Antes de mais nada, a EA Sports anunciou nesta terça-feira (10), a mudança do nome da franquia “FIFA” para “EA Sports FC”. No entanto, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, rebateu as declarações da empresa, garantindo ue vai firmar novas parcerias de licenciamento num modelo de não exclusividade mantendo “a marca FIFA como a melhor” no mercado de games. Por fim, a produtora anunciou o EA Sports FC para 2023.
Presidente soltou o verbo
Em suma, Gianni Infantino afirmou que vai manter a autencidade da marca no mundo dos games, apesar do rompimento com a EA.
“Posso assegurar que o único jogo real e autêntico que tiver o nome da Fifa será o melhor disponível para os gamers e fãs do futebol. O nome FIFA é o único título original e global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e assim por diante: a constante é o nome FIFA. Será assim para sempre, permanecendo o melhor” – declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Presidente da Fifa provoca EA Sports: "O único jogo que tiver o nome FIFA será o melhor" https://t.co/9yHAeYVsV1 pic.twitter.com/VPBi0kqDmC
— Player1 (@player1gg) May 10, 2022
Guerra entre EA e Fifa
A mudança é motivada pelo fim da parceria de longa data entre a Electronic Arts e a Fifa. Dessa forma, o diretor-geral da produtora, Cam Weber, informou que a franquia FIFA poderia mudar de nome devido a uma revisão da parceria que a empresa tem com a própria Fifa para utilizar o nome da entidade máxima do futebol.
Além disso, a Fifa teria pedido US$ 1 bilhão para renovar o contrato por mais quatro anos, de acordo com o conceituado jornal americano The New York Times. Com isso, A EA Sports paga US$ 100 milhões por ano à Fifa e, conforme reportagem do UOL. Assim, com a mudança, a empresa terá mais recusros, buscando manter e adquirir licenças de ligas.
Por fim, a EA definiu o rebranding como mais do que uma mudança de símbolo, e que o nome EA Sports FC será símbolo de uma mudança.
Join The Club
Learn more July 2023#EASPORTSFCMore details: https://t.co/3fi6YPOH2G pic.twitter.com/75FLzjOapN
— EA SPORTS FC (@EASPORTSFC) May 10, 2022
Foto Destaque: Divulgação/Twitter/FIFA