Análise | Diablo IV promete ser o retorno triunfal da franquia

Análise | Diablo IV promete ser o retorno triunfal da franquia

Sobre Diablo IV

Depois de mais de 10 anos do lançamento de Diablo III, com lançamentos notáveis como Diablo Immortal e II Ressurected nesse período, a sequência da série tem data prometida para 06/06/2023 com Diablo IV. O jogo promete resgatar a ambientação mais sombria do segundo jogo da série, com mecânicas aperfeiçoadas no gênero de aRPG através de jogos como Path of Exiles, Grim Dawn e a série Torchlight.

Em meio a turbulentas notícias em torno da venda da Blizzard, o desenvolvimento vem sido realizado entre altos e baixos desde 2014 e com intensa atividade desde o anúncio oficial em 2019. Entre os anúncios feitos neste período, cinco classes jogáveis foram prometidos e também um vasto mundo aberto explorável através de objetivos secundários e masmorras opcionais.

A grande aposta da trama de Diablo IV é se apoiar no antagonismo da personagem Lilith. Filha do já conhecido Mephisto de Diablo II, seu confronto contra a humanidade é apenas um dos passos de sua saga em busca por vingança e pela ascensão na hierarquia entre outros demônios.  Os jogadores de Diablo IV conseguem ter uma prévia do eminente confronto através de batalhas contra entidades a serviço de Lilith, logo no primeiro ato do jogo.

Para se aventurar por terras assoladas por forças ocultas e pelo banditismo dos próprios humanos, aventureiros contarão com um refinado sistema de progressão de habilidades e diversos métodos de obtenção de equipamentos progressivamente poderosos.

Diablo IV será lançado para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, já sendo descartado de inclusão na biblioteca do Xbox Game Pass.

Análise do Acesso Antecipado

O Clube do Video Game obteve acesso antecipado ao Beta disponível para imprensa, criadores de conteúdo e usuários que adquiriram o jogo através da pré-venda. O teste aconteceu entre os dias 17 e 20 de março e abaixo você confere nossa análise do que foi disponibilizado na versão 0.8.0.39517.

 

Diablo IV Beta Ultrawide
Diablo IV Beta Ultrawide

Classes poderosas

Das cinco classes iniciais, apenas o Bárbaro, o Mago e o Renagado podiam ser selecionados, enquanto o Necromante e o Druida estavam indisponíveis. Nas três seleções, o jogador consegue ter uma grande sensação de poder, com habilidades e equipamentos únicos de cada classe – cada qual com sua especialização e vantagens em determinadas situações. Inicialmente, há boa variedade de customização com relação à aparência de seu personagem, e opções de sexo masculino e feminino para cada classe. Ao longo do jogo, também é possível alterar aparência do personagem e também dos equipamentos utilizados.

Confira um pouco de cada classe.

O Bárbaro

Bárbaro Driablo IV Ultrawide

Mesmo com foco em alvo único e uma boa performance geral contra chefões, o Bárbaro dispõe de habilidades selecionáveis que podem ser uma boa saída para lidar com grandes grupos de inimigos.  Seu grande diferencial neste jogo é seu Arsenal Ambulante, onde múltiplas armas são equipáveis: não sendo necessário ao jogador ter que optar entre uma única arma a ser utilizada por vez.

Como podemos ver abaixo, pode-se equipar duas armas de mão única para empunhadura dupla, uma arma de duas mãos para dano contundente e uma arma de duas mãos para dano de corte: possibilitando utilização de builds mistas sob benefícios de cada item lendário equipado. A utilização de diferentes armas ainda desbloqueia a “Perícia”: um catálogo de aperfeiçoamento específico para cada tipo de arma que você utilizar.

 

Bárbaro Diablo IV inventário

 

Um dos destaques da classe de Bárbaro é a habilidade Golpe Mortal. Um poderoso golpe com dano massivo e possibilidade de recarga instantânea, facilitando derrotar diversas sequências de inimigos com apenas um golpe em cada. Aproveite enquanto ela não é nerfada.

Análise | Diablo IV promete ser o retorno triunfal da franquia

 

O Mago

O mestre dos elementos também é uma alternativa poderosíssima em Diablo IV. Aqui não há necessidade de escolher entre qual elemento utilizar, mas jogadores irão ter benefícios se focar em habilidades de gelo, choque ou piromancia.

Seu principal destaque é a disponibilidade de habilidades defensivas, suficientes para dispensar auxílio de um suporte – pelo menos no capítulo inicial de Diablo IV.

Este personagem é a melhor alternativa para você solar por diversas salas de inimigos, com massivo dano em grupo, em busca de itens poderosos.

Mago Driablo IV Ultrawide

 

Destacamos a habilidade Congelamento Profundo, que é uma boa alternativa para lidar com grandes grupos de inimigos menores acompanhados de um ou mais inimigos de Elite. Especializar-se em dano de gelo também é uma ótima alternativa para ter um bom efeito de controle, tornando-se um suporte poderosíssimo em grupos cooperativos com outros jogadores.

Diablo IV Mago Habilidade

 

O Renegado

Esta é uma interessante classe que mostra uma boa evolução desde a Rogue em Diablo I. Embora não seja a melhor opção para você que deseja se especializar em combate a grupos ou combate de alvo único como bosses, esta é provavelmente a melhor opção para você que busca ser competitivo no futuro modo pvp.

Isto se deve a um balanceado sistema de alternância entre armas de longa distância (arco ou besta) e de combate próximo (adagas ou espadas). Em ambos os modos de luta, é possível imbuir seus ataques com gelo, sombra ou veneno; este último sendo uma boa opção para lidar com oponentes evasivos. Outro fator que pode ajudar ao Renegado em combates contra outros jogadores é sua proficiência com armadilhas: um bom controle de campo, limitando a movimentação de seu oponente, pode ser uma boa estratégia para vitória.

 

Análise | Diablo IV promete ser o retorno triunfal da franquia

 

Se jogar com Renegado te pareceu uma ideia interessante, imagine jogar com dois deles? Isto porque a habilidade Clone de Sombras canjura, por incríveis 15 segundos, outra cópia de si mesmo imitando seus ataques. Uma poderosa habilidade que pode ser utilizada para finalizar facilmente inimigos de elites, facilitar batalhas contra chefões e causar muita dor de cabeça em combate pvp.

Análise | Diablo IV promete ser o retorno triunfal da franquia

 

Vasto capítulo explorável

Durante o prólogo e o primeiro capítulo de Diablo IV, o jogador percorre as terras conhecidas como Cimeiras Fraturadas. Este campo completamente explorável pode parecer pequeno, mas acaba se tornando vasto considerando a quantidade de missões secundárias, masmorras com diversas salas e eventos aleatórios acontecendo pelo mapa.
Ainda vale lembrar: esta região compreende apenas um dos cinco cantos exploráveis do mapa – além do plano infernal onde habitam terríveis demônios.

Para alívio dos jogadores mais “preguiçosos”, Diablo IV conta com um sistema de montaria que será desbloqueado após o jogador avançar pela história.

Análise | Diablo IV promete ser o retorno triunfal da franquia

Durante entrevista, os responsáveis pelo jogo, Joe Shely e  Rod Fergusson relataram que a duração aproximadamente necessária para jogadores terminar a campanha principal é de 35 horas. Uma duração parecida com a de Diablo II.

Trama bem ambientada

Jogadores de primeira viagem não precisam se preocupar com histórias desenroladas em títulos anteriores da série. A trama de Diablo IV se desenrola lentamente por diálogos com moradores de vilarejos e através de encontros com personagens-chave no primeiro capítulo da série.

Logo, seu personagem se vê em meio a uma eminente batalha contra a Filha do Ódio, sob uma atmosfera fria e sombria

 

Sobre o Beta Aberto

Para quem quiser testar o jogo gratuitamente, uma versão Beta estará aberta para todos os interessados de 24 de março às (13h) até 27 de março às (16h).

Recomendamos aos interessados baixar o jogo antecipadamente (cerca de 80 GB) para evitar longos período de espera. Tenha em mente que também poderá haver lista de espera para conectar no jogo após baixá-lo.

Meu PC Roda Diablo IV?

Configurações para rodar o Beta de Diablo IV na resolução de 1080 pixels, configurações gráficas médias e 60 FPS. Segundo consta, os desenvolvedores estão trabalhando para otimizar as recomendações até o lançamento do jogo em junho.

Sistema operacional: Windows 10 de 64 bits
Processador: Intel Core i5-4670K ou AMD R3-1300X
Memória: 16 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 970 ou AMD Radeon RX 470
DirectX: Versão 12
Armazenamento: SSD com 45 GB de espaço disponível
Internet: conexão de banda larga

Resumo

Pontos positivos do Beta antecipado:

  • Personagens balanceados. Mesmo com três personagens disponíveis, há uma boa sensação de poder jogar com qualquer uma delas – atributos e habilidades são equilibradas para cada classe oferecida.
  • Incríveis detalhes. Especialmente no design de personagens e equipamentos, o jogo oferece uma boa qualidade gráfica repleta de detalhes.
  • Interface limpa, sem poluição visual. Nada daqueles números coloridos pipocando na tela ou de itens e personagens reluzentes espalhados pela tela. Diablo IV oferece uma interface minimalista e um sistema simplificado de ativação de habilidades.
  • Melhores animações no gênero de aRPG. Da destrutibilidade do ambiente até a colisão de golpes com inimigos: tudo ao seu redor parece bem responsivo às ações do jogador. Personagens tem movesets bem variados conforme as armas e habilidades que utiliza.
  • Realmente tão sombrio quanto Diablo II. Vamos combinar que o sarrafo do fator sombridão não estava tão alto após jogos como Diablo III e Diablo Immortals, mas Diablo IV coloca a franquia de volta ao eixo nesse aspecto.

 

Pontos negativos do Beta antecipado:

  • Demoradas filas para acessar o jogo e constantes erros de conexão. Devido aos servidores limitados, foi difícil acessar o Beta em seu primeiro dia, mas logo foi normalizado no segundo dia.
  • Progresso para versão definitiva não será mantido. Fica a dica para você não investir tantas horas na progressão de seu personagem, já que todo o progresso será resetado quando a versão definitiva do jogo for lançado em junho.
  • Fartura de itens lendários sugere banalidade. Talvez por jogar na dificuldade veterana, notei que a chance de drop de itens lendários é consideravelmente alta com relação a outros jogos da franquia. Há ainda dois outros métodos onde é possível obter itens lendários sem muito esforço: através do mercador de curiosidades e também pelo ocultista. Desta forma, em poucas horas você consegue fechar um set completo de itens lendários, sobrando pouca emoção para às vezes que você consegue obter um deles como loot em combate.

 

Estas foram as primeiras impressões do que achamos de Diablo IV, de acordo a versão disponível durante o Beta Antecipado. Fique ligado no Clube do Video Game para mais análises, dicas e novidades sobre o universo dos seus jogos preferidos!

Fabits
Fabits

Estou aqui para trazer notícias, curiosidades, rumores, matérias interessantes e desinteressantes. Eventuais opiniões expressadas acima são minhas e não necessariamente representam ideais do Clube do Vídeo Game.