Super Mario Day: Os melhores games da série Mario

Super Mario Day Capa

No dia 10 de março comemoramos o Super Mario Day! A escolha da data foi porque, em inglês, a data Mar.10 parece com o nome Mario. A data foi criada por fãs do bigodudo da Nintendo, mas desde 2016 a Big N começou a comemorar a data da forma oficial. E para comemorarmos essa incrível data, reunimos os melhores jogos do Super Mario para você curtir no Super Mario Day deste ano.

Super Mario Bros

O primeiro game do Mario fora dos arcades foi lançado para Famicom/NES em 1985. O game foi projetado e produzido por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, com um desenvolvimento de 3 anos. Em Super Mario Bros, os jogadores podem controlar os irmãos Mario, Mario e Luigi para então resgatar a  Princess Toadstool (Princesa Cogumelo) do terrível Bowser.

Super Mario Bros. 3 

Mais conhecido como Mario 3, foi o último game a ser lançado para Nintendo Entertainment System, o NES. Com direção de Takashi Tezuka, o game foi lançado em 1988 no Japão e é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos e chegou a vender cerca de 18 milhões de cópias.

Super Mario Land

Foi um dos primeiros games a serem lançados para o Game Boy, console portátil da Nintendo. Super Mario Land não é uma sequência direta de nenhum dos jogos anteriores do Mario. Porém, agora o Mario deverá resgatar outra princesa, a Princesa Daisy.

Super Mario World

Ah, o Super Nintendo… Super Mario World foi lançado para o SNES em 1990 e causou um boom nas vendas do console. O game foi um sucesso de vendas e de público, chegando a vender cerca de 20 milhões de cópias. O game traz novos power-ups que ampliam as habilidades do Mario. Super Mario World também foi o primeiro jogo que o Yoshi apareceu.

Super Mario Kart

O primeiro jogo de corrida da série Mario chegou no Super Nintendo em 1992 e é considerado um dos melhores jogos de corrida de kart até hoje. O game traz diversos personagens da série Mario como Luigi, Peach (que na época era só Princess), Yoshi, Bowser e até o Donkey Kong. O jogo também possui 4 modos de corrida.

Super Mario World 2: Yoshi’s Island 

Apesar de não controlarmos o Mario, Yoshi’s Island é um dos jogos mais adoráveis de Super Nintendo. O mascote que encontramos em Super Mario World, agora é protagonista e carregamos o baby Mario nas costas do Yoshi. O jogo foi lançado em 1995 e é um prequel de Super Mario World.

Super Mario 64

Na era de Nintendo 64, Super Mario 64 foi um dos primeiros jogos a serem lançados para a plataforma. Além de ser um vendedor de consoles, Mario 64, como é conhecido, foi o primeiro jogo em 3D da série, revolucionando o gênero e sendo um dos melhores jogos em 3D já lançados. O game também ficou marcado pela sua dublagem excelente graças ao Charles Martinet, que é o dublador do Mario até hoje.

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Foi o primeiro RPG do Mario e foi o último game da Square antes da briga das empresas em um console da Nintendo. A jogabilidade parece com dos jogos Chrono Trigger e Final Fantasy (ambas franquias da Square). O jogo foi bem recebido pelo público, chegando a ser considerado um dos melhores RPGs já feitos.

Mario Party

Lançado para Nintendo 64, Mario Party é o primeiro jogo de tabuleiro da série. O game foi lançado em 1998 e traz diversos modos como 4 player, 1 vs 3 e 2 vs 2, além da possibilidade de jogar single player. O game traz os personagens da série como Mario, Luigi, Peach, Yoshi, Wario e Donkey Kong.

Super Mario Sunshine

Mario Sunshine foi lançado em 2002 para Nintendo GameCube. No game Mario, Peach e Toad embarcam para a Ilha Delfino, onde a princesa Peach é capturada por Bowser Jr, que jura que a princesa é a sua mãe. No game Mario ganha um dispositivo chamado F.L.U.D.D criado pelo Professor E. Gadd (que aparece em Luigi’s Mansion) , que o ajuda a limpar toda a sujeira da ilha. 

Mario & Luigi: Superstar Saga

Superstar Saga é o terceiro RPG da série do Mario e foi lançado para o GameBoy Advance (GBA). O game é o primeiro da série Mario & Luigi, que posteriormente ganhou diversos jogos. Superstar Saga recebeu também um port para 3DS.

Paper Mario: The Thousand-Year Door 

The Thousand-Year Door é a continuação do primeiro Paper Mario. Lançado para GameCube em 2004, o game traz Mario como protagonista que deve salvar Peach nas garras do Bowser. Assim como o primeiro, o game tem uma arte diferente e encantadora.

Super Mario Galaxy 2

A sequência de Super Mario Galaxy chegou em 2010 para Nintendo Wii, sendo o quarto game em 3D do Mario. O game de plataforma traz novos planetas, mundos e níveis. Super Mario Galaxy 2 recebeu diversas críticas positivas e é considerado um dos melhores jogos de Wii até hoje.

Super Mario 3D World

3D World é uma sequência direta de Super Mario 3D Land que foi lançado para Nintendo 3DS. O game foi lançado em 2013 para Nintendo Wii U e trouxe novidades como o SuperGuizo (power-up) e a habilidade de escalar paredes. Há rumores de que um port para Nintendo Switch esteja à caminho, vamos torcer!  

Super Mario Maker 2

A sequência do “Criador de Fases do Mario” saiu em 2019 para Nintendo Switch, o atual console da Nintendo. Super Mario Maker 2 trouxe novas ferramentas como a rampa, o power-up SuperGuizo e diversas trilhas sonoras que adoramos. O jogador poderá alternar as fases para o estilo de um jogo do Mario como Super Mario World/Super Mario Bros.

Super Mario Odyssey 

Super Mario Odyssey surpreendeu todos os fãs do Mario. Assim como The Legend of Zelda: Breath of The Wild, Super Mario Odyssey também fez vender muito Nintendo Switch e é o último lançamento do console atualmente. O game foi lançado em 2017 e concorreu em diversas premiações como Jogo do Ano e é considerado um dos games obrigatórios para Nintendo Switch (se você ainda não jogou, aproveite o Super Mario Day!). O game traz 17 reinos a serem explorados e um dos pontos fortes é o quão vivo cada reino é. A Nintendo ainda não divulgou se teremos uma sequência da série, mas vamos continuar torcendo para que aconteça o mais rápido possível.

E aí curtiu a nossa lista ? Qual jogo do Mario você irá passar o Super Mario Day? Conte pra gente!