5 jogos de aponte e clique para quem não conhece o gênero

5 jogos de aponte e clique para quem não conhece o gênero

Hoje em dia com jogos tão modernos onde a interatividade é o principal fator de diversão, os jogos de “aponte e clique” deixaram de “estar na moda”.

No entanto, há uma gama de entusiastas do gênero que mantém esses games vivos até os dias de hoje, seja produzindo jogos independentes ou dando acesso aos jogos antigos. Por ter feito uma geração que hoje está na casa dos 30 / 40 anos muito feliz, decidimos trazer 5 jogos de aponte e clique para quem não conhece o gênero.

OBS: Caso se interesse em baixá-los, procure no site SCUMMVM BR!

1 – Pantera Cor de Rosa: Passaporte para o Perigo

Desenvolvido pela Wanderlust, que também fez a sequência deste game, Abracadabra, o Panter Cor de Rosa: Passaporte para o Perigo é o que consideramos a forma correta de fazer um jogo infantil.

Sem subestimar a inteligência das crianças, o game tem enigmas relativamente simples, mas que exigem atenção e raciocínio do jogador. De quebra, ele é uma verdadeira aula de geografia onde as pessoas aprendem brincando, e o melhor: ainda veio dublado em português, mesmo tendo sido lançado em 1996.

Ideal para crianças aprenderem um pouco mais sobre os países, e também para os próprios pais, já que o jogo é divertido por si só.

2 – A maldição na Ilha dos Macacos

https://www.youtube.com/watch?v=g5nRr4diFMc

Sendo o terceiro game de uma das séries mais famosas do gênero, a Maldição na Ilha dos Macacos chama atenção principalmente pelos visuais ao estilo desenho animado e um estilo bem cômico de ser.

Com bons enigmas, um bom ritmo de aventura, e todo o carisma do protagonista Guybrush Threepwood, este é mais um game do gênero que merece a conferida para quem não conhece.

3 – Full Throttle

Grande clássico dos aponte e clique, o Full Throttle já tem uma história mais “adulta” quando comparada aos anteriores.

Desenvolvido pela LucasArts, a mesma de A Ilha dos Macacos, ele coloca o jogador na pele do motoqueiro Ben, que é líder de uma gangue chamada Polecats.

Com visível inspiração em Mad Max, o game conta com enigmas lógicos, personagens carismáticos e um enredo muito envolvente. Também foi relançado recentemente e remasterizado.

4 – Blade Runner

Sendo relançado recentemente para o GoG, o Blade Runner é um dos mais amados pelos entusiastas do aponte-e-clique.

Apesar do nome, ele conta uma história paralela a do filme lançado em 1982, enriquecendo a história do mesmo. De quebra, foi um dos primeiros games de aponte e clique a utilizar gráficos tridimensionais e não em 2D.

É verdade que para os padrões de hoje os gráficos estão datados (BEM datados) e o ritmo do jogo pode ser tediosamente lento para muita gente. No entanto, aqueles que gostam de uma boa história devem dar uma olhada.

5 – Snatcher

https://www.youtube.com/watch?v=9sohZLaemTI

E por falar em Blade Runner, temos este clássico do Hideo Kojima (sim, o mesmo de Metal Gear Solid e Death Stranding) que é muito inspirado no filme.

Sendo o típico jogo nota 10 em tudo, Snatcher é um exemplo de como compensar a pouca interatividade com todo o resto. A história é ótima, os gráficos idem, a dublagem é surpreendentemente boa (raro para a época!) e a trilha sonora nem se fala. Um clássico mesmo.

Diferente dos outros, esse não foi lançado para PCs, mas sim para o antigo MSX e depois convertido para o SegaCD.

E você? Já jogou algum Aponte e Clique? Diga nos comentários!

Leia também: Internet Archive recebe mais de 2.500 jogos de DOS.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.