Análise | VoidTrain é o jogo de sobrevivência para se lamentar estar vivo

Análise | VoidTrain é o jogo de sobrevivência para se lamentar estar vivo

Se tem um mundo que eu não gostaria de estar presente, ou sequer vivo, em um jogo de videogame, certamente é o mundo de VoidTrain.

O jogo te prende em um espaço onde estranhos fenômenos físicos acontecem e uma curiosa perturbação gravitacional ocorre nos arredores. Você se encontra em um projeto de locomotiva sob trilhos, devendo encontrar recursos aos redores de um caminho linear, com objetos e cenários surgindo, aparentemente, de forma procedural. Assim, VoidTrain se apresenta como um jogo de sobrevivência semelhante a jogos como Raft ou Subnáutica. Mas, ao contrário destes jogos citados, VoidTrain falha em oferecer propósitos para o jogador desejar sobreviver naquele mundo e continuar avançando pelos trilhos em um caótico vazio espacial.

Entenda detalhes em nossa análise abaixo.

VoidTrain ultrawide

Antes, é preciso mencionar que VoidTrain se encontra em Acesso Antecipado. Exibindo suas implicações em seu atual estado de desenvolvimento da seguinte forma:

Saudações, aventureiro!

Lembre-se que o VoidTrain está em Acesso Antecipado. Isso significa que o jogo está em desenvolvimento, então a versão atual não contém todo o conteúdo planejado e é possível que haja erros e falhas.

Nos atentamos muito ao modo cooperativo. O cooperativo é apresentado no jogo, mas ainda está em fase experimental. 

Caso se depare com um erro, é bem provável que a gente já esteja tentando resolvê-lo, mas é melhor relatar em nosso servidor do Discord sobre ele ou tirar dúvidas (os servidores estão listados no menu principal).

Nossa meta é desenvolver o VoidTrain junto com nossa comunidade. Estamos muito gratos pelo seu apoio e ajuda. Nos vemos no Intermundo!

Qual a proposta de VoidTrain?

Com um design steampunk e um gênero narrativo que flerta com elementos de horror cósmico, VoidTrain propõe um jogo de sobrevivência com um toque misterioso e combates recorrentes.

O jogador está no comando de seu trem em um vasto espaço: podendo acelerar, frear, se locomover para frente ou para trás. Ele deverá sair de seu trem para coletar recursos ao seu redor, tudo em um ambiente de gravidade zero, conectado aos seus vagões por um curto cabo. Os recursos recolhidos deverão ser utilizados para construir estruturas, forjar recursos avançados, aprimorar seus equipamentos, ampliar seu trem e também consertar danos.

Conforme avança, o jogador se depara com uma série de eventos que exigem a exploração de curtos espaços, em busca de mais recursos, eventualmente se deparando com ameaças humanas ou extraterrestres. Há uma série de missões secundárias que servem para o jogador aprender a construir suas estruturas e aprimorar seus equipamentos e ferramentas. Em determinados intervalos ao longo de seu progresso, as missões principais exigem a resolução de alguns puzzles, exploração de ambiente e combates mais intensos.

O fluxo do jogo se dá entre a navegação linear ao longo de um trilho, e também da exploração de algumas porções de terra firme encontradas: como estações, bases operacionais e também algumas ilhas. Ao longo dos trilhos, o jogador se também irá se deparar com algumas ameaças, como: ataques de criaturas, armadilhas explosivas ao longo do caminho e também invasões oriundas de trilhos paralelos. Um terceiro método de exploração se dá através da utilização de ganchos; assim, o jogador pode explorar algumas partes do espaço mais a fundo ao utilizar rochas à deriva no espaço.

A principal proposta de VoidTrain é proporcionar uma experiência cooperativa, entre até quatro jogadores. Idealmente, grupos de jogadores se organizariam para cumprir multitarefas como: recolher e armazenar recursos, construir e reparar estruturas, aprimorar armamentos e neutralizar ameaças.

Narrativa

VoidTrain narrativa

Com seu trem sendo puxado de forma abrupta e misteriosa para um vazio espacial, a tripulação deve descobrir os motivos deste evento e buscar um retorno à normalidade. A narrativa não se apresenta de forma exatamente linear, com boas partes de sua história sendo entregues de forma sutil e linear ao longo da exploração.

Além de criaturas companheiras que podem se juntar à sua tripulação para conferir bônus específicos, um narrador com tom cômico ajuda a ambientar e também guiar jogadores até seus objetivos. Mas não se iluda se acha que os objetivos o levarão a uma compreensão mais profunda da história do jogo, já que a maioria deles envolve coletar mais recursos e pesquisar novas descobertas de estruturas ou recursos avançados.

Sobrevivência

VoidTrain recursos

A sobrevivência em VoidTrain está diretamente associada com seus aprimoramentos. Coletar os recursos espalhados oferece acesso a vestimentas mais resistentes, armas mais poderosas e um trem mais seguro contra ameaças. O jogador tem apenas dois indicadores que precisa manter alto: seus pontos de vida, recuperáveis facilmente através de medicamentes; e sua fome, recuperável com alguns tipos de pratos feitos na estrutura da cozinha.

Estes recursos são oriundos de quatro matérias-prima originais: madeira, sucata, substância química e couro, podendo ser entediante coletar estes insumos. Mesmo com um gancho que facilita um pouco esta coleta, estamos falando de dezenas de horas de jogo onde você deverá coletar estes mesmos recursos — e também alguns recursos adicionais encontrados mais a frente pelo jogo.

Dá para imaginar o quão entediante isto pode ser, especialmente considerando a escassez de ambientes exploráveis e a falta de recompensas que estimulem o trabalho repetitivo. Algumas opções de customização e decoração são oferecidas, mas nada que valha a pena por passar horas repetindo as mesmas tarefas.

Combates

 

VoidTrain carrega um ponto positiva por incorporar o combate armado em primeira pessoa. Mas, infelizmente, não é tão bom ou elaborado quanto os jogos mais medianos encontrados no PlayStation 2. Isto porque a variedade de inimigos é baixa, a inteligência artificial está pouco aprimorada e o sistema de colisões apresenta falhas graves.

Por boa parte do jogo, até conseguir aprimorar seu arsenal, são inúmeros tiros necessários para derrubar um inimigo comum; frequentemente surgindo em bandos. Há pouca recompensa oferecida após finalizar o combate armado, e a monotonia destes confrontos pode facilmente fazer com que eles sejam evitáveis ao máximo.

Prós

  • Bonitos visuais, animações caprichadas e uma ambientação steampunk única.
  • Multiplayer cooperativo aumenta consideravelmente seu fator diversão.
  • Trilha incidental ajuda a reforçar momentos de tensão e proporcionam relaxamento em momentos de calmaria.

Contras

  • Exigência de grinding excessivo para completar os objetivos, com baixa variedade de insumos e formas de obtenções repetitivas.
  • Faltam mais mecânicas de combate e inimigos apresentam IA rudimentar.
  • Pouca variedade de ambientes exploráveis, com muitas repetições entediantes.
  • Narrativa pouco instigante, com baixo estímulo para seguir no jogo.

Conclusão

VoidTrain se mostra como uma boa alternativa no gênero de sobrevivência, mas falha em oferecer uma experiência completamente satisfatória devido a falta de estímulos para exploração e baixa diversidade de eventos no jogo. Pode ser uma tarefa difícil se manter no jogo após experimentar títulos como Raft ou Subnáutica, mas a oferta cooperativa entre quatro jogadores pode oferecer esperança.  Isto é, se você conseguir convencer outros amigos a adquirir o jogo.

Voidtrain será lançado para Xbox One, Xbox Series X | S e Windows. Na steam, o jogo consta com data de lançamento para 9 de maio de 2023 (ainda em acesso antecipado). Na Epic Games, o jogo já pode ser adquirido por R$88,99.

 


O Clube do Video Game agradece a assessoria e confiança da Theo Games ao ceder o código do jogo para análise antecipada.

Fabits
Fabits

Estou aqui para trazer notícias, curiosidades, rumores, matérias interessantes e desinteressantes. Eventuais opiniões expressadas acima são minhas e não necessariamente representam ideais do Clube do Vídeo Game.