10 melhores jogos 2D de todos os tempos

10 melhores jogos 2D de todos os tempos

Fazer uma lista de apenas 10 melhores jogos 2D de todos os tempos não é fácil. Levando em consideração o desenvolvimento dos jogos nos últimos anos. Obviamente, existem inúmeros títulos incríveis. Mesmo assim, realizamos nossa missão de trazer os 10 melhores jogos 2D de todos os tempos.

10 melhores jogos 2D de todos os tempos

 Então, agora vamos conferir quais são os melhores jogos 2D de todos os tempos. Ah, e fique a vontade para discordar ou acrescentar. Vamos conferir?!

1 – Super Mario Bros

Ninguém pode negar que Mario é um dos melhores e mais carismáticos personagens de toda a história dos jogos. Portanto, todo jogo em que ele marca presença tem chance de ser um dos melhores jogos 2D de todos os tempos e para todos os tipos de consoles. Também não é segredo que ele foi o responsável por revolucionar e inovar de forma completa o conceito de videogame baseado em plataforma.

 Também foi responsável por lançar as bases para o design que faz parte do gênero 2D. Um marcante jogo 2D dos anos 80 e 90, que continua trazendo muita diversão, tanto quando Mario é o protagonista, quanto com os outros personagens da franquia. Esse é um entre os melhores personagens 2D.


2 – Hollow Knight

Digamos que, Hollow Knight é um dos jogos 2D mais relevantes dos últimos 5 anos que se passaram. Ele é responsável por inspirar grandes referências como Castelvania ou Metroid, também inclui algumas mecânicas ou ideias retiradas da saga Souls Saga de Hidetaka Miyazaki.

Neste jogo 2D, ambientado em um mundo subterrâneo que está acabando, povoado por insetos de todos os tipos, os jogadores fazem o papel do herói que deve terminar com tudo isso.

É um jogo aclamado e elogiado pela crítica e pelo público. Sem dúvidas, Hollow Knight é uma referência para jogos de formas 2D. Em junho do ano passado, o lançamento de Hollow Knight: Silksong foi confirmado na conferência de verão do Xbox e da Bethesda. A data de lançamento ainda não foi especificada, mas foi confirmado que ocorreria no próximo ano. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

3 – The Binding of Isaac


The Binding of Isaac é  conhecido por ser um dos melhores roguelikes do momento. É um videogame 2D que oferece uma experiência aérea bem legal. Os jogos desempenham o papel de Isaac, que é
um menino que foge de sua mãe e se perde em um mundo que lembra um pesadelo bíblico, e Isaac só pode se defender lançando suas próprias lágrimas.

O jogo foi produzido por Edmund McMillen. Ele é considerado um dos desenvolvedores independentes mais importantes dos últimos anos. Inclusive, ele  também é o autor de Super Meat Boy, um jogo que tem muito potencial para ser considerado um dos melhores jogos 2D dos últimos tempos. Bom, esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

4 – Donkey Kong Country


Donkey Kong Country chegou para o Super Nintendo no ano de 1994 e foi um dos jogos responsáveis por revolucionar os gráficos nos consoles de 16 bits. Sabe-se que este é um dos jogos 2D mais populares lançados nos anos 90 e um bom exemplo de design de nível incrível dentro do gênero 2D.

O  que de fato chamava atenção nesse jogo eram seus gráficos. Mas, há algo curioso, este é um dos primeiros títulos que, mesmo sendo feito como um jogo 2D, inclui configurações 3D pré-renderizadas, bem como alguns objetos 3D integrados nessas configurações. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

5 – Sonic 3 & Knuckles


Sonic 3 & Knuckles teve seu lançamento em 1994 para o Mega Drive, o console tão conhecido da SEGA.
Era um videogame de plataforma 2D muito clássico que tinha dimensões grandes como um recurso de design definidor. Bom, a empresa precisou dividir o jogo em duas partes, de forma que os dois cartuchos fossem fundidos graças a um slot no segundo.

O seu tamanho na época também era porque estava ligado a muitos níveis bem projetados que ainda está vivíssimo na memória dos fãs deste videogame. Com certeza, esse é o jogo que elevou a fórmula clássica da saga, e o último grande jogo em que apareceu o Sonic. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

6 – Ori and the Will of the Wisps


Ori and the Will of the Wisps veio depois de Ori and the Blind Forest. É um game de aventura onde podem ser encontradas plataformas com características metroidvania. O jogo foi bem recebido, tanto pelo público quanto pela crítica. Assim como outros jogos, ele mistura 2D com 3D. Dessa forma, vemos um tipo de jogo mais aprofundado. Inclusive, o aspecto visual e a direção artística desse jogo são muito marcantes. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

7 – Metroid: Samus Returns

Metroid: Samus Returns  foi lançado em 2017 e desenvolvido pela Mercury Steam, que é um estúdio espanhol responsável também pelo game Metroid Dread, o último jogo lançado nesta saga. Levando em consideração, a história e estrutura, é parecido ao primeiro jogo da saga, mas proporciona novos controles, gráficos e uma liberdade de tiro ampliada de todos os ângulos imagináveis.

Aqui está mais um exemplo dentro dos jogos 2D em que uma há uma combinação de elementos 2D e 3D com a finalidade de ganhar profundidade e dar um visual renovado ao jogo. É considerado um dos melhores jogos da série porque parte de uma boa base, mas a reinventa e introduz novos elementos que melhoram o jogo original. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

8 – Castlevania III: Dracula’s Curse


A terceira parcela da saga Castelvania é considerada a melhor. Foi lançado em 1990 para o SNES, e mesmo sua trilha sonora não sendo das melhores, é um jogo incrível em muitos outros aspectos. Visualmente falando, é um dos melhores jogos para os consoles da Nintendo.

No quesito jogabilidade, é um dos mais difíceis de toda saga. Mas, é muito legal e gera recompensas justas para os jogadores. Além disso, à medida que a aventura avança, novos personagens jogáveis ​​são adicionados, o que adiciona uma enorme variedade a toda a experiência. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos

9 – Metal Slug 3


Metal Slug é uma das sagas clássicas de arcade e também mais importantes da história dos videogames e sua terceira parcela. Foi lançado no ano 2000 e recuperada para consoles em vários momentos entre 2009 e 2015. O jogo se tornou-se uma das referências no design de jogos em formato 2D. Esse incrível jogo de arcade, oferece diversas possibilidades e adiciona novos recursos em um nível jogável em comparação com as versões anteriores, que já eram excelentes. Se você gosta de jogos de tiro 2D, não deve perder este jogo. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

10 – Inside

Inside é um jogo baseado em “forward-escape”, onde o jogador é um garotinho que foge. Basicamente, é um jogo indie baseado em plataformas e quebra-cabeças que oferece uma aventura narrativa peculiar e artes visuais maravilhosas. O jogo aborda temas como a liberdade. É um jogo que combina sua mecânica e narrativa para oferecer uma experiência diferenciada aos jogadores. Portanto, é um dos melhores jogos 2D da história. Esse é mais um entre os melhores jogos 2D dos últimos tempos.

Para mais informações interessantes como essa, continue acompanhando o Clube do Vídeo Game.




Marcela Luciana
Marcela Luciana

Olá, meu nome é Marcela e estou realizando minha missão de informar pessoas. Sou professora e advogada há um tempo, mas sou escritora e contadora de histórias desde que me entendo por gente. Sou apaixonada por livros, pelo universo Geek e games.