10 melhores fangames de franquias famosas

10 melhores fangames de franquias famosas

Os fangames estão se tornando cada vez mais comuns e acessíveis ao público graças ao avanço da tecnologia, só que nem sempre eles têm uma qualidade aceitável, enquanto outros tantos são tão bons quanto suas contrapartes oficiais, ou às vezes até melhores. Pensando nisso, decidimos selecionar os 10 melhores fangames de franquias famosas.

1 – Pokémon Uranium

10 melhores fangames de franquias famosas
Pokémon Uranium foi desenvolvido para o RPG Maker XP (Foto: Reprodução)

Feito no RPG Maker XP, o Pokémon Uranium é um game feito por fãs  que apresenta uma nova região e 166 novas espécies de Pokémon. Do resto, o jogo funciona de modo bem semelhante aos jogos oficiais, como a troca de monstrinhos e o sistema de batalha online.

Em agosto de 2016, após um milhão e meio de downloads, a Nintendo entrou com uma  ação judicial para que os desenvolvedores “respeitem os desejos da Nintendo”. No entanto, é possível encontrá-lo para download dando uma investigada na internet.

2 – Street Fighter X Mega Man

10 melhores fangames de franquias famosas
Street Fighter vs Mega Man foi desenvolvido como fangame, mas acabou sendo publicado pela própria Capcom (foto: Reprodução)

Este ficou conhecido por ser um fangame que eventualmente foi publicado pela própria Capcom, já que mescla duas franquias famosas da própria empresa: Street Fighter e Megaman. O game funciona como os jogos do azulão da era 8 bits, mas as fases e chefes são personagens de Street Fighter, e consequentemente, as armas adquiridas pelo protagonista são as magias deles.

Dois dias após o lançamento oficial, um dos líderes da Capcom dos Estados Unidos, Chrstian Svensson, comunicou que o game ultrapassou as expectativas de downloads, mas não disse o número exato. Sabe-se que em 6 meses, ele passou de 1 milhão de downloads.

3 – The Legend of Zelda: Parallel Worlds

10 melhores fangames de franquias famosas
Zelda: Paralell Worlds é uma modificação do A Link to The Past que impressiona pela alta qualidade (Foto: Reprodução)

Paralell Worlds é uma modificação do The Legend of Zelda A Link to The Past lançado em 2006 que ganhou grande popularidade por ser uma continuação direta do clássico do Super Nintendo.

Conhecido pelo alto nível de dificuldade, o game também incorpora elementos de Zelda Ocarina of Time, como o ciclo de dia e noite, a aparência dos escudos, entre outros. Em 2012 lançaram uma versão chamada Parallel Remodel para diminuir o nível de dificuldade e deixar o game mais acessível a todos.

4 – Metroid: Rogue Dawn

10 melhores fangames de franquias famosas
Metroid Rogue Dawn é um prólogo do primeiro Metroid (Foto: Reprodução)

Este é um dos fangames que servem como prólogo da história, mas diferente da maioria das hack roms, essa é bastante profissional e merece ser jogado por todos os fãs das aventuras de Samus.

Sendo uma modificação do Metroid original para o Nintendinho, o game incluiu elementos de jogos posteriores, como radar e um mapa, além de que os visuais são melhores. A história se passa antes do primeiro e a inspiração foi tirada do manual do mesmo.

5 – Chrono Trigger: Crimson Echoes

10 melhores fangames de franquias famosas
Chrono Trigger Chrimson Echoes é uma continuação direta do clássico do Super Nintendo (Foto: Reprodução)

Se passando depois de Chrono Trigger e antes do Chrono Cross, o Crimson Echoes é um fangame desenvolvido pela Kajar Laboratories e modifica radicalmente o clássico do Super Nintendo, apesar de que sua jogabilidade é semelhante ao original.

O título se passa cinco anos após os eventos de Trigger e apresenta todos os personagens do jogo original, se reunindo em diferentes períodos de tempo para lutar contra um inimigo que quer mudar o passado.

Crimson Echoes também tem dez finais alternativos e uma longa campanha de duração, mas na web só tem a versão alpha, já que a Square-Enix enviou uma carta aos desenvolvedores para não utilizarem a propriedade intelectual deles.

6 – Halo Zero

10 melhores fangames de franquias famosas
Mesmo sendo um game em 2D, o Halo Zero agradou os fãs dos games tradicionais (Foto: Reprodução)

Halo Zero é um game em 2D desenvolvido por fãs da série da Microsoft. Inspirado na jogabilidade dos primeiros jogos da série, mas em uma perspectiva bidimensional, o game propõe que você assuma o papel de um soldado Spartan, equipado com armas icônicas como o Rifle de Assalto e o de Precisão.

O game apresenta várias fases e chefes, e a jogabilidade é bem fluida, funcionando muito bem no formato em 2D. Essas são as razões apontadas pela popularidade entre os fãs, já que ele tem uma fidelidade à atmosfera e ao gameplay característico da série.

7 – Sonic Robo Blast 2

10 melhores fangames de franquias famosas
Sonic Robo Blast 2 é um dos fangames mais antigos do Sonic ainda em atividade (Foto: Reprodução)

Clássico dentre os fangames do azulão, o Sonic Robo Blast 2 é uma modificação do Doom que foi lançado originalmente em 1998 e ele recebe atualizações até hoje.

Ele é bastante popular por trazer todo o “espírito do azulão”, porém com uma jogabilidade inédita que mescla o melhor dos jogos em 2d e 3D dos games do ouriço. Com vários personagens jogáveis, bons gráficos, boa trilha sonora, e de fácil customização, o Sonic Robo Blast 2 merece um espaço nessa lista de fangames de franquias famosas.

8 – Streets of Rage Remake

10 melhores fangames de franquias famosas
Streets of Rage Remake é considerado melhor que os jogos oficiais da SEGA (Foto: Reprodução)

Streets of Rage Remake é um fangame que mescla as fases dos três primeiros jogos com diversas mecânicas não incluídas nos primeiros games. O projeto ficou grande, incluindo vários remixes dos jogos, muitos personagens jogáveis, fases alternativas, entre outros.

A versão completa foi lançada em 2011, mas eventualmente precisou ser suspensa por uma ordem da própria SEGA. Apesar disso, a equipe continuou fazendo atualizações e ainda hoje é possível encontrar o fangame para download. Aparentemente, a SEGA ficou mais flexível quanto a produção de fangames após a repercussão negativa de suas ações legais.

São 19 personagens jogáveis, incluindo alguns secretos; há atributos de gameplay do Streets of Rage 3; 64 inimigos; 83 remixes e 103 fases no total (!). Há também 40 cenas, 8 finais, e alguns modos extras, incluindo um de Volley. Além de tudo isso, o game tem novos power-ups, fases bônus, e até mesmo conteúdos cortados dos games oficiais.

9 – Super Mario 64: Last Impact

10 melhores fangames de franquias famosas
Super Mario 64 Last Impact é conhecido pelo profissionalismo e alto nível de dificuldade (Foto: Reprodução)

Last Impact é uma super modificação do Mario 64, trazendo novas mecânicas inspiradas em jogos posteriores, fases, inimigos e uma nova história.

Quanto a essa última, o bigodudo descobriu que o Bowser está tramando um plano maligno para dominar o Reino dos Cogumelos, dessa vez encontrando uma forma de manipular o tempo e o espaço. Para o encanador impedí-lo, ele deverá coletar estrelas espalhadas por diversos novos mundos.

Entre as novidades estão a Flor de Gelo, Capa de Tanooki, lançamento de martelos, entre outros. Além disso, o game também é notável pelo alto nível de dificuldade, tanto nos enigmas quanto nas precisões dos pulos, o que pode ser bem atraente para uma pessoa que gosta de um bom desafio.

10 – Black Mesa

10 melhores fangames de franquias famosas
Black Mesa é um remake do primeiro Half-Life (Foto: Reprodução)

E para fechar essa lista de fangames de séries famosas, nada mais justo que falar de um remake feito por fãs do clássico Half Life. Desenvolvido pela equipe da Crowbar Collective, o Black Mesa utiliza o motor gráfico Source, que é o mesmo utlizado no segundo jogo oficial.

Com o sucesso e a repercussão positiva do Black Mesa, ele acabou sendo lançado oficialmente pela Valve. Entre os elogios mais comuns estão os gráficos e sons, considerados excelentes e um “salto” perante o game lançado em 1998; o level design, que estruturalmente é o mesmo do original, mas há novidades, e a experiência divertida como um todo.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.