Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC

Você já jogou Brasfoot? Esta é uma série de jogos de gerenciamento de clubes de futebol desenvolvido por um brasileiro, sendo o mais bem-sucedido devido a sua simplicidade.

O objetivo é se tornar um grande treinador, administrando a equipe de modo tático e financeiro, e ele está disponível para download gratuitamente a demonstração em seu site oficial.

O primeiro game foi desenvolvido por Emmanuel dos Santos em 2003, em uma época em que ele cursava Ciência da Computação. A ideia era ser um projeto pra ele e os amigos, mas graças a popularidade boca-a-boca, o Brasfoot foi se expandindo.

Curiosamente, Emmanuel dos Santos programa o game sozinho até hoje, apesar de ter uma equipe de beta-testers que o ajuda.

“O objetivo com o jogo nunca foi o lucro”, disse Emmanuel dos Santos em uma entrevista ao UOL Esporte. “A nossa ideia era que o jogo servisse como um espaço de sociabilidade presencial. Temos, ao longo desses anos, inúmeros relatos de gente que se reunia para jogar no modo de múltiplos técnicos”, disse o desenvolvedor em outro momento.

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC
Brasfoot é um projeto que começou como um simples hobby, mas acabou ganhando grande popularidade no Brasil na década de 2000 (Foto: Reprodução)

Na época, ele queria desenvolver uma versão nacional de um game chamado Elifoot, criado em Portugal e que tinha uma opção leve e simplificada de simulador de futebol.

No entanto, esse game era “simples demais”, enquanto outros simuladores como Football Manager ou Championship Manager eram mais pesados e detalhistas, e ele queria um “caminho do meio” entre ambos.

Por simular o gerenciamento de um time, o Brasfoot propõe que o jogador escolha um clube, podendo ser de ligas nacionais ou internacionais, podendo ser grandes ou pequenos.

Entre as principais áreas de gerenciamento estão o elenco, onde o jogador pode ver todos os jogadores do time, habilidades, entre outras coisas; financeiro, onde você gerencia despesas, salários e patrocínios; táticas, onde o jogador define a formação de estratégias e as partidas, onde literalmente ocorrem os jogos.

No game você deve saber realizar contratações e vendas inteligentes, treinar para melhorar as habilidades dos jogadores para desenvolvê-los de modo técnico, físico e tático. A moral também existe em várias edições de jogo, já que o prestígio dos jogadores também afeta o bom desempenho no campo.

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC
Brasfoot é atualizado anualmente até hoje (Foto: Reprodução)

Outro ponto é controlar o preço dos ingressos e ampliar o estádio e, caso o jogador tenha bons resultados, ele pode ser chamado para treinar equipes melhores, ou caso não, ele pode ser demitido e deverá ir para clubes mais fracos.

Cada um dos jogadores do clube tem um valor de força que diminui a medida que ele envelhece, tendo duas características de destaque entre dez possíveis.

O download é gratuito, mas há uma versão registrada que ativa algumas opções extras, como acesso a todas as ligas do Brasil, além de ganhar um login e senha para uma área reservada de sócios.

Outro ponto é que o Brasfoot também oferece um editor para que os próprios jogadores criem, editem e excluam times, sendo algo equivalente aos mods.

“O ‘Brasfoot' tem um sistema de bancos de dados aberto”, disse Emmanuel ao UOL, “Então, os times e jogadores são criados pelos próprios usuários. Isso ajudou bastante na popularização do jogo, uma vez que permite a completa personalização. As escolhas e preferências dos times não dependem de quem criou o sistema”.

O último game, Brasfoot 22-23, traz novas fórmulas de campeonatos internacionais e nacionais, ranking de seleções, torneios amistosos, eliminatórias com todos os países, novos limites de elenco, liga das nações, aumento do banco de reservas e do número de substituições, gerador de nomes aperfeiçoado, novos sistemas de rebaixamento com payoffs, entre outras mudanças.

Nos últimos tempos, Emmanuel também lançou uma versão de Brasfoot para Android, funcionando de modo bem semelhante a de PC.

Jogos parecidos com Brasfoot

E não é só o Brasfoot que é um game de gerenciamento esportivo! Confira algumas alternativas.

Elifoot

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC
Elifoot foi a principal inspiração para o desenvolvimento de Brasfoot (Foto: Reprodução)

E o game que inspirou o próprio Brasfoot não podia faltar nessa lista. O Elifoot é um jogo de computador criado por André Elias, em Portugal, e nele você deve gerenciar uma equipe de futebol também.

A primeira versão chegou em 1987 ao ZX Spectrum, e é”o pai dos managers”, já que foi o primeiro game do gênero para computador acessível a todos e também com suporte multiplayer.

Football Manager

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC
Football Manager é o jogo de gerenciamento de futebol mais popular do mundo (Foto: Reprodução)

Provavelmente o mais conhecido, o Football Manager começou com o título de Championship Manager, e é uma franquia da SEGA desenvolvida pela Sports Interactive.

Este é um game reconhecido por clubes de futebol da vida real para usar como fonte para observar jogadores devido a sua riqueza de conteúdo e complexidade.

Soccer Manager

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC
Soccer Manager é mais uma alternativa entre os jogos de gerenciamento de futebol (Foto: Reprodução)

Outro game de gerenciamento de futebol, ele é uma excelente alternativa ao Brasfoot por ser gratuito. Soccer Manager propõe você controlar todos os aspectos do clube, desde o planejamento de sessões, desenvolvimento das instalações do clube, entre outros.

As suas atitudes em Soccer Manager afetam a atitude da diretoria, dos jogadores e até mesmo torcedores, e os times e jogadores de futebol são gerados a partir do extenso banco de dados da comunidade online.

Cockpit Manager

Brasfoot: conheça o tão popular jogo de futebol para PC
Cockpit Manager também é conhecido como o “Brasfoot de Fórmula 1” (Foto: Reprodução)

Também conhecido como o “Brasfoot da Fórmula 1”, o Cockpit Manager também foi feito por brasileiros. Ele consiste em gerenciar uma das 11 equipes de Fórmula 1, ou uma criada pelo jogador, em cada temporada escolhida.

O jogador controla todos os aspectos da equipe, como patrocinadores, contratação de pilotos, fechamento de contratos, desenvolvimento do carro, e planeja a melhor estratégia para a corrida.

A temporada padrão de Fórmula 1 é a de 2014, mas o game também permite que o jogador acesse outras temporadas, incluindo a de 1976, 1991, 2000 e 2013.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.