A Ubisoft revelou informações sobre o cenário competitivo de Rainbow Six, na temporada 2023. A desenvolvedora informou sobre algumas mudanças no circuito de eSports. A primeira mudança no circuito do Rainbow Six é a entrada da BLAST como parceira global, de programas regionais a eventos internacionais.
A produtora também mostrou como vai funcionar o circuito competitivo a partir do Six Invitational 2023, com mudanças no calendário, chegada de novas regiões e uma espécie de um cenário misto, com campeonatos fechados em formato de franquias e qualificatórios abertos para os campeonatos internacionais.
Novas ligas regionais
O competitivo de Rainbow Six contará com nove ligas em 2023: América do Norte, Brasil, Europa, América Latina Hispânica, MENA (Oriente Médio e Norte da África), Ásia, Japão, Coreia do Sul e Oceania.
Starting from Season 2023 the Rainbow Six Esports Global Circuit will be comprised of the following 9 regions 🗺️ pic.twitter.com/VDtbVSX479
— Rainbow Six Esports (@R6esports) December 12, 2022
Essas competições regionais, contarão com fases abertas e fechadas, com duas etapas por temporada, sendo as portas de entrada para o Six Major, segundo campeonato internacional mais importante do Rainbow Six.
Mudanças no Six Major
O Six Major receberá mudanças. Com apenas duas edições por temporada, em março e novembro, a competição será prolongada. Ela contará com as melhores equipes do circuito fechado e um qualificatório aberto para cada uma das nove regiões do mundo. Vale ressaltar que os times classificados através do qualificatório do circuito aberto jogarão uma espécie de “play-in” (como na NBA), do Major com outras regiões do mundo. Com esta mudança, a possibilidade é maior de que mais regiões possam participar da competição e consigam assim pontuar para buscar vagas no Six Invitational de 2024.
A Ubisoft também revelou a quantidade de times de algumas das ligas fechadas do Rainbow Six para o próximo ano.
Confira abaixo:
- Europa: liga fechada com até 10 times
- América do Norte: liga fechada com até 10 times
- Brasil: liga fechada com até 10 times
- Japão: liga fechada com até 10 times
- Coreia do Sul: liga fechada com até oito times
- América Latina Hispanica: liga fechada com até oito times
Ásia, Oceania e Mena ainda serão divulgados.
Novidades no Six Invitational
O Six Invitational, campeonato mundial da modalidade, passará a contar apenas com os 20 times melhores classificados no Global Points Standig (ranking de pontos do circuito). Dessa modo, as classificatórias regionais serão extintas a partir da temporada 2023, com o sistema compensando as equipes mais regulares ao longo das temporadas com vagas para o Six Invitational.