito grande. Assim como seu personagem, os inimigos são derrotados com apenas um hit e os obstáculos como espinhos, precipícios e labaredas de fogo são facilmente evitáveis sem exigir muita precisão de jogadores mais casuais.
Não há chefões em Aeon Drive. Embora haja uma pequena narrativa que é contada através de uma belíssima pixel art ao longo dos níveis, não há um grande antagonista na trama.
Assim, seu principal desafio se tornam os outros jogadores que fizeram tempos menores que o seu, sejam amigos em modo coop local e online de até 4 jogadores, ou pessoas de todo o mundo.
Para mim o principal desafio foi um usuário que utiliza o nick Ognilrak, que acabou “roubando” minha primeira colocação em alguns níveis. Boa sorte para você que deseja colocar seu nome lá.
Afinal, o que Aeon Drive Oferece?
Quando pensamos na oferta de um game cuja campanha é exclusivamente uma série de níveis em modo time attack, seria difícil recomendá-lo para jogadores mais casuais. Mas, neste quesito, Aeon Drive surpreende.
Com uma amigável curva de aprendizagem que passa por diversos níveis, uma pixel art caprichada e uma trilha musical que não torna a repetição maçante, Aeon Drive oferece uma experiência sólida para diversos tipos de jogadores.
Semelhante a um Arcade, você pode ir com uma ficha e jogar por algumas horinhas e se divertir, ou então ir com um punhado delas para passar um dia inteiro almejando o Top 10. Mas, claro, no conforto de sua casa.
O jogo ainda oferece um determinado fator replay através de colecionáveis espalhados pelas fases, e é uma cereja no bolo para aqueles que gostam de encontrar segredos por entre as plataformas.
Prós
- Mecânicas sólidas e funcionais – o sistema de hitbox não decepciona
- Curva de aprendizagem amistosa
- Direção de arte cativa ao misturar o futurista e o retrô
- Posicionamento de câmera ideal (até para o modo coop local entre 4 jogadores)
- Localização textual em português
Contras
- Ausência de recursos para speedrun (contagem de tempo corrido, ghost mode e fast restart)
- Ausência de níveis mais desafiadores
A desenvolvedora 2Awesome Studio e a editora CRITICAL REFLEX disponibilizam Aeon Drive, hoje (30), para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.
Caso queira desafiar os tempos obtidos pelo Clube do Video Game, adquira seu jogo pela Steam e adicione o usuário Fabits. Será um prazer competir com você em Aeon Drive.
O Clube do Video Game agradece a assessoria de Jesús Fabre que, gentilmente, nos cedeu o código de Aeon Drive para review.