Os 15 Melhores jogos de PlayStation de todos os tempos

Os 15 Melhores jogos de PlayStation de todos os tempos

Em 2019 o PlayStation comemorou 25 anos de existência, e claro que essa data não poderia passar batida, afinal estamos falando de um dos consoles mais influentes de todos os tempos. Então que tal relembrar os melhores jogos de PlayStation?

Nos anos 90, a Nintendo e a Sega eram as grandes líderes da indústria dos games. Mas quando o PlayStation da Sony chegou, isso começou a mudar. Se iniciava aí uma grande transição no mercado, que agora iria apostar mais no poder do 3D e substituir os cartuchos de plástico por CD-Roms.

O PlayStation foi lançado no dia 3 de dezembro de 1994 no Japão e já vendeu 100.000 unidades logo no dia do seu lançamento. Um ano depois, a Sony levou a plataforma para o mundo todo, e o sucesso foi inevitável. O PlayStation se tornou o primeiro console a vender mais de 100 milhões de unidades mundialmente.

Hoje é difícil conhecer alguém que não tenha se apaixonado por pelo menos um título dessa plataforma. Um dos seus maiores destaques com certeza foi a grande biblioteca repleta de franquias de renome como Final Fantasy, Resident Evil, Tomb Raider, Tony Hawk’s Pro Skater e muito mais.

Para a época, os seus jogos apresentavam um alto nível de realismo, com cenários 3D impressionantes, CGS complementadas por belas músicas e personagens cheios de carisma.

O PlayStation com certeza marcou a vida de muitos jogadores. E hoje vamos apresentar aqui uma lista com os 15 Melhores jogos de PlayStation de todos os tempos. Essa não é uma lista baseada na nossa opinião pessoal, mas sim nas notas do Metacritic.

Vamos relembrar estes clássicos! E não deixe de comentar também quais são os seus jogos de PS1 favoritos.

Os 15 melhores jogos de PlayStation

15. “PaRappa the Rapper”

PaRappa the Rapper

Nota do Metacritic: 92/100

O jogo de ritmo PaRappa the Rapper foi lançado inicialmente no Japão em 1996 e em 1997 para todo o mundo. E foi só questão de tempo até ele se tornar um dos games mais populares da plataforma. No controle do cachorro cantor de rap Parappa, o objetivo é passar por cada um dos seus níveis fazendo desafios de rap em uma tentativa de ganhar o coração da garota flor Sunny Funny. Quem jogou PaRappa the Rapper certamente passou dias com as suas músicas na cabeça.

14. “Medal of Honor”

Medal of Honor - melhores jogos de playstation

Nota do Metacritic: 92/10

Lançado em 1999, o FPS Medal of Honor foi o primeiro jogo da franquia e teve como um dos seus destaques a história, que foi criada pelo lendário diretor de cinema Steven Spielberg. Nele você controla o Tenente Jimmy Patterson que é recrutado pela OSS e deve completar várias missões para a organização. Depois de completar o jogo (ou usando cheats) é possível desbloquear vários personagens curiosos como William Shakespeare e até um dinossauro!

13. “Final Fantasy VII”

Final Fantasy VII - melhores jogos de PlayStation

Nota do Metacritic: 92/100

Lançado em 1997, o RPG Final Fantasy VII marcou a transição da aclamada franquia para os jogos 3D. E não só isso, mas ele também marcou como um dos títulos mais queridos entre os fãs, sendo considerado por muitos um dos melhores jogos de todos os tempos.

Em Final Fantasy VII controlamos Cloud Strife, um mercenário que se junta a uma organização ecoterrorista para impedir uma megacorporação de usar a essência vital do planeta como fonte de energia. Nisso ele acaba no rastro do super-humano Sephiroth. Final Fantasy VII é um belo jogo que tem alguns momentos extremamente memoráveis e marca como um dos melhores jogos de PlayStation.

12. “Tony Hawk’s Pro Skater”

Tony Hawk Pro Skater - PS1

Nota do Metacritic: 92/100

Estrelado pela lenda do skate Tony Hawk, Tony Hawk’s Pro Skater se tornou referência quando se fala em jogos sobre o esporte. Ele foi lançado em 1999 para o PS1 e permitia controlar diversos skatistas famosos em diferentes pistas realizando manobras para fazer pontos e completar missões. A jogabilidade divertida com a trilha sonora regada a muito punk rock e ska com certeza cativou muitos jogadores.

11. “Vagrant Story”

Nota do Metacritic: 92/100

Desenvolvido e publicado pela Square, o RPG Vagrant Story se passa no reino fictício de Valendia e na cidade arruinada de Leá Monde. O jogador controla um agente de elite conhecido como Riskbreaker, que é acusado de ter assassinado o Duque. Diferente de outros jogos do gênero, ele não tem foco em lojas e interação com NPCs; o foco do game é na criação e modificação de armas, unido a solução de puzzles e estratégia.

10. “Wipeout XL”

Wipeout XL - melhores jogos de PlayStation

Nota do Metacritic: 93/100

Wipeout XL, também conhecido como Wipeout 2097, é um jogo de corrida futurista que serve como sequência direta para o seu antecessor. Quando foi lançado, ele foi muito elogiado pela crítica graças a sua grande melhoria nos controles, gráficos e gameplay. Em 2002 ele foi colocado em 13º lugar na lista de melhores jogos de PlayStation de todos os tempos feita pela IGN.

9. “Castlevania Symphony of the Night”

castlevania symphony of the night dicas

Nota do Metacritic: 93/10

Quando foi lançado inicialmente, Castlevania Symphony of the Night não foi muito bem nas vendas. Mas logo ele se tornou um dos jogos mais queridos do PS1 e referência quando se fala em jogos da franquia Castlevania. O jogo protagonizado por Alucard combina um belo estilo artístico, trilha sonora primorosa e um mapa muito divertido de explorar com um ótimo gameplay. O resultado não foi apenas um dos melhores jogos de PlayStation, mas também um dos jogos mais aclamados da franquia.

8. “Street Fighter Alpha 3”

Nota do Metacritic: 93/100

Quem curte jogos de luta e teve um PS1 certamente jogou Street Fighter Alpha 3, a prequel do grande sucesso Street Fighter II. O jogo se destaca pelo estilo de luta dinâmico, com um grande número de lutadores para selecionar e novos recursos como os estilos de luta selecionáveis conhecidos como “isms”. Personagens já conhecidos como Ken, Ryu, Chun Li e Guile se uniam a estreantes como R. Mika, Sakura, Karin, Cody e a dupla Juni e Juri.

7. “Gran Turismo 2”

Gran Turismo 2

Nota do Metacritic: 93/100

O simulador de corrida Gran Turismo 2 foi muito elogiado em seu lançamento e obteve um grande número de vendas quando chegou ao mercado. Considerado na época um dos melhores jogos de corrida já feitos, ele trazia uma enorme lista de carros, com os quais os jogadores podiam percorrer diferentes pistas de todo o mundo. Até hoje ele é muito elogiado pelo seu realismo e o quanto conseguiu trazer usando as tecnologias da época.

6. “Metal Gear Solid”

Metal Gear Solid - melhors jogos de PlayStation

Nota do Metacritic: 94/100

Lançado para o PlayStation em 1998, o jogo de stealth Metal Gear Solid teve direção, produção e roteiro de Hideo Kojima. Nele acompanhamos o protagonista Solid Snake que invade uma instalação de armas nucleares para neutralizar a ameaça terrorista da FOXHOUND. Esse é considerado não só um dos melhores jogos do PlayStation, mas também um dos mais revolucionários, popularizando o gênero stealth e os jogos com tramas cinematográficas.

5. “Chrono Cross”

Chrono Cross

Nota do Metacritic: 94/100

Quem ama RPGs não pode deixar de conhecer Chrono Cross do PS1, a sequência de Chrono Trigger. A sua história é protagonizada por um garoto chamado Serge e envolve mundos paralelos. Quando foi lançado, ele chegou a receber uma nota perfeita do GameSpot, além de ter sido muito elogiado pelos críticos pelo seu sistema de batalha inovador, história complexa, personagens variados e gráficos incríveis.

4. “Final Fantasy IX”

Final Fantasy IX - Melhores jogos de PlayStation

Nota do Metacritic: 94/100

O nono jogo da série Final Fantasy tem uma história focada nas consequências da guerra entre nações e se passa em um mundo de fantasia medieval chamado Gaia. Apesar de manter a essência dos jogos anteriores, ele também trouxe muitas inovações nas cutscenes e sistemas de skills. O resultado foi um jogo que até hoje é considerado um dos melhores de todos os tempos e um dos favoritos da franquia Final Fantasy.

3. “Gran Turismo”

Nota do Metacritic: 96/100

Lançado em 1997, o jogo de corrida Gran Turismo foi criado pelo game designer e corredor profissional Kazunori Yamauchi. O jogo ficou em desenvolvimento durante cinco anos e, quando foi lançado, foi muito bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica. Além de ter iniciado a famosa série de corrida, ele é até hoje um dos jogos de corrida mais bem avaliados de todos os tempos.

2. “Tekken 3”

Tekken 3

Nota do Metacritic: 96/100

Lançado originalmente para os arcades, Tekken 3 fez muito sucesso no PS1. Além de um grande elenco de lutadores, a versão caseira do jogo ainda tinha o divertido modo beat’em up Tekken Force e o Tekken Ball. Tekken é certamente está entre um dos melhores jogos de PlayStation, ele vendeu 8 milhões de cópias em todo o mundo e se tornou o quarto mais vendido da plataforma.

1. “Tony Hawk’s Pro Skater 2”

Tony Hawk’s Pro Skater 2 - Melhores jogos de PlayStation

Nota do Metacritic: 98/100

O sucesso de Tony Hawk’s Pro Skater foi tamanho que não demorou para o game ganhar uma sequência. E essa sequência supera o seu antecessor em todos os aspectos, sendo considerado o melhor jogos de PlayStation de todos os tempos. Além de pistas maiores e mais variadas, Tony Hawk’s Pro Skater 2 também traz diversos modos de jogo e um editor de níveis que permite criar as suas próprias pistas.

O que você achou desta lista de melhores jogos de PlayStation? Comente quais são os seus favoritos. E não deixe de conferir as outras listas aqui no Clube do Vídeo Game.