Os melhores jogos para jogar com as crianças

Best wallpaper database with monitor, walls, galaxy, wallpaper, mario, super

Hoje é um dos três dias mais esperados do ano pelos pequenos, juntamente com o Natal e o próprio aniversário, o famigerado Dia das Crianças. A alegria deles costuma ser um pouco de terror e apreensão para os pais e parentes próximos, por não saberem exatamente o que dar de presente de forma que elas fiquem totalmente felizes e satisfeitas com o que ganharam. Isso se agrava ainda mais na época de pandemia que vivemos, onde muitos pais ainda têm medo de deixar que seus filhos façam atividades prolongas ao ar livre, limitando a recreação deles para dentro de suas casas. Sendo assim, nós fizemos essa listinha de dez jogos das mais variadas plataformas que são perfeitos para agradar a garotada por longos períodos de tempo. Confira os melhores jogos para jogar com as crianças.

Carros 3: Correndo para Vencer

Desenvolvido pela Avalanche Software, a mesma que está desenvolvendo o novo jogo de Harry Potter para a nova geração de consoles, Carros 3 é a perfeita forma de introduzir às crianças o gênero de corridas arcade.

Muito similar a série Mario Kart, mas com controles ainda mais simplificados, temos um honesto game baseado no terceiro filme da série. Acompanhe a aventura de Relâmpago Marquinhos, digo, McQueen por diversos campeonatos que podem ser jogados tanto sozinhos quanto em até quatro pessoas, garantindo assim uma boa diversão entre os adultos e as crianças.

O diferencial desse jogo da série é que ele está completamente localizado para português brasileiro, desde os textos até as vozes, sendo a maioria dos dubladores os mesmos dos filmes.

O game está disponível para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Nintendo Switch e PC. Ou seja, para absolutamente tudo.

Fall Guys

O grande jogo do serviço de assinatura PlayStation Plus do mês de agosto de 2020, Fall Guys foi — e ainda é — uma grande febre entre os streamers e jogadores comuns do mundo.

Aqui, criamos um personagem parecido com uma jujubinha, que tem que competir em circuitos similares às antigas “Olimpíadas do Faustão” junto com outros 59 jogadores online ao mesmo tempo, com o objetivo de evitar ser eliminado nas fases e conquistar a coroa de campeão.

Como seu personagem é todo gordinho e atrapalhado, temos situações engraçadas onde personagens se atrapalham e escorregam por gangorras e rampas gigantes até serem eliminados (ou empurrados pra frente na sorte e vencerem).

O game está disponível por enquanto apenas para PC e Playstation 4, mas em breve sairá também para Xbox e Nintendo Switch.

Just Dance 2021

Esse aqui não necessita de explicações. Com sua primeira versão sendo um jogo totalmente de baixo custo, lançado para o saudoso Nintendo Wii em 2009, a série já vendeu mais de 4,3 milhões de cópias no mundo todo, sendo hoje em dia um dos carros-chefe da Ubisoft, carregando consigo uma legião de fãs que se junta em estandes de eventos para jogarem os games mais recentes da série.

A edição de 2021 contém muitas músicas populares entre os mais jovens, com canções de Billie Ellish, Dua Lipa, Twice e até uma música do filme Toy Story.

O game também está disponível para diversas plataformas, sendo elas o Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Series S, Series X, Nintendo Switch e o Stadia.

Lego City Undercover

Esse game é particularmente indicado para os pais que têm a cabeça no lugar e não querem deixar seus filhos pequenos jogarem GTA por causa da violência. Em Lego City Undercover, temos um gameplay muito similar à série da Rockstar, dadas as devidas proporções.

As diferenças mais óbvias são, além do mundo inteiro feito de LEGO, é que controlamos o mocinho e não um bandido. Chase McCain, nosso protagonista, tem uma personalidade engraçada e sacana, fazendo piadas o tempo todo e agindo como burrinho quando o roteiro pede. Em sua jornada, precisamos prender um grande vilão que está aterrorizando LEGO City.

Essa história no fim das contas só se apresenta mesmo no início e no fim do game, de forma que serve de plano de fundo para um grande jogo de mundo aberto, cheio de veículos e lugares para explorar.

Além disso, temos diversas “profissões” que o jogador deve assumir em determinadas situações, como mecânico, engenheiro, bombeiro e o próprio policial. E pra fechar com chave de ouro, o jogo inteiro pode ser jogado para dois jogadores ao mesmo tempo com tela dividida, sendo perfeito para que os pais ajudem os filhos a desempacarem de alguma parte mais complicada. Isso sem falar que o jogo em si diverte muito bem os grandões com mente mais aberta, mesmo que não tenham uma criança do lado para justificar a compra do game.

O jogo saiu para Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One. Existe ainda uma versão mais antiga do game para o Wii U, mas essa não conta com legendas em português e nem suporte a dois jogadores.

Minecraft Dungeons

Aqui neste texto poderíamos escolher o caminho mais simples e simplesmente recomendar o Minecraft original, um dos jogos mais amados pelas crianças, mas acreditamos que não há um pai ou mãe nesse universo que não conheça o jogo. Sendo assim, vamos sair um pouco da caixinha e recomendar o spin-off “Minecraft Dungeons”.

Baseado no game de sucesso absurdo, a premissa de Dungeons é bem diferente. Ao invés de construir e criar, temos um game de exploração de cavernas. Esses cenários são gerados proceduralmente. Ou seja, nenhuma jogatina vai ser igual a outra, sempre com lugares novos a serem explorados.

Nessa aventura, é possível entrar nas cavernas com até quatro jogadores locais, sendo perfeito para que toda a família jogue ao mesmo tempo. Os controles são fáceis: só é necessário andar e atacar os inimigos, agindo em equipe para superar os desafios dos mapas. Por isso, é recomendado tanto para veteranos como para aqueles que não estão acostumados com jogos de console.

Apesar de ser uma franquia da Microsoft, sua política (excelente, por sinal) de disponibilizar seus jogos para o maior número de plataformas possíveis, permite que joguemos o game no Xbox One, PC, Nintendo Switch e Playstation 4.

Ratchet & Clank (2016)

melhores jogos para jogar com as crianças ratchet

Este game é um dos favoritos de muitos, pois se trata de uma reimaginação do jogo clássico de PlayStation 2, lançado em 2002. Esta aqui é um caso de jogo que é mais recomendado para as crianças um pouco maiores, por se tratar de um game com movimentação 3D e controle de armas enquanto se desvia de inimigos.

Apesar da premissa, o jogo não é violento e conta com uma estética que é comparável aos filmes da Pixar ou DreamWorks, com personagens antropomórficos bonitinhos que caberiam perfeitamente em um filme. Aliás, “caberiam” não. Eles “cabem”, pois junto com o game, foi lançada uma animação que está disponível na Netflix, com o mesmo roteiro do game. Por isso, caso queira saber se seus filhos vão gostar, mostre o filme a eles antes, pois se trata de uma excelente porta de entrada.

Infelizmente, a dublagem do filme não consta com os mesmos atores do game, pelo menos não na versão em português. Porém ainda assim ambos estão muito bem dublados e traduzidos em português brasileiro.

Com diversos mundos abertos enormes dos mais variados e com muitos coletáveis, Ratchet & Clank nos remete muito aos jogos da Rare para o Nintendo 64, mas com o polimento esperado de um lançamento da geração atual. Seu único porém é estar disponível apenas no PlayStation 4, pois se trata de uma franquia exclusiva da Sony. Ainda assim, é uma ótima recomendação. Vale lembrar que a continuação de Ratchet & Clank, Ratchet & Clank: Rift Apart irá ser lançado no PlayStation 5. Com isso, o game é uma ótima opção para apresentar os jogos para as crianças.

Rocket League

melhores jogos para jogar com as crianças rocket

Absoluto sucesso de uns anos atrás, Rocket League pode ser resumido em três palavras: “futebol de carrinhos”.

É isso mesmo, um game onde você acelera e tenta enfiar bolas gigantes em balizas maiores ainda, competindo em equipe para ver quem faz mais gols.

Apesar de só poder ser jogado localmente com uma pessoa por console, sua funcionalidade totalmente online pode render partidas muito divertidas com seus amigos.

O motivo de estar aqui nesta lista é que, diferentemente de todos os outros games citados, esse está completamente gratuito. Sua produtora, a Psyonix, resolveu liberar o game para todo mundo, depois de seis anos de sucesso absoluto sendo vendido para diversas plataformas.

Ele pode ser encontrado no PC (Windows, macOS e Linux), Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Spyro Reignited Trilogy

melhores jogos para jogar com as crianças spyro

Aqueles que cresceram nos anos 90 com um Playstation em casa certamente já esbarraram com esse dragãozinho roxo. A Toys for Bob foi a empresa responsável por trazer para a geração atual os três primeiros games da série, com toda sua glória, coletáveis e desafios do original, sendo melhorados para uma melhor experiência nos consoles e PCs atuais.

Recomendado para os pequenos que adoram jogos coloridos e com um desafio justo. Com dezenas de fases e três jogos gigantescos, as crianças vão adorar buscar os coletáveis nesses games, que por sua vez estão disponíveis no PC, Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One.

New Super Lucky’s Tale

melhores jogos para jogar com as crianças lucky

Sendo uma sequência de um esquecido game para Oculus Rift, Super Lucky’s Tale é um jogo de plataforma no estilo de games como Mario, Spyro, Crash e outros clássicos com mascotes fofinhos. Lucky, uma raposinha, tem a já conhecida missão de passar por obstáculos diversos, coletar moedas e outros objetos em mundos diversos e absolutamente bonitos.

É importante se atentar ao “New” no título, pois se trata de uma correção geral ao jogo original, com diversas melhorias de jogabilidade que influenciam diretamente na diversão desse game, que assim como todos os outros já citados, podem ser apreciados tanto por crianças quanto por adultos que carecem de jogos nesse estilo.

New Super Lucky’s Tale está disponível no Nintendo Switch, PC, Playstation 4 e Xbox One.

Super Mario Galaxy (Mario 3D All-Stars)

melhores jogos para jogar com as crianças mario

Lançado originalmente no Nintendo Wii em 2007, Super Mario Galaxy é uma obra-prima do gênero. Diferentemente das outras aventuras em 3D do bigodudo, Mario agora viaja por diversos planetas, passando de percurso um pouco mais lineares do que em suas aventuras em Super Mario 64, Sunshine e o mais recente Odyssey.

Com auxílio de controles de movimento, Mario deve cruzar os lugares que se apresentam em diversas formas, como planetinhas literalmente redondos, onde é possível circular ao seu redor, além de ambientes maiores com temáticas diversas.

O destaque aqui é para sua apresentação. O game roda à 60 frames por segundo, mesmo em sua versão original para o Wii. E agora foi relançado para o Nintendo Switch em Full HD na coletânea Super Mario 3D All-Stars, juntamente com os supracitados Super Mario 64 e Super Mario Sunshine.

Particularmente, o mais acessível às crianças hoje em dia é o próprio Super Mario Galaxy, pois possui controles mais simples e jogabilidade mais polida, diferentemente de seus antecessores que possuem uma curva de aprendizado um pouco mais elevada.

Como já foi dito, sua versão original foi lançada no Wii, porém seu relançamento no console atual da Nintendo conta com suporte a controles normais, deixando o saculejo do controle como opcional. É de longe um dos melhores jogos de plataforma e certamente o favorito de muita gente.

Donkey Kong Country (série)

melhores jogos para jogar com as crianças dk

Lançado inicialmente para o Super Nintendo em 1994, a série Country é uma reimaginação do personagem Donkey Kong, criado por Shigeru Miyamoto em seu jogo homônimo para arcades em 1981.

Aqui, temos uma verdadeira obra-prima, e os leitores que conhecem os jogos da série para o Super Nintendo sabem que não é nenhum exagero. Em três games lançados no período de três anos, a Rare, que hoje só faz jogos para a Microsoft, nos mostrou como se faz um verdadeiro “platformer”.

Com desafios que não são injustos ao jogador e com gráficos de cair o queixo até os dias de hoje, seu ápice realmente foi no segundo jogo, onde Diddy e Dixie viajam por cenários com temática pirata para salvar o próprio Donkey Kong do vilão K. Rool.

A série Donkey Kong Country ainda teve um revival no Nintendo Wii e Wii U/Switch pelas mãos da Retro Studios, com Returns e Tropical Freeze respectivamente. Ambos tentam resgatar a essência da série, mas seu charme inicial no console de 16 bits é insuperável.

Por isso, é um dos melhores jogos para se jogar com as crianças. É possível aproveitar a série DKC no próprio Super Nintendo, ou seus relançamentos no Wii e Wii U através do Virtual Console. Os dois primeiros games estão também disponíveis no serviço Nintendo Switch Online, que funciona como uma espécie de “Netflix de games antigos”, com diversos títulos de Super Nintendo e Nintendinho.

E ai, quais os melhores jogos para jogar com as crianças pra você? Conte pra gente!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments