Início » Análises » Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4: Saiba tudo sobre
Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4: Saiba tudo sobre

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4: Saiba tudo sobre

Capa do jogo Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 foi lançado pela CyberConect2 em fevereiro de 2016, sendo o quarto e último da série Ultimate Ninja Storm. O jogo, disponível para as plataformas PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, é uma continuação da trama do seu antecessor, encerrando a saga de Naruto e seus amigos ninjas contra a Akatsuki.

O primeiro da série disponível para os consoles de oitava geração, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 é um jogo de luta com mais de 100 personagens que conta com o último arco do anime, onde Naruto e outros ninjas enfrentam definitivamente Madara Uchiha.

Com novidades na jogabilidade em relação às versões anteriores, gráficos de alta qualidade e um modo história detalhado que retoma os principais fatos do anime, o jogo fez sucesso entre os fãs, encerrando a série de forma positiva. Confira tudo que você precisa saber sobre Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4:

História de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

Um dos principais incrementos dessa versão do jogo foi o lançamento em quatro idiomas, incluindo o português. Assim, o jogador pode contar com os dubladores oficiais do anime enquanto luta contra seus inimigos da Akatsuki. Partindo do ponto em que o jogo anterior se encerrou, a história em Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 se inicia com o último arco principal da série, a quarta guerra ninja.

Para avançar nas batalhas, o jogador pode escolher entre o modo história e o modo aventura. Na primeira opção, as cenas animadas são mescladas com ilustrações e aparecem entre uma luta e outra como forma de contextualização e também como uma pausa na ação. Dessa forma, os fãs do anime podem relembrar os principais acontecimentos, enquanto os jogadores que não acompanharam o mangá ou a animação podem entender sem nenhum prejuízo.

Já no modo aventura, os eventos acontecem após o fim do modo história e o jogador possui mais liberdade para explorar o mundo do jogo e batalhar com seus inimigos. Nesse modo, é possível explorar as diferentes vilas e interagir com os seus habitantes. Estão disponíveis missões secundárias que podem ser cumpridas sem que causem impacto no modo história principal.

Jogabilidade

As lutas acontecem em arenas 3D, assim como nas outras versões da série de jogos de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm. Os jogadores possuem mais de 100 personagens jogáveis, muitos deles já disponíveis logo no início da história. Apesar de alguns deles serem variações dos mesmos personagens, é possível observar diferenças nos golpes e combos.

Entre as opções, os jogadores têm a possibilidade de jogar não apenas com os principais personagens do anime, como Naruto, Sasuke e Sakura. Além destes, também podem utilizar outros Jinchuurikis, Kages e personagens desde a primeira geração da série. Além disso, os jogadores também podem controlar em ao menos uma batalha durante a história os “monstros” do mundo de Naruto, sejam as bestas de cauda ou os demônios Suzanoo invocados pelos integrantes do clã Uchiha.

Cena de luta do jogo Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

Os novos golpes e combos agradaram os fãs, principalmente a possibilidade de realizar ataques combinados em equipe. A principal novidade do jogo é a possibilidade de troca de líderes. As equipes, formadas por três membros, antes funcionavam como um suporte para o líder em determinados momentos da batalha. Nessa versão, o jogo permite alternar entre os líderes durante as batalhas e, com isso, explorar muito mais as habilidades de cada personagem. Entretanto, a barra de vida é única para os três.

Outra novidade que chamou atenção da comunidade gamer foi a função “Armor Break”, que permite que roupas e armaduras dos inimigos sejam destruídas. Essa possibilidade está presente até mesmo nas batalhas contra chefes. Além disso, também há a possibilidade de dano por conta dos elementos, como as roupas que se incendeiam com os golpes de fogo ou a potencialização do dano elétrico caso o personagem esteja na água.

Os gráficos do jogo também apresentaram melhoras, agora com diversas cenas em estilo cinematográfico durante as batalhas. Graças à capacidade de processamento dos consoles de 8ª geração, os efeitos visuais de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 chamaram a atenção da comunidade gamer, principalmente durante os golpes especiais. Esse aspecto do jogo fez tanto sucesso que, na época de lançamento, foi comparado com a sensação de assistir às principais batalhas do anime.

Os ângulos de câmera utilizados em conjunto com os efeitos visuais e a alta qualidade dos gráficos colaboram para a imersão do jogador, fazendo muito sucesso principalmente entre os fãs da série.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4: Road to Boruto

Um ano depois de seu lançamento, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 recebeu a expansão Road to Boruto, que conta a história do filme Boruto: Naruto The Movie. A atualização trouxe mais personagens jogáveis e mais elementos à história, marcando assim o fim dos jogos da franquia.

Aspectos mais criticados

Apesar de Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 ser muito popular entre os fãs da franquia, o jogo teve alguns pontos reprovados pelos jogadores e pela crítica. Entre eles, está a instabilidade do modo online: para jogar no modo de combate multiplayer, somente o modo offline funcionou bem. 

Outro aspecto que não agradou tanto a comunidade gamer foram as diferenças entre o modo história e o modo aventura: enquanto no primeiro as cutscenes ocupam muito o tempo de jogo e “roubam” a cena das batalhas, no segundo o jogador não faz nada relevante para a história.

Onde jogar: O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch 

Custo: R$249,99 na PlayStation Store e R$97,00 na Steam.

Prós: Melhoria dos gráficos; conclusão do principal arco da série; dublagem em português; grande quantidade de personagens;

Contras: Modo online instável; modo aventura deixa a desejar;

Compartilhe

Letícia Höfke

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.

Veja também