Um dos games mais populares dos últimos tempos é Baldur's Gate 3, título desenvolvido pela Larian e lançado em 2023 para várias plataformas, inclusive no Steam. Evidente que um jogo com visuais tão sofisticados exige um computador mais potente e, pensando nisso, decidimos fazer estas tabelas mostrando os requisitos para jogá-lo.
Especificações Mínimas | Especificações Recomendadas |
---|---|
Requer um sistema operacional e processador de 64 bits | Requer um sistema operacional e processador de 64 bits |
Sistema Operativo: Windows 10 64-bit | Sistema Operativo: Windows 10 64-bit |
Processador: Intel I5 4690 / AMD FX 8350 | Processador: Intel i7 8700K / AMD r5 3600 |
Memória: 8 GB de RAM | Memória: 16 GB de RAM |
Placa gráfica: Nvidia GTX 970 / RX 480 (4GB+ de VRAM) | Placa gráfica: Nvidia 2060 Super / RX 5700 XT (8GB+ de VRAM) |
DirectX: Versão 11 | DirectX: Versão 11 |
Espaço no disco: Requer 150 GB de espaço livre | Espaço no disco: Requer 150 GB de espaço livre |
Notas adicionais: SSD obrigatório | Notas adicionais: SSD obrigatório |
O que preciso saber antes de jogar Baldur's Gate 3?
- As especificações técnicas não precisam ser tão robustas, mas o jogo em si ocupa bastante espaço de armazenamento: 150 GIGAS para a instalação, sem contar com as atualizações periódicas. Ou seja, é necessário liberar bastante espaço no computador antes de instalá-lo;
- Com o jogo instalado e já funcionando, é importante lembrar de sempre salvar o jogo, pois o game se baseia muito nas escolhas dos jogadores. Salve sempre que possível para não perder nenhum progresso;
- Baldur's Gate 3 é bastante longo, levando cerca de 100 horas para ser completado só no modo principal (!). Caso você deseje seguir por caminhos alternativos ou outras evoluções, esse número fica muito maior.
Como funciona Baldur's Gate 3?
Baldur's Gate 3 é um jogo de RPG para um jogador com possibilidade de multiplayer cooperativo. Os jogadores podem criar um ou mais personagens e formar grupos para explorarem a história do jogo e, caso queiram, podem pegar um de seus personagens e se unir online com outros jogadores.
Há um sistema de missões flexível com diversas abordagens para resolver a maioria das missões, e o jogo também pode eliminar quase qualquer personagem não-jogador, independente de sua importância para a história, e mesmo assim continuar o game.
O jogo é dividido em três atos, cada um se passando em uma região distinta do mundo. Dentro desses atos, o Baldur's Gate 3 adota um formato de game não-linear, permitindo que os jogadores enfrentem missões em praticamente qualquer sequência.
Já os combates são por turnos, de modo semelhante ao Dungeons & Dragons e, ao contrário dos dois games anteriores, as batalhas são mais no destino de Divinity: Original Sin I e II, outros dois grandes sucessos da desenvolvedora Larian. Já a maioria das mecânicas e magias são inspiradas no já citado D&D.
São 12 classes subdivididas em 46 subclasses, sendo que cada uma se concentra em um aspecto diferente do sistema de combate, como o mago, que se concentra em lançar magias, ou o bárbaro, que se concentra em combate corpo-a-corpo sem armadura. Também é possível que o jogador selecione mais de um classe por personagem, permitindo a criação de personagens de várias maneiras.
Há dez personagens companheiros disponíveis, sendo que cada um deles tem uma história particular pré-definida e o próprio jogador pode escolher os relacionamentos com base nas escolhas do enredo e diálogos. Além disso, todos os personagens, sem exceção, são dublados e capturados em movimento, totalizando aproximadamente 1,5 milhão de palavras de captura de desempenho.
Há um sistema de câmera livre que permite ao jogador escolher qualquer câmera, podendo ser em terceira pessoa, visão isométrica ou de cima para baixo. A interface do usuário tem um modo mouse e teclado e também um controle. Em ambos os modos, o jogador pode usar magias e ações de combate, gerenciar inventário, ver o mapa, exibir estatísticas dos personagens e dos companheiros e selecionar vários elementos de jogabilidade, como personagens aliados e inimigos.
Vale mencionar que o jogo apresenta uma narrativa rica e ramificada, se passando na cidade de Baldur's Gate e nas terras circundantes de Faerun. Os jogadores assumem o papel de um protagonista que ele próprio escolhe num navio voador illithid, uma raça de devoradores de mentes, após ser infectado por um parasita tadpole que ameaça transformá-lo em um desses seres.
É necessário que o jogador forme alianças, enfrente desafios, explore dungeons perigosas e desvendem mistérios enquanto lutam contra criaturas malignas e enfrentam o dilema de controlar ou resistir ao poder do tadpole em seu interior.
Recepção de Baldur's Gate 3
Recebendo aclamação universal com notas entre 9 e 10, o Baldur's Gate 3 não foi um fenômeno em popularidade apenas entre os jogadores, mas também entre os especialistas. O consenso entre as virtudes incluem a escrita, incluindo a representação detalhada do universo de Dungeons & Dragons; as histórias entrelaçadas que permitem momentos alternativos; o grande grau de liberdade ao jogador.
A experiência imersiva e envolvente para os fãs de RPG, as mecânicas de combates táticas baseadas em turnos e um sistema de diálogos complexos, mas que, ao mesmo tempo são intuitivos, também foram pontos de destaque entre os especialistas em games.
Todos os personagens também foram elogiados, e a qualidade de produção no geral é considerada acima da média, incluindo a dublagem, animações faciais, ambientes ricos em detalhes, jogabilidade e trilha sonora. O polimento também foi elogiado, tendo poucos bugs ou problemas de desempenho no geral, mesmo considerando que o jogo é imenso e complexo.
A implementação das regras da 5ª edição do Dungeons & Dragons também foi motivo de elogios, apesar de que alguns críticos também concordaram que o sistema pode ser muito complexo para jogadores mais novatos.
Com tanto sucesso, Baldur's Gate 3 se tornou o game mais vendido tanto no Steam quanto no GOG.com no dia de seu lançamento antecipado. No Steam, foram cerca de 537 mil jogadores simultâneos no dia do lançamento, atingindo a impressionante marca de 875 mil em suas semanas. O jogo vendeu mais de 2,5 milhões de cópias durante sua fase de acesso antecipado, superando as expectativas da desenvolvedora Larian e também da Microsoft. Até o dia 26 de fevereiro de 2024, o jogo havia chegado a 10 milhões de cópias.
Desenvolvimento de Baldur's Gate 3
O terceiro game da série veio 23 anos (!) após o lançamento do segundo. Isso porque os dois primeiros eram desenvolvidos pela BioWare e pela Black Isle Studios e publicados pela Interplay Entertainment. Em 2001, a BIS começou a desenvolver um terceiro título, mas este teve que ser cancelado quando a Interplay perdeu os direitos legais referentes a Baldur's Gate para PC.
Ao longo do tempo, a propriedade intelectual foi interesse de disputa entre várias pessoas, sempre sendo impedidas por questões burocráticas. Eventualmente, a publicadora de jogos Wizards of the Coast conseguiu ter os direitos do game.
Nesse contexto que a Larian Studios procurou a WotC para uma parceria e desenvolverem o Baldur's Gate 3, só que a publicadora ainda achava a Larian Studios “muito nova” para ter a responsabilidade de um jogo que levasse esse nome, e disse para procurá-los em outro momento.
Foi aí que a Larian Studios desenvolveu outro grande sucesso: Divinity: Original Sin II, lançado em setembro de 2017. O material promocional impressionou a Wizards of The Coast, que entrou em contato com eles perguntando se eles ianda tinham interesse em desenvolver o Baldur's Gate 3.
Com a reposta positiva, eles finalizaram o Divinity: Original Sin II, e começaram o projeto que viria a ser o BG3. As regras da Larian Studios para o Baldur's Gate 3 são oriundas do 5º Dungeons & Dragons, mas com diversas modificações para que funcionasse melhor em um jogo eletrônico.
O game foi revelado durante a apresentação da Google sobre a plataforma Stadia antes da E3 de 2019, enquanto a Wizards of the Coast aproveitou o momento para lançar um RPG de mesa chamado Baldur's Gate: Descent Into Avernus em setembro deste mesmo ano, funcionando como um prólogo do BG3 e um epílogo do 2.
A previsão era de que o Baldur's Gate 3 fosse lançado em acesso antecipado no dia 30 de setembro de 2020, mas foi adiada para 6 de outubro. Essa tinha apenas o primeiro ato do jogo, com cerca de 25 horas de conteúdo e um quinto mapa. Já a customização de personagens incluía 16 raças e 6 classes, enquanto outras funcionalidades como o modo multiplayer e mais classes foram gradualmente adicionadas com atualizações.
O game permaneceu em acesso antecipado até o dia 3 de agosto de 2023, e curiosamente, com o fechamento do Stadia em 18 de setembro de 2023, a versão completa planejada para essa plataforma foi cancelada. A Larian também mencionou que o jogo não seria exclusivo da Playstation em consoles e que poderia lançar para Xbox caso os problemas fossem corrigidos.
Vale mencionar que o Baldur's Gate 3 também foi indicado a diversos prêmios desde sua época do lançamento antecipado, com destaque para ganhar como “Jogo do Ano” pela Ars Technica, Gamespot, Gamesradat, 3DJuegos, PC Gamer e Screen Rant.