A popularidade de Animal Crossing: New Horizons no Japão realmente é algo poderoso. De acordo com números divulgados em um relatório financeiro da Nintendo, o jogo ultrapassou a marca de 10,45 milhões de cópias vendidas no território japonês, se tornando o jogo mais vendido da história do país.
Revelado na E3 de 2019 e lançado no dia 20 de março de 2020, Animal Crossing: New Horizons é um jogo de simulação social desenvolvido pela própria Nintendo e lançado para o Nintendo Switch, console híbrido da empresa. O título foi uma verdadeira febre, visto que o mundo estava passando por uma pandemia e as pessoas tinham no game um modo de interagir com outras pessoas e praticar atividades que não eram possíveis durante aquela época.
Desde o seu lançamento, Animal Crossing: New Horizons passou a receber novos conteúdos com a chegada de atualizações desenvolvidas pela Nintendo. Dentre as novidades, vale destacar os updates temáticos que trouxeram itens focados em celebrar certos feriados, como o Halloween e o Natal, que introduziram belos cosméticos ao jogo.
Atualmente o game se encontra na versão 2.0.4, com seu último update tendo sido lançado no dia 15 de dezembro de 2021.
O jogo superou a marca de ninguém mais, ninguém menos do que Pokémon Red / Green / Blue, títulos da Primeira Geração da amada franquia de monstrinhos de bolso. Os três jogos que iniciaram a franquia Pokémon e lideravam a lista de venda histórica de games no país com 10,23 milhões de unidades vendidas foram lançados originalmente para o console portátil Game Boy em 1996.
Porém, o que torna a marca de Animal Crossing: New Horizons ainda mais especial é o fato de que ele é um jogo único, sem variações. Isto porque Red, Green e Blue, que agora ficam no segundo lugar da lista, são três jogos variantes, isto é, com diferenças entre si, da mesma geração de Pokémon.
Lista de jogos mais vendidos da história do Japão
Com os novos dados em mãos, o usuário “Game Data Library” publicou uma lista em seu Twitter para compilar os games mais vendidos da história do Japão. Na lista, podemos ver que as franquia Animal Crossing e Pokémon são sucessos históricos no país, que também tem Mario, o mascote da Nintendo, como um de seus títulos favoritos.
- Animal Crossing: New Horizons – 10,45 milhões
- Pokémon Red / Green / Blue – 10,23 milhões
- Pokémon Gold / Silver – 7,17 milhões
- Super Mario Bros. – 6,81 milhões
- Super Smash Bros. Ultimate – 6,65 milhões
- Mario Kart 8 Deluxe – 6,55 milhões
- New Super Mario Bros. – 6,49 milhões
- Animal Crossing: New Leaf – 5,95 milhões
- Pokémon Sword / Shield – 5,90 milhões
- Pokémon Diamond / Pearl – 5,85 milhões
- Pokémon Black / White – 5,54 milhões
- Pokémon Ruby / Sapphire – 5,40 milhões
- Animal Crossing: Wild World – 5,35 milhões
- Monster Hunter Freedom – 5,30 milhões
- Splatoon 2 – 5,11 milhões
- Brain Age 2: More Training in Minutes a Day – 5,10 milhões
- Splatoon 3 – 5,01 milhões
- New Super Mario Bros. Wii – 4,67 milhões
- Pokémon X / Y – 4,56 milhões
- Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies – 4,40 milhões
Mas os dois jogos presentes na lista que podemos considerar como “surpresa” são Monster Hunter Freedom 3, jogo de PlayStation Portable (PSP) publicado pela Capcom, e Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies, lançado para o Nintendo DS pela Square Enix. Ambos os títulos são os únicos dentre os vinte que não são produzidos pela Nintendo, com Monster Hunter Freedom 3 sendo o único jogo de fora de um console da Big N a figurar a lista.
A lista completa pode ser conferida no perfil do Game Data Library no Twitter.