A série de jogos Assassin’s Creed nos possibilita conhecer um pouco mais da evolução da sociedade humana a partir dos cenários de jogo. Dito isso, seria muito interessante trazer a ordem cronológica da franquia para melhor entendimento.
Os jogos de Assassin's Creed em ordem cronológica
Bom, e obviamente, trouxemos uma lista cronológica de Assassin’s Creed para você conferir. Veja tudo abaixo.
1. Assassin's Creed Odyssey (431 a.C.–422 a.C.)
O cenário desse jogo se passa em 400 anos antes de qualquer outro jogo principal. Nele, você joga como Cassandra ou Alexios, que são os netos do rei de Esparta, Leonidas I. Odyssey é ambientado na Guerra do Peloponeso entre Esparta e Atenas e proporciona conhecermos várias figuras históricas super relevantes da época. Entre eles, você irá se deparar com Hipócrates, Sócrates e Platão.
O jogo ainda engloba parte da história sobre o período com sua mitologia. Então, apresenta algumas criaturas, como é o caso de Esfinge, o Ciclope e a Medusa. Obviamente, sendo o início de tudo, Odyssey se passa antes mesmo da formação das ordens dos Assassinos e dos Templários.
2. Origens de Assassin's Creed (49 a.C.–44 a.C.)
Origins é baseado no Egito Antigo, no momento em Ptolomeu XIII e Cleópatra estão reinando. Mesmo sua inspiração histórica abrangendo Roma e ao governo de Júlio César. É possível notar que muitas histórias de Assassin's Creed envolvem questões como vingança. Tudo isso para desenrolar em contos de grande escala de conspiração e entregar tudo no enredo.
O jogo segue basicamente uma ordem, que é :a morte do filho de Bayek e Aya para início da sua jornada. Porém, com o avanço da história é descoberto uma organização proto-templária chamada Ordem dos Antigos e forma os Ocultos, a primeira encarnação dos Assassinos.
3. Assassin's Creed Mirage (861–???)
Esse jogo tem lançamento previsto para 2023. Ou seja, Assassin's Creed Mirage é o próximo que vem por aí. Desta vez, o jogo não foca em um RPG de mundo aberto, o Mirage é uma aventura focada em furtividade que basicamente é feita como uma homenagem aos primeiros jogos Assassin's Creed. Portanto, é um jogo mais curto e mais baseado em narrativas do que as entradas recentes da série”.
Assassin's Creed Mirage gira em torno de Basim Ibn Ishaq, um garoto de de 17 anos, que é um ladrão com “visões de pesadelo” que viria a desempenhar um papel crítico em Assassin's Creed Valhalla. Mirage nos apresenta Basim, com a orientação de Roshan, fugindo de de Bagdá a caminho da fortaleza de Alamut, dos Ocultos.
4. Assassin's Creed Valhalla (872–878)
Valhalla de Assassin's Creed é a aventura da série na história e mitologia nórdica. Sem dúvidas, pode ser considerado o maior jogo da série. O tempo de jogo tem um total de 60 horas, 15 horas a mais que o segundo maior, Odyssey.
Do mesmo modo que Odyssey, Valhalla possui grande parte da hitória com foco na mitologia, apresentando personagens da vida real, como o Rei Harald Fairhair, Rei Aelfred, o Grande, Rollo, além de figuras mitológicas como Fenrir e Odin.O jogo mostra os Ocultos e a Ordem dos Antigos, enquanto equilibra o conto mais pessoal de Eivor e a peregrinação de seu clã.
5. Assassin's Creed (1191)
O primeiro Assassin's Creed se passa 300 anos depois de Valhalla. Este jogo nos apresenta o protagonista da série, que é o Altair Ibn'La-Ahad. Através desse jogo, Assassin's Creed garantiu o sucesso da franquia, disponibilizando bons elementos de jogabilidade que são fundamentais, como é o caso das escaladas e assassinatos. Ao mesmo tempo, lançou as bases para a narrativa Assassino-Templária.
Na história que antecede essa, mostra Altair indo atrás de nove Templários enquanto acontecia Terceira Cruzada. Então, história atual nos traz Desmond Miles e o moderno conflito entre Assassinos e Templários que ocorre em AC III.
6. Assassin's Creed II (1476–1499)
O jogo traz para gente o protagonista que ficou mais tempo na série, o Ezio Auditore da Firenze. Sabemos que ele é um dos favoritos dos fãs de Assassin's Creed. Toda a história de Ezio se passa em AC II de 2009 até AC: Revelations de 2011.
O enredo do jogo é o seguinte, Ezio quer vingar a morte de seu pai e irmão. Toda essa busca por vingança faz ele descobrir algo muito maior, e o coloca no centro da luta entre os Assassinos e os Templários. Assassin's Creed II oferece uma experiência aos jogadores por toda a Itália, de Florença ao Vaticano. Figuras históricas como Leonardo Da Vinci, Nicolau Maquiavel e o Papa Alexandre VI são abordadas.
7. Assassin's Creed: Brotherhood (1499–1507)
O jogo em questão vem depois de AC II. As consequências de AC II revelam um novo antagonista para o principal Ezio. Logo, ele precisa embarcar em mais uma de vingança, ao mesmo tempo que trabalha para reconstruir a enfraquecida Guilda dos Assassinos de Roma e recuperar a Maçã do Éden.
8. Assassin's Creed: Revelations (1511–1512)
Essa é a conclusão da trilogia Eziom, que possibilita a junção da narrativa do assassino italiano com seu antecessor, Altair. No jogo, um Ezio mais experiente vai para Constantinopla para achar a biblioteca escondida de Altair, que a princípio, continha uma sabedoria inestimável. Lá em Constantinopla, Ezio procura as chaves necessárias para abrir a biblioteca. No jogo em questão, o papel de Ezio na narrativa é revelado.
9. Assassin's Creed IV: Black Flag (1715–1722)
Esse jogo chega para introduzir a jogabilidade naval da série. É ambientado dois séculos após a trilogia de Ezio e cerca de 40 anos antes do Assassin's Creed III lançado anteriormente. Black Flag tem Edward Kenway como estrela. Ele é um pirata do século 18 e avô do protagonista de AC III, Connor Kenway. O jogo ainda mostra alguns conhecidos piratas da vida real da época, como Edward Thatch (Barba Negra), Benjamin Hornigold e Mary Read.
10. Assassin's Creed Rogue (1752–1760)
Esse jogo possui uma narrativa intermediária entre AC III e AC IV. A estrela do jogo é Shay Patrick Cormac. Ele é simplesmente um assassino irlandês-americano que agora é templário e procura um pedaço do Éden. O Grande Mestre Templário Haytham Kenway, que é o filho do protagonista de AC 4, Edward, e pai do protagonista de AC III, Connor, aparece também no decorrer da história.
11. Assassin's Creed III (1754–1783)
Seguindo uma sequência de 1754 sets durante o qual você joga como Haythem Kenway, Assassin's Creed 3 começa para valer com o filho de Haythem, Ratonhnhaké:ton, também conhecido como Connor. Situado em grande parte durante a Revolução Americana, Connor procura proteger sua tribo da guerra e o Grande Templo da Primeira Civilização dos Templários.
12. Assassin's Creed Unity (1789–1794)
Esse jogo mostra cenas que vão de 1307 até meados de 1900. Mas o jogo em si ele se passa na maior parte durante a Revolução Francesa que vai de 1789 a 1794. O jogo é estrelado pelo assassino francês Arno Dorian. Basicamente, ele se envolve no conflito entre Assassinos e Templários ao embarcar em mais uma busca por vingança. Você irá encontrar algumas figuras históricas, como Napoleão Bonaparte, Marquês de Sade e o rei Luís XVI.
13. Assassin's Creed Syndicate (1868)
Assassin's Creed Syndicate tem como protagonista Jacob e Evie Frye. Eles são assassinos gêmeos que livram Londres do controle dos Templários, ao mesmo tempo em que eles buscam um Pedaço do Éden. Há, de fato uma missão paralela que se estende na linha do tempo até a Primeira Guerra Mundial, porém, maior parte do Syndicate se passa em 1868. Algumas figuras históricas notáveis que você irá encontrar são: Alexander Graham Bell, Charles Darwin e, na sequência futura, Winston Churchill.
Para mais informações, continue acompanhando o Clube do Vídeo Game.