Uncharted: Drake's Fortune foi inicialmente apelidado de “Dude Raider” por copiar a fórmula de Tomb Raider. No entanto, a reinicialização da série em 2013 copiou Uncharted, demonstrando a sua influência. Desde o seu lançamento em 2007 para o PS3, a série tem sido uma influência significativa em outros jogos, incluindo o reboot de Tomb Raider.
Apesar de não ser considerado o melhor da série, ainda é um dos melhores jogos para o sistema. Vamos explorar alguns fatos sobre o primeiro Uncharted.
1.Origem do jogo
A Naughty Dog escolheu o nome Uncharted porque representava um território desconhecido para eles, diferente de suas franquias anteriores de jogos de plataforma. O projeto começou em 2004 como “Big” e se transformou em Uncharted. Nathan Drake compartilha as iniciais ND com a Naughty Dog, o que pode não ser uma coincidência.
2.Morte secreta
No início do jogo, há uma animação secreta de morte que é acionada se Nathan pular na água durante a luta dos piratas. Nessa animação, um dos piratas o agarra por trás e o puxa para baixo, resultando em uma morte automática. Essa cena pode ser uma referência ao Lurker Shark, que comia jogadores que nadavam muito longe da costa no primeiro Jak and Daxter. Embora possa ser apenas uma marca d'água na filosofia de design, decidimos incluí-la de qualquer maneira.
3.Referências
A Naughty Dog fez várias referências aos seus títulos anteriores em “Uncharted”. A roupa de mergulho de Drake é fabricada pela Ottsel, empresa relacionada a Jak e Daxter. Há também o tesouro chamado Strange Relic, que é um orbe precursor. Além disso, o avião de Sully se chama Hog Wild, referência a um nível difícil de Crash Bandicoot.
4.Mudanças da personagem Elena
Inicialmente, Elena seria uma personagem com cabelos castanhos e descendência espanhola. A equipe considerou Claudia Black para interpretá-la, mas depois optaram por Emily Rose. No entanto, Claudia Black acabou sendo escalada como Chloe na sequência. Essa escolha pode ter influenciado a decisão da Naughty Dog de dar a Chloe seu próprio jogo, intitulado The Lost Legacy.
5.A camisa de Nathan
Embora o desenvolvimento tenha começado em 2004, o jogo só foi revelado ao mundo na E3 de 2006. No primeiro trailer, Nathan usava uma camisa branca com mangas vermelhas, que foi posteriormente trocada por uma camiseta verde. O resto do jogo parece muito próximo da versão final, exceto pela camisa. A Naughty Dog decidiu trazer de volta a camisa original para o terceiro jogo, que é usada pelo jovem Nathan nos segmentos de flashback no início do jogo.
6.Troféu Platinum
O Xbox 360 introduziu o conceito de Conquistas em 2005. A Sony só implementou o sistema de Troféus em 2009, três anos depois. Os jogos lançados antes de janeiro de 2009 não precisavam ser atualizados, mas muitos adicionaram troféus posteriormente. Uncharted foi um dos primeiros jogos a ter um Troféu Platinum, dois anos após seu lançamento.
7.Sem sangue no Japão
No lançamento do jogo no Japão, o sangue foi removido, embora o tiroteio tenha sido mantido. Isso é considerado estranho, já que Uncharted não é um jogo particularmente violento. Nathan pode ficar manchado, mas não há representação de sangue coagulado.
8.Vendas do jogo
Uncharted alcançou mais de um milhão de vendas nas primeiras dez semanas, um feito impressionante considerando a situação do PS3 naquele momento. Foi um grande sucesso para a Sony e a Naughty Dog, impulsionando o apoio à sequência e tornando-a a melhor entrada da franquia, considerada uma das melhores de acordo com o Metacritic.
9.Sobre Drake
Vamos falar sobre Nathan Drake, o protagonista criado pela Naughty Dog. Ele foi concebido como um tipo de herói comum, sem superpoderes ou traumas de guerra. No primeiro jogo, ele tinha trinta anos e envelheceu ao longo da série, inclusive ficando com cabelos grisalhos. Seu maior medo são palhaços, o que pode ter sido influenciado por personagens estranhos como Tim Curry.
10.Recorte de Mira em Uncharted
Vamos analisar a falha de recorte de mira em Uncharted. Embora Uncharted tenha sido uma boa prova de conceito e ainda seja divertido jogar novamente, suas sequências são ainda melhores. Portanto, não é surpreendente que o jogo tenha muitos bugs. É fácil navegar pelos ambientes e acelerar o jogo usando atalhos. Experimente por si mesmo algum dia.
Para mais informações, continue acompanhando o Clube do Vídeo Game. Ah, e não deixe de conferir nosso artigo com 4 dicas para saber antes de começar Uncharted 4.