Capcom cancela remake de Resident Evil criado por fãs

Capcom cancela remake de Resident Evil criado por fãs

A Capcom cancelou dois projetos de remake da franquia Resident Evil que estavam sendo desenvolvidos por fãs. Os planos de recriar os jogos Resident Evil Code: Veronica X e o Resident Evil original estavam em desenvolvimento pelas mãos dos usuários Matt Croft, Briins Croft e DarkNemesisUmbrella.

A informação foi divulgada pelos responsáveis dos projetos, que publicaram um pedido de desculpas aos fãs no Twitter, revelando que a própria Capcom obrigou o cancelamento.

“Os remakes de Code Veronica e Resident Evil criados por fãs foram oficialmente cancelados pela Capcom. Nós pedimos desculpas pelo inconveniente e por desapontar vocês. Obrigado”, diz a nota postada no perfil do Twitter “@RECodeVeronicaR”, que deixou de existir.

A equipe de desenvolvedores por trás do remake ainda afirmou que o cancelamento de seus projetos foram feitos por “pura maldade”. Isto porque, de acordo com a equipe, a própria Capcom entrou em contato com eles para receber informações sobre o desenvolvimento, a criação dos modelos 3D e outros assets do game. O cancelamento por parte da Capcom acabou com os planos dos fãs, que estavam para revelar uma nota atualização para a demo de gameplay do seu projeto de Code Veronica Remake, que estava disponível para os fãs.

Não houve um motivo para o cancelamento, além da afirmação de que a propriedade intelectual de Resident Evil pertence à empresa.

Remake oficial de Resident Evil Code: Veronica a caminho?

Por conta da decisão, a comunidade de fãs de Resident Evil voltou a circular o rumor de que a Capcom estaria desenvolvendo um novo remake para Code: Veronica. Mas apesar de o jogo ser canônico e ter diversos elementos importantes para o desenvolvimento de personagens como Claire Redfield, há indícios de que a empresa não tem planos de recriá-lo.

Em entrevista ao site Noisy Pixel, o produtor da série, Yoshiaki Hirabayashi, revelou que Code: Veronica não está nos planos da Capcom. Porém, o produtor não fechou a porta para uma recriação do game, falando que isto poderia ocorrer caso a oportunidade aparecesse.

O último dos moicanos

Resident Evil Code: Veronica foi o último jogo da franquia a ser completamente focado no gênero survival horror, antes de sua reformulação em Resident Evil 4. O game foi publicado originalmente em 2000 para o Dreamcast e posteriormente recebeu versões para outras plataformas (GameCube, PS2, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One).

Por conta disso, o jogo recebeu o status de “clássico cult” dentre os fãs da franquia, visto que não foi tão famoso quanto os títulos numerados.

Futuro da franquia

No momento, o jogo mais recente da série é Resident Evil Village, que recentemente recebeu a Expansão dos Winters, que adicionou uma história extra que se passa anos após a campanha principal do game. Já no ano que vem, os fãs receberão o remake oficial de Resident Evil 4, que recria a aventura de Leon Kennedy na busca de resgatar a Ashley Graham, a filha do presidente dos Estados Unidos.

Os remakes são algo comum na franquia, que já recebeu recriações de Resident Evil 1, Resident Evil 2 e Resident Evil 3. A recriação do quarto jogo da franquia estreia no dia 24 de março de 2023.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, 25 anos, entusiasta de suporte maguinho