Confira a nossa análise da coletânea Mass Effect: Legendary Edition.
A trilogia Mass Effect sempre foi uma das melhores criações da época do PlayStation 3 e Xbox 360. Mass Effect fez a BioWare ser um dos estúdios mais aclamados que a EA tinha. A trilogia tem um dos personagens mais queridos, o famoso Comandante Shepard.
O que eu mais gostei da franquia é a sua ambientação, além dos personagens claro. O mundo de Mass Effect é tão rico que não ficou preso somente nos games. Há diversos livros e quadrinhos que contam com mais detalhes sobre o fantástico mundo criado pela BioWare.
O primeiro game, Mass Effect, foi lançado em 2007. 3 anos depois vimos a continuação, Mass Effect 2 ainda é o meu favorito. E em 2012 a trilogia foi “encerrada” com Mass Effect 3, encerrando também a geração de consoles da época.
Eu não sei vocês, mas na geração passada eu fiquei “farta” de tantos jogos remasterizados. Confesso que quando a EA anunciou o Mass Effect: Legendary Edition eu pensava que era uma remasterização qualquer, que bom que estava enganada.
Agradecimento a Electronic Arts por, gentilmente, fornecer uma cópia do game.
Revivendo a trilogia
O primeiro Mass Effect é o que mais temos em termos de mudança e atualização gráfica. O game é exatamente o mesmo do original, mas muito mais bonito.
Podemos ver também que a EA e a Bioware se preocupou com cada detalhe gráfica como textura, ilumuniação… É um novo jogo, mas sem deixar a essência de lado.
Isso também vale para outros jogos da trilogia. A versão traz uma versão definitiva, rendendo dezenas horas de gameplay. Porém, como ne tudo são flores, Mass Effect: Legendary Edition não recebeu localização para Português do Brasil. Os games da trilogia estão localizados em inglês e em espanhol. Em relação a performance, no PlayStation 5 (plataforma que escolhemos) conseguimos até 60 fps a 1440p.
Conclusão
Mass Effect: Legendary Edition me fez retornar as origiens dessa franquia maravilhosa que acabou “tropeçando” em erros em Andromeda. Rejogar a trilogia com gráficos atualizados e performance melhorada foi uma experiência excelente, mas que infelizmente perdeu um pouco do brilho pela não localização para o português, algo que vimos em Andromeda.
É uma coletânea obrigatória para quem é fã da franquia e para quem não conhece, mas ama jogos com temática de ficção científica. Fiquei muito feliz com o resultado e espero que a EA mantenha o padrão de qualidade e relance mais jogos de suas franquias excelentes, como Dead Space.