Batman Arkham Knight é o último jogo da franquia Arkham, uma das mais amadas do mundo dos games. A saga trabalha o universo do homem-morcego e busca fazer o jogador sentir a imersão de enfrentar o mundo do crime em Gotham City, uma das cidades mais perigosas dos Estados Unidos. Na história do jogo, o Batman enfrenta o Espantalho, um inimigo já presente na franquia, mas que volta ainda mais forte para aterrorizar a cidade com seu gás do medo. Além disso, outro vilão aparece para enfrentar o protagonista, chamado de Cavaleiro de Arkham, ele aparenta ser uma figura misteriosa do passado do herói.
A franquia ficou conhecida por explorar ao máximo a mitologia do Batman, contando histórias que inserem não apenas os principais aliados do homem-morcego, mas também os grandes vilões já conhecidos da extensa galeria de inimigos do personagem. Com Arkham Knight não poderia ser diferente, além da história principal, o game conta com diversas missões secundárias que incluem novos personagens na aventura. Ainda assim, o universo da DC é muito vasto, principalmente quando se trata do maior detetive do mundo e, como era de se esperar, o game tem algumas expansões. Para saber quais valem a pena jogar primeiro, reunimos as principais informações sobre cada uma delas.
Confira todas as expansões de Batman Arkham Knight:
Matter of Family
Barbara Gordon, a Batgirl, tem um papel fundamental para história de Batman Arkham Knight. A personagem ganhou mais destaque durante o encerramento da franquia, ainda que ela não combata mais o crime de forma tão direta quanto antes. Isso se deve ao fato de que o universo dos games utilizou elementos da história em quadrinhos “A Piada Mortal”, na qual Barbara é ferida pelo Coringa e fica paraplégica. Impossibilitada de andar, a ajudante utiliza sua inteligência para ajudar o homem-morcego a distância, utilizando a tecnologia avançada e seus conhecimentos forenses sob o codinome de Oráculo.
Embora a Oráculo seja uma personagem interessante, muitos fãs têm curiosidade para ver a filha do Comissário Gordon vestindo a roupa de Batgirl e enfrentando o crime em Gotham com seus próprios punhos. A DLC “Matter of Family” mostra exatamente isso, em uma aventura que antecede os eventos de Batman Arkham Asylum e utiliza uma das ajudantes mais famosas do mundo dos super-herois para contar uma história interessante sem seu principal protagonista.
A expansão volta a colocar o Coringa como principal antagonista. Na história, o palhaço príncipe do crime de Gotham sequestrou o Comissário Gordon, pai da Batgirl. A situação, como o próprio nome da DLC insinua, se transforma em algo pessoal para heroína, que busca salvar Gordon em um parque de diversões abandonado. O estilo de luta de Barbara é diferente do utilizado nas gameplays com o Batman. Aqui, a agilidade ocupa o lugar da força bruta constante, além da tecnologia já ter um papel presente. Além disso, o Robin também está presente na aventura.
A história da Arlequina
Em um prelúdio de Arkham Knight, o jogador tem a oportunidade de encarnar a Arlequina, uma das maiores e mais famosas vilãs do Batman. A expansão coloca novos modos de derrotar os inimigos com as diferentes armas da palhaça. Na história, a vilã precisa invadir a delegacia de Blüdhaven, cidade próxima a Gotham, para libertar outra inimiga conhecida dos fãs, a Hera Venenosa. A DLC ainda conta com a participação especial do Pinguim.
A história do Capuz Vermelho
Essa DLC tem relação direta com o modo história de Arkham Knight, portanto, a partir de agora haverão spoilers. Aqueles que terminaram a trama, já descobriram que o Cavaleiro de Arkham se trata de Jason Todd, um antigo aliado de Batman que vestia o manto de Robin. Até então, o cavaleiro das trevas acreditava que Jason havia morrido pelas mãos do Coringa, porém durante o jogo é descoberto que tudo foi uma armação do palhaço. Após o protagonista convencer seu antigo amigo a deixar a vida no mundo do crime, ele assume uma nova identidade como Capuz Vermelho.
Utilizando um capacete super tecnológico, o personagem busca combater o mundo do crime, mas de maneiras não muito convencionais. Jason Todd, tanto nos quadrinhos quanto no game, é considerado um anti-herói. Ainda que suas intenções sejam boas, ele utiliza de armas para combater a criminalidade e na maior parte das vezes, mata seus inimigos. O nome que o Capuz Vermelho busca em sua história é um grande mafioso de Gotham que já apareceu anteriormente na franquia, o Máscara Negra.
Bloqueio do DPGC
A DLC Bloqueio ao DPGC se passa após os eventos de Batman Arkham Kngiht, portanto é recomendado que o jogador só teste ela após terminar a história principal do game. Com o final do herói principal deixado praticamente em aberto após o fim do game, o conteúdo adicional aproveita para trabalhar a história do Asa Noturna, um dos personagens mais importantes dentro do universo do morcego e um dos mais aptos a vestir o manto quando Bruce Wayne não puder mais.
Dick Grayson, o nome por trás da máscara de Asa Noturna, tem uma história de longa data com o Batman, tendo sido o primeiro Robin a ajudar o super-herói a combater o crime em Gotham City após perder sua família em um assassinato. Após o treinamento pesado e passar anos como um sidekick, Grayson seguiu sua carreira solo. A história da expansão volta a mostrar o Pinguim, um dos principais vilões da DC, tentando fugir da prisão. Cabe então ao herói usar suas habilidades para impedi-lo.
Cara ou Coroa
Com tantos personagens da Bat-Família ganhando suas próprias missões, não poderia faltar uma aventura com o parceiro mais famoso do Batman, o Robin. Quem veste o manto do sidekick na história é Tim Drake. Na trama, o sidekick, que está agindo sozinho após o fim de Arkham Knight, descobre uma operação de lavagem de dinheiro comandada pelo Duas Caras e cabe ao herói impedir o vilão de continuar suas práticas criminosas. Como mostrado no fim da história principal, Tim se casou com Barbara, que participa da DLC agindo como Oráculo.
A Vingança da Mulher Gato
Na DLC A Vingança da Mulher Gato, como o próprio nome sugere, será possível jogar com Selina Kyle, uma das principais personagens do universo do morcego. Na história principal de Arkham Knight, a ladra é sequestrada pelo Charada para chamar a atenção do Batman e o obrigar a resolver seus enigmas e desafios espalhados pelo mapa. Na expansão, a Mulher Gato quer vingança pelo que o vilão fez com ela. O combate aqui também é um pouco diferente, dando destaque a agilidade e furtividade da personagem.
Época da Infâmia: Mais Procurados
Com tantas DLCs em que os jogadores controlam outros personagens da Bat-Família, boa parte dos fãs sentiram falta de voltar a vestir o capuz do cavaleiro das trevas. No final de 2015, Rocksteady entregou um novo conteúdo adicional em que os gamers puderam voltar a jogar com o Batman. Como mencionado, a galeria de vilões do herói é uma das mais completas, e “Época da Infâmia: Mais Procurados serve para explorar um pouco mais desses personagens com 4 novas histórias. Até então, a franquia Arkham deixou algumas pontas soltas em games anteriores, e além de colocar novos inimigos, o conteúdo também responde algumas das dúvidas que ficaram no ar.
Uma das 4 missões liberadas por Época da Infâmia tem como vilão o Victor Fries, o Sr. Frio. O cientista especializado em criogenia é um nome já conhecido para os fãs da franquia, tendo tido uma participação importante em Arkham City, em que o seu futuro ficou sem respostas. Sua história é chamada de Despertar Gélido e na trama, a esposa doente do personagem foi sequestrada e cabe ao Batman resgata-la.
A missão Guerra das Sombras volta a responder perguntas deixadas para trás nos últimos jogos da franquia. Dessa vez, o vilão que dá as caras novamente é Ra's Al Ghu. O inimigo do homem-morcego havia, supostamente, morrido em Arkham City. No entanto, caso o jogador volte para o local em que se corpo estava, ele não pode mais ser encontrado, e levando em consideração que ressurreição está entre as principais marcas do personagem, os fãs criaram suas teorias. A DLC mostra que de fato Ra's não morreu, mas coloca uma decisão importante nas mãos do maior detetive do mundo.
O Chapeleiro Louco é um dos principais inimigos do Batman na série Arkham, mas justamente no jogo que deveria encerrar a franquia, ele não teve nenhuma missão secundária. Na DLC, Jervis Tetch volta a dar as caras através da missão País das Maravilhas. Na história, o cavaleiro das trevas volta a enfrentar o Chapeleiro tendo que escapar de sua armadilha mental, assim como nos outros games em que o vilão deu as caras e tentou prender o herói.
Por fim, Época da Infâmia também traz de volta outro vilão muitas vezes presentes nos jogos anteriores da saga: o Crocodilo. Na história da missão Abaixo da Superfície, uma prisão em forma de dirigível chamada Iron Heights caí em Gotham e o homem-morcego precisa investigar. Chegando lá, é descoberto que o vilão com aparência de réptil tem relação com tudo que está acontecendo. O Asa Noturna também participa da aventura.
Outros conteúdos adicionais
Vale ressaltar que existem outros conteúdos adicionais disponíveis para compra. Esses pacotes não contém novas histórias, mas pode agradar os jogadores que gostam de alterar os visuais do jogo. Os pacotes de expansão contam com diferentes skins para o Batman, a Mulher Gato, o Asa Noturna, entre outros personagens jogáveis, além de contar com novos visuais para o Batmovel.