Call of Duty: Evolução e Legado

Call of Duty: Evolução e Legado

No início do ano, o jornalista Jason Schreier, do Bloomberg, vazou a informação de que o próximo Call of Duty será uma continuação de Modern Warfare II, lançado em 2022 Já no último dia 9 de agosto saiu o primeiro trailer confirmando o forte rumor: Call of Duty Modern Warfare III é anunciado oficialmente.

A Activision também confirma que mais detalhes sairão no dia 17 de agosto e que o jogo em si chega no dia 10 de novembro. Pensando nisso, nada mais justo que explorarmos algumas curiosidades sobre a série um pouco sobre a franquia em geral.

O QUE AGUARDAMOS COM MODERN WARFARE III? 

Até o fechamento desta matéria, ainda não há muitas informações sobre o título, mas a expectativas é que ele siga a mesma linha de jogos anteriores, contando com o modo para um jogador contando a história de personagens como o capitão Price, Sopa e Ghost, personagens icônicos da franquia.

Além disso, espera-se que o título também tenha servidores mais estáveis quanto ao modo multiplayer, sendo um dos pontos mais criticados do segundo, e que não lancem com pouco conteúdo como aconteceu com seu antecessor.

Do resto, espera-se que o novo título atualize e aprimore a experiência já conhecida, com gráficos “de ponta” e trazendo novidades no gameplay.

COMO SURGIU CALL OF DUTY?

Em 2003, a recém-formada Infinity Ward decidiu criar um jogo de tiro em primeira pessoa que prestasse uma homenagem aos heróis da Segunda Guerra Mundial, baseando-se no sucesso de Medal of Honor, que tinha vários desenvolvedores de CoD, ajudando a “moldar” o que veio a ser.

A ideia dessa vez era que os jogadores escolhessem uma campanha americana, britânica ou soviética, não se limitando a apenas uma perspectiva como era tradição em jogos do gênero na época, e que a experiência tivesse mais ênfase na jogatina em conjunto. O objetivo era capturar a diversidade de visões e transmitir, nos videogames, a experiência da intensidade do conflito global. Por essa razão, todas as armas e veículos foram baseados no evento histórico, sendo que vários games usam nomes de código reais baseados em projetos militares ou operações secretas.

Lançado no dia 29 de outubro de 2003 para diversas plataformas, o game foi sucesso instantâneo de público e crítica, ganhando vários prêmios e vendendo cerca de 4,5 milhões de cópias. Entre os elogios mais comuns estão a inovação, trilha sonora composta por Michael Giacchino e o modo multiplayer divertido. Curiosamente, a engine utilizada foi a id Tech 3, a mesma de Quake III Arena, porém altamente modificada.

Já o segundo jogo pegou a fórmula do primeiro, porém aprimorando e expandindo, sendo outro grande sucesso. Em 2007, surgiu a primeira subsérie de Call of Duty, o Modern Warfare, que como o nome sugere, transporta os jogadores para cenários modernos e introduz uma jogabilidade ainda mais focada em ação.

De lá pra cá houve diversos lançamentos e ramificações em sub-séries,cada uma explorando diferentes épocas e estilos de combate. Call of Duty: World at War voltou às raízes da Segunda Guerra Mundial, explorando o Pacífico e o front oriental. Call of Duty: Black Ops já se baseia na Guerra Fria, misturando elementos históricos e fictícios. Já Advanced Warfare introduziu exoesqueletos e tecnologias avançadas, enquanto títulos subsequentes como Infinite Warfare e Black Ops III exploraram viagens espaciais e combate em gravidade zero.

REVOLUCIONANDO O MODO MULTIPLAYER

Uma das maiores influências do Call of Duty é o modo para vários jogadores, já que ele é acessível e altamente variado, rendendo também grande popularidade no cenário E-Sports. A estrutura das fases, sistemas de progressão e desbloqueio de armas e equipamentos incentivam os jogadores a continuar jogando e aperfeiçoando suas táticas.

Entre os elogios mais comuns estão a variedade de modos e mapas, já que desde os tradicionais modos de equipe até os inovadores jogos Battle Royale como Warzone, a série oferece uma gama diversificada de opções para os jogadores explorarem.

O componente social é outro elemento frequentemente citado para o modo multiplayer ser tão bem-sucedido na franquia, já que os amigos podem se unir em combates épicos ou que jogadores formem novas amizades online.

LEGADO E E-SPORTS

Além do modo multiplayer, o Call of Duty também é considerado um dos “pilares” que definiu o gênero de “tiro em primeira pessoa” moderno, já que ele foi pioneiro em trazer uma narrativa cinematográfica e muito mais elaborada quando comparado a seus contemporâneos.

Outro pioneirismo foi no já citado e-Sports, já que eles entraram em 2006 com o Call of Duty 4: Modern Warfare e se perpetuam até hoje. Os jogadores podem competir em escadas (ladders) ou torneios. As escadas são divididas em várias sub-escadas, como a escada de solos, escada de duplas, escada de equipe (3v3 – 6v6) e escada de equipe hardcore (3v3 – 6v6). A diferença entre a escada de equipe regular e a escada de equipe hardcore são as configurações do jogo e, portanto, uma diferenciação de regras. Vencer partidas de escada em um site competitivo recompensa o usuário com pontos de experiência que se acumulam para dar a eles uma classificação geral.

Os torneios oferecidos nesses sites proporcionam aos jogadores a oportunidade de ganhar prêmios em dinheiro e troféus. Os troféus são registrados e salvos no perfil do jogador quando eles ganham um torneio, e o dinheiro do prêmio é depositado em sua conta bancária. Call of Duty: Ghosts foi o jogo mais disputado em termos de competição em 2014, com uma média de 15.000 equipes participando a cada temporada.

Nas últimas 6 temporadas de CoD competitivo, a Full Sail University sediou um sorteio de prêmios, dando U$2,500 (cerca de R$ 12,100 na atual cotação) à principal equipe a cada temporada. As outras escadas distribuem créditos e medalhas registradas nos perfis dos jogadores. Já o maior torneio de Call of Duty realizado até o fechamento desta matéria foi o Call of Duty: Experience 2011, um torneio feito para promover o Call of Duty: Modern Warfare III original, atraindo milhares de participantes, sessões de jogo e diversas atividades interativas.