8 jogos de esportes para aproveitar o final da 8ª geração de vídeo games

O mês de novembro marca a chegada definitiva da 9ª geração de consoles, com os lançamentos globais do Xbox Series e do Playstation 5, além de diversos jogos importantes. Porém, isso não significa que a geração anterior cairá no esquecimento – pelo contrário, ainda há muito para se aproveitar no Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch e no próprio PC.

Os jogos de esporte estiveram entre os mais populares da 8ª geração, com títulos importantes que marcaram uma época. Se você é fã do gênero, desde o bom e velho futebol até modalidades de esportes da mente, separamos 8 jogos para aproveitar sem necessariamente ter que adquirir os novos consoles de Sony e Microsoft. Confira!

FIFA 21

A franquia de futebol mais popular do mundo lançou recentemente seu mais novo título. Com o astro Kyllian Mbappé na capa, FIFA 21 chegou ao mercado há cerca de um mês e já estará disponível para a nova geração. Porém, o game da EA Sports também está presente no Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, contemplando boa parte do público que ainda não vai fazer a migração.

O novo jogo traz melhorias na gameplay e um modo Career que promete ser o melhor de toda a história da franquia, além de algumas mudanças no Ultimate Team que vêm agradando. Na versão brasileira, a grande novidade está na substituição na narração: sai Tiago Leifert, entra Gustavo Villani.

Madden NFL 21

Da bola redonda para a oval, o Madden NFL 21 é o jogo ideal para quem gosta de futebol americano, modalidade que cresce cada vez mais em popularidade no Brasil. O novo game da EA Sports está disponível para todos os consoles (além do PC) e traz como destaque na capa o quarterback Lamar Jackson, do Baltimore Ravens, eleito melhor jogador da última temporada.

Apesar de não trazer nenhuma grande mudança no modo Franchise, o game traz novidades no Career, com a possibilidade de seguir carreira como running back ou wide receiver. Assim como no FIFA, o Ultimate Team segue com força. Na jogabilidade, são 50 novas habilidades que trazem mais realismo e dinâmica.

NBA 2k21

Outro game que chega com força na nova geração, mas ainda tem suporte para a 8ª é o NBA 2k21, franquia de maior sucesso de basquete nos últimos anos. Também disponível para Xbox One, PS4, Switch e PC, o jogo da Visual Concepts e 2K Sports foi lançado em setembro, e conta com o armador Damian Lillard na capa.

O novo título impressiona pelos gráficos, pela ótima trilha sonora e pela jogabilidade melhorada em relação aos últimos. São três modos possíveis: MyTeam, MyCareer e MyLeague (ou MyGM).

F1 2020

Para os fãs de automobilismo, não há dica melhor de jogo que o F1 2020, lançado pela Codemasters em julho deste ano para os consoles PS4 e Xbox One e disponível na Steam para PC. O game vem recebendo muitos elogios de público e crítica, sendo considerado um dos melhores já feitos na categoria mais tradicional do automobilismo mundial.

Os pontos fortes são uma inteligência artificial melhor em relação aos anteriores, novas pistas, o retorno da split screen no multiplayer e a adição no novo modo carreira em que o jogador também assume o controle administrativo da equipe, além do cockpit.

Tennis World Tour 2

Um dos principais jogos para fãs de tênis, o game desenvolvido pela Big Ant Studios chegou em setembro com a missão de corrigir os erros de seu antecessor, que foi uma enorme decepção. Está disponível para PC, Xbox One e Playstation 4.

Com mais de 30 tenistas, incluindo nomes do presente (como Roger Federer e Rafael Nadal) e lendas do passado (como o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga), o jogo traz uma gameplay muito melhor e também aposta no modo carreira e nas cartas que melhoram os atributos dos jogadores em quadra.

Prominence Poker

Pode ser novidade para muitos, mas o poker é muito mais que um jogo de azar. Na realidade, é considerado oficialmente um esporte da mente, e como tal merece estar na lista. O melhor jogo do gênero é o Prominence Poker, que pode ser jogado no PC (de forma gratuita), PS4 e Xbox One.

Modalidade dominante no poker mundial, o Texas Hold’em é a variante presente no jogo desenvolvido pela 505 tanto no modo singleplayer, quanto no multiplayer. A temática do game traz o cenário underground da cidade de Prominence, dominada por magnatas da jogatina, em que o jogador precisa ter sucesso nas cartas para tomar controle da região.

UFC 4

Para os fãs de luta, a melhor pedida é UFC 4, título mais recente da EA Sports lançado em agosto para Playstation 4 e Xbox One. Na capa, o nigeriano Israel Adesanya (campeão dos médios do UFC) e o norte-americano Jorge Masvidal.

O game tem como novidades um maior controle no clinch, reformulação nas quedas e um ótimo ground and pound que fazem a gameplay muito mais eletrizante do que sua versão anterior. Além disso, chama a atenção por novos locais de luta e um modo de batalha Blitz que é novidade no multiplayer online.

Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020

Não é todo dia que se vê Mario e Sonic, dois ícones da história dos videogames, juntos – ainda mais em um jogo de esportes. Essa é a aposta da Nintendo em Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020, game lançado para Switch no ano passado.

O game pode ser considerado uma sequência de Rio 2016 Olympic Games, com melhorias em gráficos e jogabilidade. Algumas das modalidades disponíveis são futebol, boxe, natação e ginástica, além das novas modalidades que irão integrar o quadro olímpico: karatê, surf, skate e escalada.