Assassin’s Creed Shadows: Tudo que sabemos sobre o jogo

Assassin’s Creed Shadows: Tudo que sabemos sobre o jogo

Assassin's Creed Shadows está previsto para 15 de novembro de 2024, sendo o 14ª game principal da saga da Ubisoft e sucessor de “Mirage” lançado em 2023. Mesmo antes do lançamento, o game desenvolvido pela divisão “Quebec” já está sendo alvo de polêmicas e expectativas, e por isso, resolvemos reunir todas as informações que já temos.

1 – Misturando ficção e realidade

Assim como outros games da série, o Asssassin's Creed Shadows contará um enredo fictício dentro de elementos históricos. Dessa vez, a aventura se passa no Japão no ano de 1579, no final do período Sengoku, no contexto da luta entre a Irmandade dos Assassinos, que lutam pela paz e a liberdade, e a Ordem dos Templários, que desejam a paz por meio do controle.

Os jogadores poderão assumir a identidade de dois protagonistas: Naoe, uma mulher ninja, e Yasuke, um samurai africano inspirado em uma figura histórica. Cada um terá suas individualidades no gameplay, o que permitirá que as missões sejam abordadas de várias maneiras.

O game apresenta também a figura histórica Oda Nobunaga no auge de seu poder após sua vitória sobre o clã Takeda usando armas de fogo e arcabuz. Já entre os eventos históricos confirmados estão i ataque a Nobunaga à província de Iga em 1581, uma batalha significativa envolvendo o Iga Ikki, conhecido pelas artes ninjútsu.

2 – Polêmica com o protagonista histórico

O lançamento do primeiro trailer ocorreu no dia 15 de maio de 2024, repercutindo com algumas controvérsias de que a Ubisoft teria sido “infeliz” em escolher o Yasuke para ser o samurai jogável em Assassin's Creed Shadows ao invés de colocar um nativo. Isso porque a Ubisoft, até então, nunca colocou um protagonista asiático masculino, e a escolha pelo Yasuke seria um “desperdício”, já que o jogo se passa no Japão, mas o protagonista não é japonês.

Outros setores de fãs argumentaram nas redes sociais que a reclamação pela escolha do Yasuke é motivada pelo racismo, não havendo sentido em reclamar que um homem negro está ocupando o papel de um samurai, já que este personagem é oriundo de uma figura histórica, sendo conhecido.

Em resposta, a Ubisoft declarou que a escolha de Yasuke em Assassins's Creed Shadows veio porque eles queriam um personagem cuja história fosse “suficientemente aberta para permitir a criatividade”, considerando que a própria figura histórica é envolta de mistérios.

Já o diretor do game, Charles Benoit, disse que o protagonismo do Yasuke também se dá para os jogadores “descobrirem o Japão através dos olhos dele, os olhos de um estrangeiro”.

3 – Explorando o Japão

Até o fechamento desta matéria, foi confirmado que o game se passará em regiões como Kyoto, Kobe, Osaka e a província de Iga, com castelos historicamente precisos, como o de Takeda. A influência dos comerciantes portugueses e missionários jesuítas, que introduziram o cristianismo por lá, além da chegada de novas tecnologias também farão parte de Assassin's Creed Shadows.

O objetivo é fazer com que o jogador sinta que está interagindo com o Japão feudal, e a Ubisoft promete que está “caprichando nos detalhes” para que ele seja o “mais realista”. Por isso, a gameplay seguirá sendo uma mistura de ação com mundo aberto.

Essa é a primeira vez que um game da franquia se passará na “Terra do Sol Nascente”. Segundo o vice-presidente da franquia Assassin's Creed, Marc-Alexis Côté, o contexto de Assassin's Creed Shadows permitirá que os jogadores “explorem um dos cenários mais aguardados de todos os tempos”, nos permitindo “viver uma fantasia shinobi muito poderosa”.

4 – Gameplay inovadora, mas que mantém a essência

A Ubisoft declarou que Assassin's Creed Shadows mudará alguns elementos tradicionais da série. Ao jogar com o Yasuke, a jogabilidade será mais focada no estilo samurai e nas batalhas, enquanto com a Naoe o foco é no Stealth. A alternância entre os personagens para explorar o mundo e participar das missões serão semelhantes ao que acontece com Syndicate.

Quanto ao desbloqueio de torres e mapas, o Assassin's Creed Shadows se difere dos anteriores porque, mesmo após ativar um ponto de águia, você não poderá acessar todos imediatamente. As áreas destacadas aparecerão no seu mapa para você investigar, incentivando a exploração do mundo aberto.

5 – Desenvolvimento de Assassin's Creed Shadows

O game foi anunciado durante a Ubisoft Forward em setembro de 2022 sob o nome de Assassin's Creed: Codenome Red. Na época, a foi dito que este seria o primeiro de um terceiro período relacionado a mudanças na filosofia e designs para jogos futuros, como se ele fosse um “ponto de partida” para novas experiências.

Sabe-se também que o estúdio que está desenvolvendo, a Ubisoft Quebec, anteriormente esteve a frente de Assassin's Creed Odyssey e Assassin's Creed Syndicate. Já o Shadows em si, teve seu desenvolvimento iniciado logo após o lançamento de Assassin's Creed Valhalla.

Assassin's Creed Shadows será lançado no dia 15 de novembro de 2024 para o PlayStation  5, Windows, Xbox Series X/S e macOS.

Quem foi o Yasuke histórico?

Yasuke é o africano mais antigo a aparecer nos registros históricos do Japão, e das poucas informações que chegaram aos dias atuais sabe-se que ele viveu por lá por cerca de três anos: de 17 de agosto de 1579 a 21 de junho de 1582. O nome “Yasuke” foi dado por Oda Nobunaga, considerado o homem mais poderoso do Japão, mas seu verdadeiro batismo, data de nascimento, família, local exato de nascimento, idioma nativo e etnia permanecem um mistério.

Alguns historiadores apontam que Yasuke era um servo da Índia que chegou ao Japão quando o missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano peregrinava o mundo para difundir o cristianismo. Já outros afirmam que seu nascimento foi, provavelmente, ao leste da “África Português”, na região que hoje é conhecida por Moçambique.

Sabe-se também que no dia 27 de março de 1581, Yasuke acompanhou Valignano e Luís Fróis em uma viagem para uma audiência com Nobunaga e, enquanto eles estavam na capital Kyoto, houve um tumulto entre os habitantes locais que brigavam entre si para ver o Yasuke, derrubando a porta de uma residência jesuíta no processo e resultando em várias mortes e ferimentos involuntários.

Nesse contexto, Nobunaga ficou interessado em ver um “homem negro” que estava causando tanta curiosidade entre seu povo, convocando-o. Durante a reunião do quarteto, Nobunaga ficou impressionado com Yasuke, pedindo ao Valignano para o entregar a ele. Foi aqui ele passou a ter o nome pelo qual é conhecido, passou a se tornar um atendente e também se alistou ao exército japonês.

Em um momento posterior, Nobunaga levou Yasuke para o Castelo de Azuchi na Província de Omi. Durante o incidente de Honno-ji, Yasuke estava servindo Nobunaga, mas seu mestre acabou forçado a desistir da vida por seus inimigos, e o samurai africano foi capturado, só que posteriormente libertado. Ele foi tratado por missionários jesuítas e saiu do Japão, não havendo mais registros históricos sobre o que aconteceu com ele.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.