Quando pensamos em jogos de plataforma, quais os dois jogos que logo vêm a nossa mente? Sonic e Mario, é claro! Afinal, os dois mascotes são icônicos e têm games produzidos há décadas e com uma legião de fãs no mundo inteiro. Como falar deles seria “chover no molhado”, decidimos selecionar 10 jogos de plataforma sem contar Sonic e Mario.
1 – Celeste
Lançado em 2018, este é um jogo independente criado pela Matt Makes Games, e conta a história de Madeline, uma jovem determinada a escalar a montanha Celeste. Aclamado pelo público e pela crítica, o Celeste propõe uma série de desafios e cada fase apresenta novos obstáculos e quebra-cabeças para desenvolver.
Contando com uma história emocionante, excelente jogabilidade, bons gráficos e uma trilha sonora impecável que combina perfeitamente com a atmosfera do jogo, não é incomum que os jogadores mais sensíveis acabem se emocionando com o Celeste. Definitivamente, merece um espaço nessa lista de 10 jogos de plataforma.
2 – Shovel Knight
Outro que facilmente entra em uma seleção de melhores jogos de plataforma, o Shovel Knight busca inspiração no jogo do Ducktales para o Nintendinho 8 bits, conseguindo arrumar um excelente equilíbrio entre ser um game retrô e moderno. Afinal, ele utiliza gráficos 8 bits, porém utiliza efeitos que tecnologias mais recentes podem, e o mesmo vale para a jogabilidade, que é a clássica de correr e pular, mas neste caso também inclui atacar com a pá.
A história também é bem simples, você é um cavaleiro equipado com uma pá, e deve partir em uma jornada para resgatar o amor de sua vida da vilã Enchantress. Já a trilha sonora também remete aos jogos do Nintendinho 8 bits, porém com toque de modernidade, utilizando bem o estilo musical conhecido como chiptune.
Com um nível de dificuldade, mas justo e bem balanceado, em nenhum momento o jogador sente que a morte foi injusta, mas sim que ele quem não teve a habilidade para passar. Quem gosta de um bom game de plataforma que se inspira nos clássicos, deve pegar o Shovel Knight.
3 – Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Lançado para o Wii U e o Nintendo Switch, o Donkey Kong Country Tropical Freeze utiliza o mesmo gameplay de “Returns” lançado para o Nintendo Wii, que por sua vez reprisa o gameplay da trilogia lançada para o Super Nintendo durante os anos 90. O objetivo dessa vez é salvar a ilha de uma invasão de animais vikings congelados liderados por Lord Fredrik.
Esse game apresenta vários personagens jogáveis, como Donkey Kong, Diddy Kong, Dixie Kong e Cranky Kong, e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, o destaque vai para o design das fases, considerado criativo e muito bem-planejado, feito unicamente para testar as habilidades do jogador.
Além disso, os fãs dos games de Donkey Kong lançado para o Super Nintendo também ficaram felizes em saber que a trilha sonora conta com o veterano David Wise na liderança, que mais uma vez faz um trabalho considerado primoroso. Excelente para todas as idades, se você procura um ótimo jogo de plataforma, deve considerar o Donkey Kong Country: Tropical Freeze.
4 – A Hat in Time
Lançado em 2017 para várias plataformas, A Hat in Time busca inspirações nos jogos de plataforma conhecidos como “coletaton”, onde o jogador deve coletar uma determinada quantidade de itens para prosseguir na aventura.
No caso deste game, há vários mundos abertos com seus determinados desafios, e você precisa coletar os Time Pieces. Para sua jornada, o protagonista Hat Kid pode usar uma variedade de chapéus especiais, cada um com suas habilidades de exploração e resolução de quebra-cabeças.
Um dos pontos mais elogiados pelo público e pela crítica é o visual diversificado, já que os mundos são muito bem planejados, com excelente distribuição de cores e cheios de “personalidade”. A trilha sonora também é outro ponto de destaque, caindo muito bem na aventura.
Caso queira um jogo de plataforma ao estilo coletaton com um toque de modernidade, definitivamente deve pegar o A Hat in time. Merece muito um espaço nessa lista de 10 jogos de plataforma.
5 – Ratchet & Clank: Rift Apart
Lançado exclusivamente para o PlayStation 5 em 2021, Ratchet & Clank: Rift Apart acabou chegando ao Steam dois anos mais tarde e é outro título que não podia faltar em uma lista com melhores jogos de plataforma.
O enredo gira em torno do vilão interdimensional Imperador Nefarious em dominar todas as realidades, e para detê-lo, o Ratchet e Clank se unem a uma nova heroína, Rivet, uma lombax de uma realidade alternativa. Apesar de ter esse apelo infantil, a história é envolvente e chega até a emocionar ao explorar temas como amizade e redenção.
Com gráficos deslumbrantes e jogabilidade fluida e intuitiva, a inovação fica por conta da viagem entre as diferentes dimensões usando portais, acrescentando uma camada exploração. Além disso, o game também apresenta uma variedade de armas que fazem com que o jogador personalize seu estilo de jogo.
Sendo bom em todos os pontos e excelente para todas as idades, o Ratchet & Clank: Rift Apart é mais um dentre os excelentes jogos de plataforma para você selecionar.
6 – Cuphead
Outro grande sucesso entre os jogos de plataforma, o Cuphead faz parte do subgênero run and gun (corra e atire) e é conhecido pela sua excelência em todos os pontos. No entanto, o destaque vai para a estética, que remete aos desenhos animados dos anos 30, com animações desenhadas à mão, e uma trilha sonora em jazz. Sabe aqueles desenhos bem antigos que passavam na televisão aleatoriamente em um sábado de manhã? Pois o Cuphead propõe você “jogar” isso.
Conhecido pela dificuldade elevada, os jogadores devem andar por ambientes perigosos, evitar ataques inimigos e utilizar várias armas para derrotar os chefes. Cada um deles possui padrões de ataques únicos e imprevisíveis, exigindo precisão, reflexos, e um pouco de “tentativa-e-erro” até você dominar seus padrões de ataque.
7 – Rayman Legends – Revivendo um clássico dos jogos de plataforma
Sequência de Rayman Origins, o Legends segue como uma revitalização do mascote que, até então, tinha ficado restrito aos anos 90. Esse aqui continua as aventuras de Rayman, Globox e Teensies, que dormiram por um período de 100 anos, e depois eles descobriram que os pesadelos antigos estão causando estragos no reino. Com isso, o objetivo é resgatar os Teensies sequestrados e restaurar a paz ao mundo.
Em termos de jogabilidade, o Rayman Legends é o típico caso que está entre os melhores jogos de plataforma: você corre e pula em níveis muito bem planejados, com cenários lindos e um desafio bem balanceado.
8 – Crash Bandicoot N.Sane Trilogy
E por falar em revitalização, o Crash Bandicoot N.Sane Trilogy recria a trilogia do personagem lançado para o primeiro PlayStation, mas utilizando visuais e trilha sonora da tecnologia atual, e alguns desafios extras.
Diferente de outros remakes que realmente “reimaginam o jogo”, esse do Crash Bandicoot é, quase que literalmente, os mesmos jogos, porém com a tecnologia atualizada, o que oferece uma grande dose de nostalgia aos veteranos, e também a oportunidade dos mais novos conhecerem um grande mascote do passado.
9 – Fez
Outro clássico dos jogos independentes, o Fez se destaca pela jogabilidade centrada na exploração e resolução de enigmas em um mundo que mistura gráficos 2D e 3D. Basicamente, você vê o mundo inicialmente como um jogo de correr e pular em duas dimensões, mas há uma mecânica de rotação que permite que os jogadores visualizem e interajam com o ambiente de diferentes ângulos.
Apostando em um visual minimalista em pixel art, nem por isso ele deixa de ser impressionante, e é visível que cada área do game foi projetada “nos mínimos detalhes”. Já a trilha sonora também é outro destaque, aumentando a imersão do jogador e criando uma experiência memorável.
10 – Shantae: Half-Genie Hero
Lançado para diversas plataformas em 2016, Shantae and Half-Genie Hero te coloca no papel de Shantae, uma meia-gênia que protege sua terra natal de diversas ameaças e, um dia, ela acorda de um sonho premonitório e embarca em uma nova aventura para salvar sua cidade das forças do mal.
Combinando elementos de plataforma e exploração, no game você ataque os inimigos com o cabelo e realiza danças mágicas para se transformar em diferentes criaturas para usar suas habilidades especiais. Destaque para os gráficos ao estilo de desenho animado e o carisma dos personagens.