9 curiosidades para saber antes de começar Shenmue 3

Curiosidades Shenmue 3

Bom, caso você esteja disposto a mergulhar no universo de Shenmue 3 de cabeça ou só está começando, saber essas curiosidades vai ser muito útil para o seu jogo e super interessante de conhecer.

Como você já deve saber, Shenmue e Shenmue 2 foram lançados para o Dreamcast da Sega. Ambos são conhecidos por serem considerados jogos simplesmente lendários. Eles foram responsáveis, por nada mais, nada menos, do que popularizar a tecnologia de um dos maiores avanços no design de jogos. Através desses jogos, foi possível se deparar com enormes mundos abertos e também muito movimentados.

9 curiosidades para saber antes de começar Shenmue 3

Os jogos também forneceram eventos rápidos, uma abordagem cinematográfica propícia para narrar histórias, somado a um realismo inovador para a época. Através desse avanço, ainda hoje, outros jogos são impactados por essa revolução.

E foi no ano de 2019, depois de muito e muito tempo, que os fãs finalmente tiveram o seu momento sendo agraciados pelo terceiro jogo da saga, finalmente. Então, se você tem vontade de entrar nesse universo e quer aproveitar essa oportunidade, é necessário saber algumas coisas muito importantes primeiro. Então, confira abaixo 9 curiosidades para saber antes de começar Shenmue 3.

SHENMUE 3 - O Início de Gameplay, em Português PT-BR | Jogo Que se Passa na China! - YouTube

1. O jogo é bem lento, e tudo bem!

Quem é fã do jogo já até sabe que Shenmue original tem uma característica forte. Ele é conhecido por possuir um ritmo mais lento e possuir um foco bem grande na vida cotidiana. E, para a felicidade de muitos, o Shenmue 3 continuou com a mesma característica, mantendo a boa tradição, mas fazendo isso com grande estilo. Dito isso, saiba que se sua intenção ao jogar é encontrar um jogo mais acelerado como você já deve estar acostumado, talvez, você terá um pouco de dificuldade, já que o jogo não foi feito para isso.

Você vai notar que para extrair o melhor de Shenmue será preciso que você caminhe, converse, explore e ainda procure trabalhar em empregos que exijam sua força física. Tudo é muito intenso e lento, até para  ir atrás de vingança e para se encrencar em brigas na rua com os capangas. Aproveite o melhor do jogo, mova-se de forma lenta para que você consiga absorver o mundo e seus habitantes.

Então, não tenha pressa de correr para encontrar a próxima história logo, definitivamente não é a melhor maneira de jogar Shenmue 3 . Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

2.Jogue os Minijogos

Note que, além do foco principal, ele também possui muitos minijogos que são capazes de te distrair e te deixar bem imenso. A boa notícia, é que grande parte desses jogos servem para te ajudar a ganhar de maneira rápida recompensas e dinheiro. Você vai poder notar que eles são bem variados, enquanto uns são mais clássicos de fliperama como Whack-A-Mole, outros envolvem alguns  jogos de azar ou até mesmo jogos de carnaval.

Se você quer mesmo avançar na história, é bom jogar o jogo principal, mas será ótimo se você resolver dedicar mais tempo para esses minijogos, afinal,  ganhará mais recompensas. Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

3.Treinar é muito importante

Falando em minijogos, saiba que um dos mais importantes do jogo é o conhecido treinamento de combate. Como alguns de vocês já devem saber, o Ryo Hazuki, que é o personagem principal da série, é conhecido por ser um filho de um mestre das artes marciais. Inclusive, grande parte do seu tempo é dedicado a aprendendo a lutar. Podemos ver que o combate é uma parte bem atrativa dessa série. Porém, uma curiosidade é que aqui o combate não é igual ao jogo Zelda, por exemplo. O jogo não leva em consideração o fato de você simplesmente pressionar um botão para causar maior quantidade de dano.

Na verdade, o tipo de combate é próximo de um RPG, levando em consideração os sistemas de um jogo de ação. Você vai mesmo precisar treinar e assim aumentar o nível de seus movimentos através dos vários minijogos, para depois bater de frente com seus inimigos.

Isso porque, o jogo, além de ter o foco maior na vida cotidiana, também possui uma abordagem que leva em consideração artes marciais. Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

4.O diálogo do jogo pode ser um incômodo ou um charme

Esse é um jogo cuja suas características envolvem a conversar com as pessoas. Mesmo assim, o diálogo do jogo pode ser bem aleatório e até fora de ordem muitas vezes. Do mesmo modo, a escrita é esquisita e contém algumas pausas bem estranhas e perguntas mal feitas. Um exemplo disso é uma conversa entre Ryo e Shenhua. Nessa conversa, os dois personagens ficam dizendo que odeiam cenouras desnecessariamente várias vezes.

Tudo bem que é um pouco estranhos, mas também sabemos que é muito charmoso para o jogo e faz um total sentido se você levar em consideração os outros jogos. Poderia até ser diferente, mas não teria graça se fosse. Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

5.Algumas coisas podem ser confusas

Basicamente, toda a franquia Shenmue faz total referencia aos anos 80. E é justamente por isso que está repleta de coisas que fazem referência aos detalhes do período. Entre essas coisas temos a falta de telefones celulares e os conhecidos jogos de fliperama velhos. Mas, temos que levar em consideração que nem tudo agora precisa estar alinhado com seu período de tempo.

Você vai notar que em um determinado local do jogo é possível encontrar um Sega Saturn escondido em uma gaveta. Isso pode até soar um pouco estranho, uma vez que, o sistema nem seria anunciado até quase uma década após os jogos. Igualmente, os outros jogos da série também inseriam alguns brinquedos de personagens da Sega, que não foram criados até alguns anos após. Mesmo o jogo contendo muitos detalhes, em certos aspectos, não dá pra esperar um completo realismo.

Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

6.Olhe tudo à sua volta

Falando em detalhes, veja que os dois primeiros jogos Shenmue eram simplesmente muito detalhados. Inclusive, usaram toda a atualização de poder entre o Saturn e o Dreamcast. Então, tudo foi renderizado com o maior número de detalhes. Inclusive, até mesmo os brinquedos de cápsula de Ryo para coletar. Então, nesse novo jogo você vai perceber que toda essa tradição continua. Logo, você vai se deparar com muitos objetos aleatórios no seu mundo.

Entre os brinquedos, você encontrará os brinquedos cápsula. Esses brinquedos são capazes de realizar um grande retorno. Além disso, você irá encontrar casas que possuem gavetas com muitos objetos aleatórios. Porém, pouquíssimas coisas servirão para interação. O que o jogo quer de verdade de você, é que você vá mais devagar e observe tudo que foi feito pelos designers.

Inclusive, o jogo também quer que você pense sobre o cuidado e o tempo que você leva para fazer seu mundo acontecer.  Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

7.Entenda que é uma continuação de Shenmue 2

Há muito tempo atrás, o último jogo da série, Shenmue 2, foi lançado, especificamente no ano de 2001, e isso tem mais de 20 anos. Considerando todo esse tempo, e além disso, o fato de ser lançado para um sistema que foi muito subestimado, tudo bem se deixassem todo esse sucesso para trás e focassem apenas em ir  para o novíssimo Shenmue. Isso, porém, não seria nada inteligente. Mesmo que Shenmue 3 possua toda a recapitulação do que aconteceu antes. A verdade é que só com a recapitulação a profundidade será perdida e sua experiência não será igual.

A boa notícia é que há uma porta HD dos dois primeiros jogos para que você consiga jogar no consoles modernos. Então, vai ser ótimo se você jogá-los antes mesmo de ir direto para Shenmue 3. Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

8.A história não acabou

Outra excelente notícia da série Shenmue é que ela não chegou ao fim. Ainda terá quatro ou cinco parcelas ao todo.  Mesmo sendo um grande sucesso o jogo, esse ainda não é um final. Note que, o jogo é a sequencia de Shenmue 2, que ao final dele enfatiza que a história de Ryo não acaba ali, e que ele ainda tem muito que aprender antes de derrotar Lan Di.

Para os jogadores que queriam a conclusão do jogo, isso pode até afastá-los. Mas, tudo isso vale muito a pena. Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

9.É uma homenagem aos fãs

O jogo tem uma história original incrível, em diversos aspectos. Com toda essa genialidade, o design e estilo de jogo são muito próximos dos dois primeiros jogos, de modo que é capaz de até ignorar alguns avanços da tecnologia. Se você não conhece a história do jogo, isso pode ser bem frustrante, mas se você conhece, vai notar que tudo isso é muito especial.

Então, os fãs ganharam tudo o que eles desejavam, que é um novo jogo Shenmue, como teria sido há tantos anos atrás. E isso é realmente incrível. Essa é mais uma curiosidade sobre o jogo Shenmue 3 para que você comece no jogo com o pé direito. Não deixe de apreciar essa obra prima da série Shenmue e de contemplar o terceiro jogo da saga Shenmue lançado em 2019. Faça um bom uso dessa informação, e divirta-se.

Shenmue III Review - RPGamer

Para mais informações, continue acompanhando o Clube do Vídeo Game.

Marcela Luciana
Marcela Luciana

Olá, meu nome é Marcela e estou realizando minha missão de informar pessoas. Sou professora e advogada há um tempo, mas sou escritora e contadora de histórias desde que me entendo por gente. Sou apaixonada por livros, pelo universo Geek e games.