Alan Wake: 10 anos do clássico da Remedy

Alan Wake

Lançado originalmente para Xbox 360 e PC em 2010, Alan Wake é uma das joias raras da sétima geração. O jogo de ação e aventura foi um fruto de uma parceria (e que parceria!) da Remedy Entertainment com a Microsoft. Em comemoração aos 10 anos de Alan Wake, vamos relembrar um dos exclusivos mais aclamados de todos os tempos.

A história

O game tem como protagonista, Alan Wake, que parte para uma cidade hostil atrás de respostas sobre o desaparecimento de sua esposa. Alan é um renomado escritor americano. Chegou a ser premiado pelos seus livros sobre romances. Até que um dia ele descobre que está sofrendo um certo bloqueio, que o impede de escrever.

Até que um dia ele e Alice, sua esposa, decidem tirar umas férias em Bright Falls. Alguns acontecimentos estranhos permanece no lugar e Alice é sequestrada por uma força sobrenatural invisível. O game tem um formato de episódios, no total são 6 episódios no jogo base e mais 2 episódios nas DLCs.

Personagens

Alan Wake

Alan Wake sempre foi um cara introspectivo. Desde a infância possui um medo de escuridão e chegou a perder o pai muito cedo. Graças ao “clicker“, uma luminária que ganhou de presente da sua mãe, Alan perdeu o medo do escuro. Errand Boy foi o primeiro trabalho de Alan como escritor. No ano 2000 passou a escrever uma série de livros que se tornaram best-sellers.

Alice Wake

Esposa de Alan Wake, Alice é uma famosa fotógrafa que foi responsável por todas as capas dos livros do seu marido. Alice também possui um medo de escuro, como Alan. Alice tenta ajudar Alan a vencer a depressão e o seu bloqueio. Após Alan chegar bêbado em casa e brigar com Alice, os dois decidem viajar para tirar umas férias.

Barry Wheeler

Barry é um dos melhores amigos de Alan Wake desde criança. Após Alan publicar o seu primeiro livro, Barry se torna o seu agente e decide trabalhar com Alan, conseguindo um emprego como escritor de uma série de televisão para o amigo. Ele decide ir até Bright Falls para procurar Alan Wake.

Expansões

No total foram lançadas duas DLCs de Alan Wake. The Signal e The Writer complementam a história e são ótimas para o entendimento da trama.

The Signal

The Signal foi a primeira DLC a ser lançada após o lançamento de Alan Wake. O conteúdo adicional é gratuito para todos que possuem o jogo. A DLC se passa após os eventos finais de Alan Wake. The Signal possui um total de 10 missões e o jogador visita diversos locais já vistos em Alan Wake. Os jogadores elogiaram a DLC, mas criticaram o tempo total da DLC.

The Writer

A segunda DLC, The Writer começa após o término da primeira DLC, The Signal, que ao contrário The Signal, é paga. Em The Writer Alan se surpreende com a presença do Dr. Emil Hartman, que tenta lhe dar um medicamento desconhecido. The Writer deixou muitas perguntas sem resposta, o que acontece com Alan Wake é totalmente interpretativo.

Sobre a Remedy Entertainment

A Remedy Entertainment é um desenvolvedora localizada na Finlândia. Além de ter desenvolvido Alan Wake, a Remedy também é responsável por diversos jogos como Max Payne, Max Payne 2: The Fall of Max Payne, Quantum Break e Control, esse que foi lançado em agosto de 2019.

Alan Wake foi o primeiro jogo após Max Payne 2 e também tem como um dos escritores, Sam Lake (Max Payne). O tempo de desenvolvimento de Alan Wake foi cerca de 5 anos e também contou com uma série de livros e de uma web série com seis episódios que adicionam mais informações e segredos sobre o universo do jogo.

A Microsoft fechou uma parceria com a Remedy em troca da exclusividade para o Xbox 360 e PC. Vale lembrar que Alan Wake está disponível no Xbox One via retrocompatibilidade. Alan Wake chegou a levar diversos prêmios de melhor jogo do ano na época e uma sequência é desejada pelos fãs até hoje.

Sam Lake chegou a comentar com a IGN em 2019 que estaria interessado em fazer uma sequência de Alan Wake, mas que encontra diversas dificuldades para de fato realizar. Ele abordou que uma sequência teria que ser feita de um jeito certo, mas não descartou a ideia.

Atualmente a Remedy tem os direitos de publicação de Alan Wake, que antes eram da Microsoft. Em março, a Epic Games Publishing divulgou a sua nova iniciativa de publicação com diversos estúdios e um deles é a Remedy. A empresa já confirmou que a equipe está trabalhando em dois novos jogos que ainda não foram anunciados, certamente são jogos que irão ser lançados na próxima geração.

Outros jogos da Remedy

Alan Wake foi um sucesso, mas se você gostou do jogo ou simplesmente tem interesse em conhecer mais o trabalho da Remedy, confira alguns jogos da desenvolvedora finlandesa.

Max Payne

O primeiro game da série Max Payne foi um dos primeiros trabalhos da Remedy. O jogo foi lançado em 2001 para PC, PlayStation 2 e Xbox clássico.O game foi publicado pela Rockstar Games, que atualmente tem os direitos da série. O primeiro game conta a história de Max Payne, um detetive que quer vingança por causa do assassinato da sua família. Só o primeiro game chegou a vender cerca de 7,5 milhões de cópias e recebeu diversos prêmios de melhor jogo do ano.

Max Payne 2: The Fall of Max Payne

Max Payne 2 foi lançado em 2003 para PC, PlayStation 2 e Xbox clássico. O segundo game se passa cerca de dois anos depois dos acontecimentos de Max Payne. A história se passa em Nova York com Max Payne sendo novamente um detetive na polícia.

Quantum Break

Quantum Break foi mais um fruto da parceria entre a Remedy e a Microsoft. O jogo foi lançado em 2016 como exclusivo de Xbox One e PC. A história se passa em uma universidade nos Estados Unidos, onde um acidente envolvendo viagens no tempo acontece.

Control

Control foi lançado em agosto de 2019 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O jogo se passa em um prédio chamado Antiga Casa onde Jesse Faden decide ir para investigar o desaparecimento do seu irmão.