Call of Duty Warzone Mobile: a nova incursão da franquia nos dispositivos móveis
Call of Duty é uma franquia de sucesso evidente: a série de jogos de tiro em primeira pessoa distribuída pela Activision já soma pelo menos duas dezenas de títulos produzidos por desenvolvedoras diversas; e desde o Call of Duty 2, de 2005, ainda não se passou um único ano em que a série não recebesse um novo título.
Mas o que nos ocupa neste artigo é a nova incursão da franquia no disputado território dos battle royales em dispositivos móveis: Call of Duty Warzone Mobile inicialmente foi anunciado para 2023, mas foi adiado, proliferando entre quem aguarda o game duvidas que vão de quando ele será finalmente lançado aos requisitos mínimos que ele exigirá para rodar satisfatoriamente.
Este artigo existe para você saber as respostas para estas e várias outras perguntas, começando pelos…
Modos de jogo e jogabilidade: como vai ser Call of Duty Warzone Mobile?
Call of Duty Mobile, de 2019, foi um sucesso nos dispositivos móveis; e o Call of Duty Warzone, um battle royale de 2020, obteve êxito nos consoles e PCs.
Daí não parecer estranho que a Activision tivesse a ideia de juntar os dois conceitos: Call of Duty Warzone Mobile será um jogo de tiro em primeira pessoa com modo battle royale para dispositivos móveis com os sistemas Android e IOS.
Com essa concepção, Call of Duty Warzone Mobile carrega a promessa de acomodar de maneira inequívoca a identidade da franquia numa jogabilidade touchscreen, ao mesmo tempo em que entrega uma experiência de battle royale boa o bastante para fazer frente à dura concorrência nesse tipo de jogo nos dispositivos móveis.
Dar ao publico uma experiência familiar de FPS que funciona muito bem com teclado e mouse e é adaptável a controles numa nova plataforma que traz o desafio de traduzir, simplificar e otimizar para uma tela sensível ao toque uma jogabilidade que deve manter reconhecível a sensação de estar jogando Call of Duty.
Resumindo de modo grosseiro: Call of Duty Mobile Warzone promete enfiar em um smartphone um jogo digno do nome da franquia.
O game tenta dar conta dessa tarefa oferecendo ao jogador mecânicas opcionais para amenizar os prováveis percalços de jogar um game de tiro numa tela sensível ao toque.
Essas mecânicas incluem coisas como tiro automático, salto sobre obstáculos, travamento do comando de correr e botões que surgem na tela para cumprir ações específicas a um toque quando surge a oportunidade, como subir escadas longas, por exemplo.
Porém Call of Duty Warzone Mobile tenta manter uma interface de usuário intuitiva e facilmente compreensível: basicamente você toca no lado esquerdo da tela para mover seu personagem e no lado direito para mover a câmera. No lado direito encontram-se ainda botões diferentes para atirar, correr e equipar blindagem.
A ideia de usar a mão esquerda para se mover e a direita para controlar a câmera começa a se tornar intuitiva em poucos momentos de jogo; ainda que a maestria desses comandos envolva uma curva de aprendizagem cujo tamanho depende de quão acostumado o usuário está a usar telas sensíveis ao toque em jogos.
Há quem defenda que esse não é um problema para as gerações mais novas, acostumadas com telas de toque desde tenra idade: jovens jogadores para quem a fluência em jogabilidade touchscreen seria quase uma “segunda natureza”. Ao contrário dos tios e tias nascidos nos anos 80 e 90, que necessitam de um pouco mais de tempo para se acostumar a esse tipo de jogabilidade.
O assunto é controverso, mas, seja como for, a jogabilidade de Call of Duty Warzone Mobile segue sendo polida para funcionar bem nos seus três modos de jogo:
-
Battle Royale
O modo battle royale, que promete ser o grande atrativo de Call of Duty Warzone Mobile, segue as principais convenções do gênero mantendo reconhecível o fato de se estar jogando um Call of Duty.
O personagem do jogador é atirado junto com até 119 outros combatentes num mapa cujo espaço se contrai enquanto ele tenta encontrar itens, resistir e combater outros jogadores até que reste apenas um ou uma equipe de pé.
Mas tanto a jogabilidade como os mapas em que tudo isso se dá carregam a marca de um Call of Duty. Entre os mapas está inclusive o velho Verdansk: uma versão rediviva do mapa clássico que fará antigos jogadores se sentirem em casa sem ficar devendo nada aos novatos na franquia na medida em que o game entrega uma experiência eletrizante de battle royale.
Esse modo de jogo envolve ainda a opção de jogar em equipes de dois, três ou quatro jogadores, além do clássico modelo cada um por si.
Mas, embora talvez seja o carro chefe do game, Battle Royale não é o único modo de Call of Duty Warzone Mobile.
-
Modos clássicos em Call of Duty Warzone Mobile: Domination e Team Deathmatch.
Em Call of Duty Warzone Mobile a identidade da franquia não está presente apenas na jogabilidade em si do battle royale ou nos mapas: os modos “clássicos” da série se fazem presentes com o Domination, em que um as equipes tentam dominar pontos de controle no mapa, e o Team Deathmatch, em que as equipes buscam eliminar as outras.
Estes modos estão disponíveis em equipes de 6 jogadores, e colocam à prova a jogabilidade básica de Call of Duty Warzone Mobile : na dinâmica frenética desses modos clássicos fica um pouco mais claro que o suporte a controles poderia ajudar muitos jogadores a terem uma experiência mais próxima ao que os Call of Duty de PC e consoles conseguem entregar.
Mas isso de modo algum quer dizer que a experiência touchscreen seja ruim nesses modos: apesar de forçar seus limites, a jogabilidade touchscreen de Call of Duty Mobile Warzone nos seus modos clássicos ainda é competente, divertida e pode inclusive servir como um bom treino para chegar afiado no modo battle royale.
Mas Call of Duty Warzone Mobile compartilha mais que a jogabilidade entre seus modos e alcança outros jogos da franquia…
Passe de batalha e integração de Call of Duty Mobile Warzone
Call of Duty Warzone Mobile foi pensado para incluir em si a possibilidade de formar um trio com os Call of Duty Modern Warfare 2 e Warzone 2.0 através da partilha do mesmo Passe de Batalha e da progressão cruzada de armas entre os três jogos.
Com isso Call of Duty Warzone Mobile surge como opção portátil de ganhar experiência e vantagens partilhadas entre os três jogos (e as reciprocas são verdadeiras!).
Mas, agora que você já tem uma boa ideia de como vai ser Call of Duty Mobile Warzone, resta uma boa pergunta…
“Vai rodar no meu smartphone?” os requisitos mínimos de Call of Duty Mobile Warzone.
Sem delongas, seguem os requisitos mínimos para rodar Call of Duty Mobile Warzone:
iOS / iPadOS
- Sistema Operacional – iOS 16.0 (or iPadOS 16.0) ou posterior
- Dispositivo / GPU – iPhone 8 ou superior
- RAM – 4 GB ou mais
- Tamanho – 3.9 GB
Android
- Sistema Operacional – Android 10 ou superior
- GPU – Adreno 618 ou superior
- RAM – 6 GB ou mais
Mas, afinal de contas, quando Call of Duty Warzone Mobile será lançado?
A atual data prevista para o lançamento de Call of Duty Warzone Mobile é imprecisa.
A princípio, em setembro de 2022, quando o jogo foi anunciado pela primeira vez, a previsão de lançamento era para o outono (no hemisfério norte) deste ano de 2023 que vai se encerrando.
Agora a Activision promete o game para “a primavera de 2024”; considerando que a empresa se refere à primavera do hemisfério norte, aguarda-se o lançamento do jogo para algum ponto entre março e junho de 2024.
A Activision argumenta que esse adiamento se deve ao “polimento” do jogo que já envolve as desenvolvedoras Beenox, Digital Legends e Solid State além do próprio estúdio da Activision em Shangai.
Todo esse tempo e esforço de desenvolvimento não só envolve novas estratégias publicitárias da Activision como, por si, aumenta a expectativa quanto à qualidade da versão definitiva de Call of Duty Warzone Mobile, que já conta com mais de 45 milhões de pré-registros.
Segundo a Actvision, o adiamento também daria o tempo necessário considerar o feedback dos jogadores da versão beta nesse longo aprimoramento do jogo antes do seu lançamento.
E essa versão beta é justamente o tema central de outra pergunta frequente sobre o jogo…
Então é verdade que tem uma versão beta de Call of Duty Warzone Mobile aberta por aí?
Sim, mas essa versão nunca foi disponibilizada no Brasil nem em boa parte do mundo: a versão beta de Call of Duty Warzone Mobile foi aberta em novembro de 2022 na Austrália, sendo em seguida disponibilizada também no Chile, Noruega, Suécia e Alemanha.
É a partir dessa versão e da experiência de quem a jogou que se sabe boa parte do que transmitimos nesse artigo.
O pré-registro de Call of Duty Warzone Mobile já está disponível aqui e é gratuito como o jogo em si (embora existam maneiras de gastar dinheiro com o jogo).
Para saber mais sobre a franquia Call of Duty, acompanhe tudo sobre a série aqui no Clube do Videogame.