Baldur's Gate 3 é um grande sucesso e muitos jogadores acabam ficando “órfãos” da aventura após passarem tantas horas se dedicando ao game. Para preencher um pouco esse vazio, decidimos selecionar 10 jogos parecidos com Baldur's Gate 3.
1 – Divinity: Original Sin 2
Também desenvolvido pela Larian Studios, o Divinity: Original Sin 2 é bem parecido com Baldur's Gate 3, tendo combates em turnos, uma história rica e envolvente, e um gameplay que incentiva a exploração do mundo.
Um dos destaques é o vasto sistema de customização de personagens, ou então caso o jogador queira, escolha um pré-definido pelo próprio game. Cada um deles tem suas próprias histórias e motivações.
Há vários finais possíveis dependendo de suas escolhas, sendo que elas também afetam diretamente o desenrolar da história. Definitivamente, dá para dizer que o Divinity: Original Sin 2 é um “irmão mais velho” do Baldur's Gate 3.
2 – Pillars of Eternity II: Deadfire
Este veio “pelas mãos” da Obsidian Entertainment, ficando bem conhecido pela narrativa profunda e o desenvolvimento de personagens bastante vasto, vindo daí as semelhanças com o Baldur's Gate 3.
Pillars of Eternity II: Deadfire utiliza um sistema de combate em tempo real com pausa, permitindo que os jogadores ajustem as estratégias em tempo real. Já a história propõe que você assuma o papel de Watcher, um personagem capaz de interagir com almas, e ele deve perseguir o Deus Eothas.
3 – Pathfinder: Kingmaker
Pathfinder: Kingmaker se assemelha mais aos dois primeiros Baldur's Gate, mas merece um espaço nessa lista. Desenvolvido pela Owlcat Games, os jogadores criam e gerenciam um grupo de aventureiros para enfrentarem desafios táticos e estratégicos.
A história envolve a ascensão ao poder dos personagens controlados pelos jogadores como governantes de uma nova terra. As decisões políticas e administrativa impactam diretamente o destino do game. Com uma história rica e bastante elementos de exploração, Pathfinder: Kingmaker é uma ótima alternativa aos games da Baldur's Gate.
4 – Wasteland 3
Sucessor espiritual da série Fallout, o Wasteland 3 é um RPG pós-apocalíptico que tem combates em turnos com elementos de estratégia, vindo daí suas semelhanças com Baldur's Gate 3.
A história se passa no Colorado devastado por uma guerra, e os jogadores devem lidar com facções em conflito e fazer escolhas que afetarão o destino da região. Além disso, o game possui um mundo bastante vasto e rico em possibilidade, onde o jogador explora um mundo cheio de perigos.
5 – Dragon Age: Origins
Desenvolvido pela BioWare, o Dragon Age: Origins combina elementos de um RPG clássico com uma narrativa épica e um clima medieval e um vasto sistema de personalização de personagens, assim como o Baldur's Gate 3.
A história centra-se na luta contra a ameaça dos Darkspawn na terra de Ferelden. As escolhas dos jogadores têm um impacto significativo na história, resultando em vários caminhos e finais. O game também tem uma ambientação bem rica e valoriza elementos de exploração.
6 – Tyranny
Tyranny se assemelha ao Baldur's Gate 3 principalmente pelo sistema de escolhas, que moldam o mundo e a narrativa de modo bem significativa. Além disso, o game apresenta um sistema de criação de personagens bem customizável.
Com uma construção de mundo bastante rica, gráficos legais, e um bom ritmo de aventura, o Tyranny merece um espaço nessa lista.
7 – Neverwinter Nights 2
Desenvolvido pela Obsidian Entertainment, o Neverwinter Nights 2 é um RPG baseado no sistema proposto por Dungeons & Dragons, sendo o mesmo de Baldur's Gate 3, além de que ambos se passam no mundo de Faerûn e no Reino esquecido.
A história começa com o jogador assumindo o papel de um jovem aventureiro na aldeia de West Harbor, que é atacada por misteriosos inimigos. Conforme a trama se desenrola, o jogador descobre que um antigo mal ameaça a região e que ele possui um artefato poderoso que pode ser a chave para salvar o mundo, ou destruí-lo de vez.
O game também apresenta um sistema de combate em tempo real com pausa, e é possível controlar um grupo de até quatro jogadores, cada um deles com suas habilidades e funções específicas. Além disso, há um vasto sistema de personalização de personagens.
8 – Icewind Dale: Enchanced Edition
Lançado pela Black Isle Studios em 2000, o Icewind Dale ganhou uma versão “Enchanced” com melhorias gráficas e ajustes na jogabilidade em geral. Para quem não sabe, a Black Isle Studios é a mesma responsável pelos games originais de Baldur's Gate, e por isso, ele é parecido com os jogos clássicos.
No game, os jogadores assumem o papel de um grupo de aventureiros que chegam à cidade de Easthaven, apenas para descobrirem que uma força misteriosa anda causando estragos na região. Essa acaba sendo apenas a “ponta do iceberg” para uma história que envolve uma jornada épica para desvendar segredos antigos, enfrentamento de criaturas monstruosas, entre outros.
Ele também se passa em uma região isolada e perigosa do Reino Esquecido, e é baseado no universo de Dungeons & Dragons.
9 – The Banner Saga
Este chegou no ano de 2014 e combina elementos de narrativa profunda, visual deslumbrante e um sistema de combate tático, sendo as razões pela qual ele está nessa lista de jogos parecidos com Baldur's Gate 3.
O gameplay é dividido em exploração, gestão de recursos e combates estratégicos baseados em turnos. Durante a exploração, os jogadores precisarão tomar uma série de decisões para lidarem com eventos inesperados que podem surgir ao longo da jornada.
O jogo também se destaca pelo seu visual, com cenários desenhados a mão e designs de personagens e inimigos muito bem detalhados.
10 – Shadowrun: Dragonfall
Se passando no universo de um outro game clássico, o Shadowrun, o Dragonfall é ambientado em um universo cyberpunk, combinando elementos de fantasia com tecnologia avançada e magia.
Assim como Baldur's Gate 3, o game oferece uma história bastante elaborada, cheia de reviravoltas, e as escolhas dos jogadores afetam diretamente o desenrolar da trama, afetando também o destino dos personagens não jogáveis.
Com uma boa jogabilidade e uma narrativa envolvente, o game também se destaca pelos gráficos e pela excelente trilha sonora, sendo uma experiência bem diferente, mas com muitos elementos que lembram o Baldur's Gate.