5 excelentes jogos que estimulam o cérebro

Você já deve ter ouvido falar que o cérebro é como um músculo: precisa ser exercitado para manter-se em forma. E existem algumas maneiras de estimulá-lo: aprender atividades diferentes, realizar exercícios e também através dos jogos.

Dentre os benefícios trazidos pelos jogos estão a melhora do raciocínio lógico, memória, agilidade e reflexos. Sabendo desses benefícios, resolvemos trazer uma pequena lista com alguns jogos que ajudam nesse quesito:

1. Brain Out: Você é capaz de passar?

O Brain Out entrou na lista dos jogos mais baixados em 2020. Desenvolvido pela Eyewind Limited e ocupando a 6ª colocação na lista de jogos grátis para Iphone, Brain Out traz vários desafios com perguntas e respostas que podem surpreender até o mais concentrado dos jogadores.

Isso porque inicialmente suas perguntas podem ser bem inocentes, mas para responder algumas é preciso ir bem além do esperado, buscando soluções criativas. Além disso, é preciso ficar de olho: há charadas e pegadinhas que pegam os desavisados de jeito.

E é justamente isso que o torna tão estimulante. Vale lembrar que o jogo tem uma interface bem simples, o que não compromete de forma alguma a experiências. Conta como ponto positivo também o fato dele ter uma variedade muito boa de questões e temáticas. Outros jogos simulares são Brain Test: Jogos Mentais e Brain Test 2: Aventuras.

2. Mestre da Lógica 1 – Reviravolta Mental

O título já mostra o que você pode esperar do jogo que traz pequenos enigmas. E como já sabemos, desenvolver o raciocínio lógico fortalece a saúde mental e ajuda na resolução de problemas. Suas questões, como no jogo anterior, parecem por vezes estranhas e inesperadas, e por isso exigem um nível de respostas à altura.

O jogo conta com mais de 200 enigmas e a evolução pode ser acompanhado através de tabelas de desempenho que mostram as conquistas e pontuação cognitiva. Algo a se pontuar aqui também são seus gráficos bem elaborados e efeitos sonoros.

Ao passar de nível, o jogador começa a se habituar com a experiência e quanto mais resolve os enigmas mais se sente estimulado a seguir adiante.

3. Poker

O poker é conhecido como o “jogo da mente”, e não por acaso. Ocupando as mesas de todo o mundo durante séculos, exige de seus praticantes concentração e conhecimento de suas regras. Além disso, a prática contribui para que o jogador memorize as jogadas e saiba como agir diante de seu oponente.

O jogo vem acompanhando a tecnologia e hoje em dia é encontrado também em plataformas online que trazem modalidades diversas como Omaha e o Texas Holdem. Existem também versões criadas para a web, como é o caso do vídeo poker: uma versão soft e fácil de jogar, mas que mesmo assim exige uma boa dose de sorte e habilidades que são adquiridas com o tempo.

Outro ponto importante é que o jogador, mesmo o mais inexperiente, pode escolher o nível do jogo e encontrar outras pessoas que estejam no mesmo nível de aprendizado que ele, o que ajuda bastante a destravar o conhecimento.

4. Palavras Conectadas

Seja qual for sua geração, com certeza você já ouviu falar das famosas palavras cruzadas. Afinal, esse passatempo sempre foi encontrado em jornais e revistas especializadas, sendo um jogo para relaxar.

Palavras Conectadas é nada menos do que a versão moderna delas e segue a mesma premissa: o jogador precisa descobrir a palavra oculta, e com isso vai ganhando pontos e subindo de nível.

O jogo traz vários níveis (mais de 4 mil segundo seu desenvolvedor) e pode ser jogado de duas maneiras: com o tempo livre ou com um cronômetro ligado, o que pode aumentar a tensão ou forçar o cérebro a resolver o enigma mais rapidamente. O jogo também é perfeito para quem deseja incorporar novas palavras ao seu vocabulário e está disponível para Android e iOS.

Lumosity – Jogos de Raciocínio lógico

O Lumosity é uma plataforma que agrega vários jogos e exercícios que prometem ajudar a mente sempre ativa aumentando a velocidade de raciocínio, atenção e memória. E para isso, conta com joguinhos diversos como Rota arriscada (onde é preciso desviar de objetos), Faça a Mala (que desafia sua visualização) e Correspondência rápida (para treinar a capacidade de processar informações), dentre outros desafios.

Antes de mais nada, ao se inscrever, o usuário passa por um teste de nivelamento que definirá qual o treinamento é mais indicado. A proposta do Lumosity é que a cada dia sejam feitas tarefas diárias que estimulam o cérebro. Um dos fatores positivos é a parte gráfica, quantidade de jogos e temas que são bem atrativos à primeira vista. Lembramos que o modo gratuito disponibiliza apenas três jogos, o que poderá ser um fator negativo para quem não deseja adquirir o pacote premium.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Veja também