A cobra vai fumar…
Nesta sexta-feira (1), a Activision anunciou que a partir de amanhã, os jogadores de Call of Duty poderão adquirir o operador brasileiro Gustavo dos Santos – através de um pacote do personagem na loja dos jogos COD: Vanguard e Warzone.
O soldado pertence a Força Expedicionária Brasileira, força militar enviada pelo Brasil à Europa para lutar ao lado dos Aliados, contra o Eixo, na Segunda Guerra Mundial. Uma curiosidade interessante é que é daí que vem a expressão “a cobra vai fumar”. Na época, dizia-se que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra. Quando as tropas brasileiras foram enviadas à Itália, a expressão “a cobra vai fumar” entrou para o vocabulário do país. Além disso, os soldados da FEB utilizaram o desenho de uma cobra fumante como seu símbolo. Gustavo do Santos chega a Call of Duty, prometendo fazer a cobra fumar.
O blog oficial do game revela que Gustavo dos Santos ajudou na tomada do Monte Castello, última linha das defesas nazistas no norte da Itália. A FEB havia enviado cerca de 25 mil soldados para o país europeu para lutarem junto ao Exército Americano de modo a romper a “linha gótica”, estratégia de defesa do exército germânico. A vitória do Exército Brasileiro contra os soldados alemães foi um marco e os combatentes foram reconhecidos pelos inimigos e pelos aliados.