Batman Arkham Asylum: todas as missões secundárias do game

Batman Arkham Asylum: todas as missões secundárias do game

A franquia Batman Arkham foi um verdadeiro sucesso ao longo dos anos. O primeiro jogo da saga, Batman Arkham Asylum foi lançado em 2009 e impressionou tanto a comunidade gamer quanto os fãs mais assíduos do homem morcego em outras mídias. O principal fator que fez com que o título fosse um verdadeiro sucesso, foi a imersão criada na gameplay, que faz com que o jogador se sinta na pele de um dos maiores heróis da cultura pop, utilizando seus principais métodos de combate, com lutas dinâmicas e brutais, além de inserir outros elementos importantes, como a furtividade, permitindo que diversos inimigos sejam derrotados sem que o protagonista seja visto ou até mesmo a utilização de diversos gadjets que marcaram a mitologia do personagem ao longo dos anos, como os clássicos batarangs. Isso tudo, junto de uma história interessante e bem construída, fez com que Batman Arkham Asylum ficasse com uma nota média de 92 entre as avaliações da crítica especializada no Metacritic.

Ainda que o mundo aberto tenha se tornado um elemento mais presente nos futuros jogos da franquia, Batman Arkham Asylum ainda permite que o jogador atravesse as instalações do hospital psiquiátrico para onde os principais vilões do homem morcego vão após serem capturados. Com isso, ainda que tenha poucas tarefas além da história principal, com o Coringa fazendo uma rebelião no asilo e libertando a maior parte dos prisioneiros, o jogo permite que o jogador faça algumas missões secundárias, explorando diferentes locais do cenário do jogo, mostrando novos detalhes da mitologia do herói e de seus principais inimigos. Pensando nisso, separamos uma lista com as principais missões secundárias de Batman Arkham Asylum, do que cada uma delas se trata e como concluir essas tarefas.

 

Resolvendo as missões secundárias de Batman Arkham Asylum:

 

Missões do Charada 

00

A verdadeira “missão secundária” de Batman Arkham Asylum são os desafios propostos pelo Charada. As missões relacionadas ao vilão se tornaram um meme nas redes sociais, já que elas estão presentes em todos os títulos da franquia, e sendo consideradas uma das tarefas mais difíceis para conclusão de 100% do conteúdo dos jogos. Como o personagem é conhecido por ser um inimigo do homem morcego que utiliza de enigmas para cometer seus crimes e até mesmo dar pistas para ser capturado, as missões secundárias seguem esse mesmo estilo. Para derrotar o antagonista durante a jogatina, é preciso concluir uma série de charadas e, principalmente, coletar troféus espalhados pelo mapa com símbolo de ponto de interrogação, a maior marca de Edward Nigma.

Vale lembrar que na história de Batman Arkham Asylum, o Coringa, principal inimigo do herói, fez uma rebelião no hospital psiquiátrico onde a maior parte dos criminosos mentalmente insanos de Gotham City ficam após serem capturados. Desta forma, o Charada, que está entre os nomes mais famosos da galeria de vilões do Batman, também foi se tornou uma ameaça, porém diferente dos outros inimigos espalhados pelo Asilo, ele já está fora do local, escondido na própria cidade. Desta forma, para evitar que problemas maiores aconteçam além da própria fuga em massa acontecendo no manicômio, é necessário saber a localização de Edward o mais rápido possível, para coloca-lo de volta atrás das grades mais uma vez. A única maneira de fazer isso é seguindo seu plano e resolvendo seus enigmas e desafios para poder identificar sua localização real e mandar para polícia.

Há pouco para se dizer sobre como resolver as missões do Charada, principalmente por serem muito extensas, com diversas tarefas diferentes para serem feitas. As mais fáceis e divertidas entre os desafios do vilão são as próprias charadas, em que o Batman recebe algumas frases relacionadas a lugares ou objetos que podem ser achados pelo Asilo Arkham, e assim que utiliza um aparelho de sua visão tecnológica, pode scanear o local e resolver o enigma proposto. A dificuldade aqui está em entender o que o antagonista deseja, com muitas desses problemas tendo relação direta com a mitologia do homem morcego, o que também pode ajudar alguns que não conhecem tanto sobre a história do personagem a entender um pouco melhor de curiosidades relacionadas a ele.

A parte realmente mais complicada e cansativa relacionada as missões do Charada, não apenas em Batman Arkham Asylum, mas em todos os games da franquia, são os troféus com o símbolo do vilão espalhados pelo mapa, que podem dar trabalho não apenas na resolução do puzzle, mas até mesmo para encontra-los. Para isso, é necessário interrogar alguns capangas que trabalham junto do vilão e irão revelar algumas localizações. Ainda assim, para solucionar os desafios, será necessário utilizar alguns dos principais itens do cinto de utilidades do protagonista. Como os troféus do Charada estão espalhados em grande quantidade, e para atingir 100% do jogo é necessário encontrar todos, recomendamos que os jogadores busquem suas soluções na internet quando estiverem presos em algum deles, já que a maior parte dos segredos está disponível no YouTube.

Ainda que seja uma missão gratificante de ser concluída, principalmente por sua dificuldade e demora para chegar até o final, o desfecho da jornada para capturar o Charada em Batman Arkham Asylum pode não ser tão gratificante para alguns jogadores. O game é marcado por ter algumas das melhores batalhas da franquia, com o homem morcego derrotando alguns de seus principais inimigos, seja usando suas habilidades físicas, furtivas ou intelectuais. No entanto, como o vilão não está no Asilo em si, mas na cidade, escondido, o Batman nunca chega a se encontrar pessoalmente com ele, não dando a chance nem mesmo do jogador assistir sua prisão. Após a conclusão da missão, toda derrota de Edward se passa através de um áudio. Ainda assim, é possível encontrar a sela em que ele ficava preso no hospital psiquiátrico, como um easter egg.

 

Espírito de Arkham 

Batman Arkham Asylum Quincy Sharp

Muito parecida com a missão do Charada em si, principalmente com os enigmas que o jogador precisa resolver pelo Asilo, essa é uma missão interessante e que ajuda a entender a história do jogo como um todo, não apenas dos eventos que se passam em relação ao Coringa, mas ao próprio hospital psiquiátrico tão presente na mitologia do Batman. Para concluir essa missão, é necessário encontrar algumas placas com conteúdos escritos relacionados a um mistério inserido na história do game: o Espírito de Arkham. Após achar as placas de pedra, é necessário usar o mecanismo da visão do homem morcego para scanear o conteúdo, como foi feito várias vezes com os enigmas espalhados pelo mapa. Após esse processo, o jogo irá disponibilizar o conteúdo escrito em cada uma das placas, o que irá revelar, pouco a pouco, a história por trás dessa missão secundária.

A missão do Espírito de Arkham mostra não apenas acontecimentos recentes, mas também revela elementos do passado do Asilo Arkham, falando mais sobre o próprio Amadeus Arkham, fundador do hospital psiquiátrico e que, após matar seu primeiro paciente, foi internado no asilo que ele mesmo criou. A história trágica ganha mais detalhes conforme o jogador avança e faz com que o Batman ache novas placas espalhadas pelo local. Entretanto, a situação não para por aí, já que todas as mensagens estão sendo escritas supostamente pelo próprio espírito do fundados do hospital, um mistério que se intensifica conforme se avança nele e mostra que mais alguém relacionado a administração do asilo pode ter enlouquecido. No final da missão, é revelado que o nome por trás de todas aquelas mensagens é Quincy Sharp, atual diretor do Asilo Arkham e futuro prefeito de Gotham City. Infelizmente, essa trama não é desenvolvida ao longo do futuro da franquia.