Como jogar Pokémon Go – Guia para iniciantes

Como jogar Pokémon Go – Guia para iniciantes

Lançado pela Niantic em 2016, o jogo Pokémon Go é um sucesso até hoje. Mesmo anos após o seu lançamento, treinadores Pokémon ainda saem pelas ruas para capturar os monstrinhos e batalhar em Reides. Se você quer saber como jogar Pokémon Go, acompanhe o nosso guia com os passos básico para começar no jogo.

Como jogar Pokémon Go – Os primeiros passos

Antes de mais nada, você vai precisar instalar o aplicativo no seu celular. Acesse a página do app na Google Play ou App Store e baixe em um dispositivo compatível. Depois de baixar, você precisará logar a partir de uma conta de e-mail para fazer o seu cadastro no Pokémon Trainer Club.

Depois de logar, o próximo passo será customizar o seu personagem. Você poderá escolher o gênero, cor dos olhos, cabelos, camisa, chapéu, calças, sapatos e o estilo da mochila. Mas não se preocupe muito com isso, já que depois você poderá voltar e customizar o seu personagem novamente quantas vezes quiser.

Obtendo o seu primeiro Pokémon – Como conseguir o Pikachu

Existe uma dica para conseguir o Pikachu como Pokémon inicial em Pokémon Go
Existe uma dica para conseguir o Pikachu como Pokémon inicial em Pokémon Go

O primeiro passo ao aprender sobre como jogar Pokémon Go é a escolha do Pokémon inicial. Assim como nos outros jogos da franquia, você terá três Pokémons iniciais para escolher. Os iniciais são Bulbassauro, Charmander ou Squirtle da Geração 1 ou Chikorita, Cyndaquil ou Totodile da Geração 2. Ao capturar um deles, os outros desaparecem.

Mas existe uma dica para começar o jogo com o Pikachu. Se você se afastar três vezes dos Pokémons iniciais, terá a opção de capturar um Pikachu. Essa é uma dica muito boa, já que os outros iniciais irão aparecer com mais frequência na sua jornada.

Como capturar Pokémons

Capturar Pokémons em Pokémon Go é bem simples. Mas é importante que o aparelho esteja com o recurso de GPS ligado. Você deve caminhar com o app aberto no celular e tocar em um Pokémon quando avistar ele no mapa.

Ao fazer isso, será aberta uma nova tela onde você deve lançar as Pokebolas para tentar capturar o Pokémon. A cor do círculo em volta dele determina a velocidade para capturar: verde significa que é fácil, amarelo intermediário e vermelho o mais difícil.

Como jogar Pokémon Go - Capturando um Pokémon
Você pode usar frutas para aumentar as suas chances de capturar um Pokémon

Evoluindo o fortalecendo os Pokémons

Os Pokémons capturados terão diferentes quantidades de PC (Pontos de Combate) que determinam, em parte, o seu poder. Para aumentar o PC de um Pokémon você vai precisar de uma determinada quantidade de poeira estelar e doces daquele Pokémon.

Para conseguir poeira estelar, basta ir jogando visitando as Poképaradas e subindo do nível. Já para conseguir doces de um Pokémon, você precisa capturar mais dele ou de uma de suas evoluções. Para aumentar os pontos de combate de um Charmander, por exemplo, você precisa capturar mais Charmanders e transferi-los para obter doces de Charmander.

Evoluir um Pokémon também é uma ótima forma de aumentar os seus Pontos de Combate. Para evoluir, você vai precisar de doces daquele tipo específico de Pokémon. A quantidade de doces necessária pode ser verificada na tela de status dele. À medida em que um treinador vai subindo de nível, ele passa a encontrar Pokémons de level mais alto e poderá evoluir mais o que ele já possui.

Além do nível, fatores como o tipo de localidade e o clima também influenciam nos tipos de Pokémon encontrados no mapa.

A importância das Poképaradas e Ginásios

Poképaradas
Ao andar pela sua região, você encontrará Pokeparadas e Ginásios

Ao caminhar pela sua região você encontrará diversas Pokéstops e ginásios. Mas elas são bem fáceis de entender. As Poképaradas, ou Pokéstops, podem ser visitadas todos os dias para ganhar itens. Ao avistar uma delas, basta tocar no seu ícone no mapa e girar o ícone que vai aparecer para conseguir os itens.

Nas Poképaradas você vai obter pokébolas, poções, itens de reviver, frutas e ovos. Nelas também é possível usar os módulos atrair que aumentam as chances de aparecer um determinado tipo de Pokémon no mapa.

Em determinado momento do jogo, você deverá escolher um time para fazer parte. E o que você poderá fazer nos ginásios vai depender do time escolhido. Se o ginásio for do seu time, você poderá colocar um Pokémon para defender o lugar e treinar contra outros membros do time para conseguir pontos de prestígio. Se tiver frutas, ainda poderá usa-las para recuperar a energia dos Pokémons no ginásio.

Se o ginásio for de outro time, você poderá batalhar contra os Pokémons para abaixar o seu nível de prestígio e deixar o seu time dominar.

Reides

Como jogar Pokémon Go  - Reides
Jogadores podem se unir para batalhar nas Reides

Por fim, temos as Reides, batalhas especiais de tempo limitado que permitem capturar determinados Pokémons. Quando uma Reide começar, basta você ir até o lugar para batalhar – sozinho ou em time – contra o Pokémon mostrado.

Em algumas Reides você poderá capturar Pokémons Lendários exclusivos. Mas sempre fique de olho na dificuldade antes de entrar em uma. A dificuldade pode ser vista pelo ícone de monstros acima dela. Quanto mais monstros, mais difícil a Reide. Se você ainda está aprendendo como jogar Pokémon Go, só participe das Reides nível 1.

Como jogar Pokémon Go – Combates

As lutas de Pokémon Go são simples, mas bem divertidas
As lutas de Pokémon Go são simples, mas bem divertidas

Nas batalhas de Pokémon Go, você deverá tocar no oponente para atacar. Quando a barra ficar cheia, você poderá pressionar e segurar no poder especial para executá-lo. Quando usar o especial, sempre faça o movimento indicado na tela o mais rápido possível para que ele seja ainda mais forte.

Para escapar dos ataques inimigos, basta arrastar o dedo na tela para a esquerda ou direita. A batalha acaba quando um dos Pokémons ficar sem vida.

Lembre-se que nos combates de Pokémon Go as regras dos tipos são válidas. Ou seja, Pokémons de água são super efetivos contra os do tipo fogo, enquanto os de fogo são muito fortes contra os de grama e por aí vai.

Se o seu Pokémon morrer em combate, será preciso usar os itens de reviver encontrados nas Pokéstops.

Posso jogar Pokémon Go no PC?

Jogar Pokémon Go no PC é uma vontade de muitas pessoas, afinal, nem todos podem sair com o celular por aí para jogar. Na internet você encontra métodos para fazer isso através de emuladores, mas é importante ressaltar que jogar Pokémon Go no PC não é permitido e a sua conta pode acabar sendo banida ao fazer isso.

Essas foram as nossas dicas iniciais sobre como jogar Pokémon Go. Quer aprender mais sobre o game? Continue acompanhando a Criabits para muito mais!