Os melhores jogos de Ação e Aventura da década

A geração de consoles está chegando ao fim e é um bom momento para recordar os melhores jogos da década. Esse artigo é um início de uma série aqui na Criabits, onde citaremos os melhores jogos, por gênero, da década (entre 2009 até 2019). Alguns jogos que são considerados RPG de ação, vão estar em um futuro artigo sobre RPGs. Confira os melhores jogos de ação e aventura da década.

melhores jogos Ação Aventura uncharted 2

Uncharted 2: Among Thieves

O segundo jogo da franquia Uncharted da aclamada Naughty Dog fez um grande sucesso no PlayStation 3 e é considerado o melhor jogo da franquia por muitos jogadores. A segunda aventura de Nathan Drake traz os personagens do primeiro game e novas caras na série, como Chloe Frazer. Uncharted 2 também está disponível para PlayStation 4.

Assassin’s Creed II

O segundo jogo traz um novo protagonista, Ezio Auditore da Firenze, um dos personagens favoritos da série. Assassin’s Creed foi lançado no início de PlayStation 3 e Xbox 360 e conhecemos a trajetória de Ezio para se tornar o melhor assassino após uma tragédia com a sua família. O game também traz diversos personagens famosos na vida real como Leonardo da Vinci.

Bayonetta 2

A sequência de Bayonetta traz de volta nossa adorável bruxa alta, bonita e sensual. Nossa querida heroína continua sua aventura ao lado de Enzo, Jeanne e Rodin para resolver mistérios apresentados no primeiro game. Bayonetta 2 também está disponível para Nintendo Switch. 

Alan Wake

Alan Wake já foi citado aqui no site como um dos melhores exclusivos da Microsoft e não é a toa. O game do aclamado estúdio Remedy Entertainment, conta a jornada de Alan, um escritor renomado de bestsellers de livros de terror psicológico. No game acompanhamos a saga de Alan na busca de sua esposa desaparecida.

Red Dead Redemption 

A Rockstar é conhecida pela franquia GTA, que é uma das franquias mais rentáveis da indústria de games. Porém, em 2010 ela apostou em uma nova franquia, Red Dead Redemption, que na época ganhou diversos prêmios de jogo do ano. O game conta a história de John Marston, um ex-fora da lei que é forçado a trabalhar para o governo pelo bem da sua família, que está sendo mantida em refém. Em 2018 foi lançado Red Dead Redemption 2, que conta a história dos acontecimentos do primeiro jogo.

Journey

Desenvolvido pelo estúdio indie Thatgamecompany, em Journey o jogador controla uma criatura que sempre está coberta com um capuz. O jogo é um dos indies mais aclamados de todos os tempos e traz uma forma diferente de multiplayer coop. O jogo foi lançado exclusivamente para PlayStation 3, mas acabou ganhando um port no PlayStation 4.

Sleeping Dogs

Sleeping Dogs foi uma agradável surpresa do estúdio United Front Games junto com a Square Enix. O game conta a história de um policial infiltrado, Wei Shen, que está focado em obter mais informações da máfia chinesa, os Tríades em Hong Kong. Sleeping Dogs traz um enredo super interessante e uma cidade bastante viva e rica.

Tomb Raider

O reboot da série veio em 2013 e trouxe uma Lara mais humana, mais vulnerável. O game foi desenvolvido pela Crystal Dynamics e foi publicado pela Square Enix. Lara e seus amigos naufragam em na ilha em Yamatai. Lara precisa encontrar e salvar seus amigos além de lutar contra os perigos do local.

The Last of Us

Considerado o melhor jogo da geração por muitos players e críticos, The Last of Us foi um fenômeno desenvolvido pela  Naughty Dog, mesma empresa de Crash Bandicoot e Uncharted, e publicado pela Sony Computer Entertainment. The Last of Us se passa nos Estados Unidos após um apocalipse causado pelo fungo Cordyceps. O jogador controla Joel, um homem responsável por levar uma menina, Ellie, para uma milícia rebelde, os vagalumes.

Grand Theft Auto V

Um dos jogos mais vendidos durante toda a geração, Grand Theft Auto V, mais conhecido como GTA, foi lançado em 2013 e desenvolvido pela Rockstar North. O game se passa no estado ficticio de San Andreas e conta a história dos criminosos  Michael De Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton, que ao longo do game se encontram por acaso.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

O último Metal Gear realizado pelo seu criador, Hideo Kojima, foi lançado em 2015. O game se passa antes dos eventos do jogo Metal Gear em 1984, e se passa nove anos após os eventos de Ground Zeroes. O jogador acompanha o mercenário Punished “Venom” Snake na África no meio da Guerra Civil Angolana e no Afeganistão durante a Guerra Soviética Afegã.

Yakuza Kiwami

Originalmente lançado para PlayStation 2, Yakuza Kiwami é o remake do primeiro jogo da série Yakuza e traz o protagonista Kiryu, que foi rebaixado no seu clã após assumir um assassinato. Yakuza Kiwami é o segundo jogo da série, mas para quem nunca jogou nada da série é bom começar por ele.

The Last Guardian

O terceiro jogo da trilogia Ico foi muito esperado pelos fãs. The Last Guardian é o último lançamento de Fumito Ueda, criador de jogos como Ico e Shadow of The Colossus que foi lançado em 2016. Em The Last Guardian acompanhamos um menino que se encontra perdido e encontra uma criatura gigante chamado Trico. Os dois partem juntos para sair do lugar. 

Horizon Zero Dawn

Depois de anos focando na franquia Killzone, Horizon Zero Dawn foi a melhor surpresa da Guerrilla Games, uma desenvolvedora francesa. No game conhecemos a história de Aloy que é uma exilada que decide participar de um ritual de aprovação dos Nora. O jogo ganhou vários prêmios e é considerado um dos melhores exclusivos de PlayStation 4 da geração.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Considerado o melhor Zelda de todos os tempos, a Nintendo começou com o pé direito em 2017, lançou o Switch quase junto com Breath of the Wild, que foi considerado o game do ano de 2017 para muitos. O game foi aclamado pela crítica pelo seu visual e um mundo encantador.

Shadow of the Colossus

O clássico de PlayStation 2 recebeu uma melhorada nos gráficos e na sua jogabilidade. O remake de Shadow of The Colossus é uma obra prima feita pela Bluepoint Games e é um título obrigatório para quem tem um PlayStation 4. 

God of War

O oitavo game da franquia traz um Kratos mais sério e… pai! A jornada com o seu filho, Atreus, é um marco na história da franquia. God of War também recebeu diversos prêmios de jogo do ano em 2018 e é considerado o melhor game da franquia por muitos jogadores e é um título obrigatório para quem tem PlayStation 4.

Devil May Cry 5

Dante is back! O quinto game da série chegou após um hiato generoso. No game o jogador controla Dante, Nero e o novo protagonista chamado V. O game foi dirigido por Hideaki Itsuno e teve uma ótima nota no metacritic.

Sekiro: Shadows Die Twice

Após o sucesso dos jogos da série Dark Souls e de Bloodborne, Hidetaka Miyazaki trouxe um jogo de ação e aventura inspirado no período Sengoku no Japão. O game temos o shinobi que quer se vingar de um clã de samurais que atacaram e sequestraram o seu lorde. Sekiro ganhou o prêmio de melhor jogo do ano no The Game Awards de 2019 e é considerado um dos melhores jogos de ação e aventura da geração.

E aí, curtiram nossa lista com os melhores jogos de ação e aventura da geração? Sentiu falta de algum? Conte pra gente!