CBLOL 2023: Saiba como foi a abertura do campeonato

CBLOL 2023: Saiba como foi a abertura do campeonato

A Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) desta temporada finalmente começou. O primeiro fim de semana do torneio, sediado nos estúdios da Riot Games em São Paulo, pegou fogo dos lados de dentro e de fora de Summoner's Rift, com muito barulho vindo da torcida e grandes partidas sendo mostradas pelos jogadores.

Em aquele que é o CBLOL com mais jogadores importados da história (com 11 jogadores e 2 membros de comissões técnicas), a abertura do campeonato ficou marcada pela disputa de grandes rivalidades e o retorno de uma ex-campeã ao cenário de League of Legends, além da festa da torcida.

Foto da torcida presente na Arena CBLOL para a abertura do CBLOL 2023
Foto: Bruno Alvares / Riot Games

Destaques da Semana

Dentre as dez partidas que aconteceram nesta semana de abertura do CBLOL 2023, as que merecem o destaque são as seguintes:

LOUD x paiN Gaming (Dia 1)

O duelo das duas maiores torcidas do esporte eletrônico brasileiro abriu o CBLOL 2023 da forma mais CBLOL possível: com a arena fervendo enquanto as equipes se enfrentavam em Summoner's Rift. E dentro de jogo, foi a equipe da LOUD que se destacou neste início de competição, mostrando um verdadeiro domínio sobre os seus adversários.

Para quem assistiu, foi como se a LOUD não tivesse tirado férias após o título da Segunda Etapa de 2022 e a disputa do Mundial de League of Legends. A equipe mostrou que estava em total sintonia, mesmo com a inclusão do atirador sul-coreano Route, que estava de fora do competitivo desde março de 2021.

Com isso, a equipe não viu resistência na paiN Gaming e conquistou a primeira vitória.

Foto dos jogadores da LOUD após a vitória sobre a paiN Gaming
Foto: Bruno Alvares / Riot Games

Liberty x KaBuM! Esports (Dia 1)

Com uma equipe formada principalmente por jogadores que vieram do CBLOL Academy, a Liberty conseguiu surpreender os fãs e a KaBuM! dentro de jogo. Saindo na frente desde o early game, a equipe teve uma certa dificuldade na transição para o meio de jogo, mas conseguiu se impor com firmeza.

Liderada pelo atirador Juliera, ex-paiN Gaming Academy, a equipe mostrou que não será apenas um grupo de novatos neste CBLOL, mas sim uma equipe capaz de dominar quando for preciso.

Los Grandes x Fluxo (Dia 1)

Em mais uma partida de enorme rivalidade nos esports brasileiros, tivemos a estreia do Fluxo no CBLOL. A organização de Nobru veio ao cenário de League of Legends para se firmar ainda mais como uma das maiores equipes de esports eletrônicos do Brasil, mas chegou recebendo a pressão da Onda Laranja.

Liderada pelos sul-coreanos HiRit e Lava, ex-jogadores de regiões major do League of Legends, a Los Grandes conseguiu impor seu estilo de jogo sem dificuldade, mostrando que irá disputar o título do CBLOL. Já para o Fluxo, este teve que buscar corrigir os erros para mostrar mais do seu jogo no dia seguinte.

Foto dos jogadores da Los Grandes após a vitória sobre o Fluxo
Foto: Bruno Alvares / Riot Games

Vivo Keyd Stars x FURIA (Dia 1)

A partida que marcou o retorno da Vivo Keyd Stars ao CBLOL não podia ser melhor. Mesmo jogando contra uma experiente FURIA, a equipe recém-montada da Keyd conseguiu mostrar sinergia em Summoner's Rift e voltar ao League of Legends com uma excelente vitória.

Com a dupla de GUIGO e Grevthar, ex-RED Kalunga, além do veterano atirador micaO, os Guerreiros conseguiram dominar o mapa da partida e, apesar do número semelhante em abates, mostraram superioridade e conquistaram a vitória em sua volta ao CBLOL.

Foto dos jogadores da Vivo Keyd Stars após a vitória sobre a FURIA
Foto: Bruno Alvares / Riot Games

paiN Gaming x Vivo Keyd Stars (Dia 2)

A primeira edição do CBLOL 2023 daquele que foi o maior clássico da competição por muitos anos, paiN Gaming e Vivo Keyd Stars foram ao Rift para reviver a rivalidade e a colocar de volta na principal competição brasileira de League of Legends. Com as equipes vindo de dias de abertura opostos, onde a PNG perdeu e a VKS saiu vitoriosa, a partida foi mais do que a volta de uma rivalidade histórica.

E para a felicidade dos Painzetes, os Tradicionais foram pra cima da Keyd liderados por Wizer, que dominou o game com a sua Fiora. Mesmo com lutas sendo iniciadas de forma favorável para a VKS, o jogador da rota do topo da paiN Gaming não tomou conhecimento do dano adversário e limpou a equipe inimiga.

Foto dos jogadores da paiN Gaming após a vitória sobre a Vivo Keyd Stars
Foto: Bruno Alvares / Riot Games

Resultados da Semana 1 da Primeira Etapa do CBLOL 2023

Dia 1

  • LOUD 1 x 0 paiN Gaming
  • Liberty 1 x 0 KaBuM! Esports
  • Los Grandes 1 x 0 FLUXO
  • RED Kalunga 1 x 0 INTZ
  • Vivo Keyd Stars 1 x 0 FURIA

Dia 2

  • Los Grandes 0 x 1 RED Kalunga
  • FURIA 0 x 1 INTZ
  • paiN Gaming 1 x Vivo Keyd Stars
  • KaBuM! Esports 0 x 1 LOUD
  • FLUXO 0 x 1 Liberty

Tabela

Com estes resultados, a tabela da Semana 1 da Primeira Etapa do CBLOL 2023 terminou da seguinte forma:

  1. LOUD (2-0)
  2. RED Kalunga (2-0)
  3. Liberty (2-0)
  4. Los Grandes (1-1)
  5. INTZ (1-1)
  6. paiN Gaming (1-1)
  7. Vivo Keyd Stars (1-1)
  8. Fluxo (0-2)
  9. FURIA (0-2)
  10. KaBuM! Esports (0-2)

Dentre as dez equipes do CBLOL, apenas três conseguiram terminar esta semana de abertura com duas vitórias. A RED Kalunga mostrou que não sentiu a saída de GUIGO e Grevthar, mantendo o nível para disputar o topo do League of Legends brasileiro, enquanto a LOUD se provou novamente como o time a ser batido na competição, pronta para defender o seu troféu e o posto de campeã.

A surpresa dentre os invictos deste fim de semana é a Liberty, que mostrou que o Academy brasileiro tem talento pra ser utilizado pelas organizações do CBLOL.

O final de semana de abertura do CBLOL 2023 fez justiça ao slogan #CBLOLDiff adotado pela Riot Games Brasil, que apostou no diferencial do nosso campeonato regional em relação a outras ligas do League of Legends mundial. E a comunidade tem correspondido, lotando a Arena CBLOL nos dois dias de jogos para acompanhar o mais alto nível do MOBA brasileiro e demonstrar a sua paixão.

Os jogos do CBLOL são transmitidos nos canais oficiais do torneio no YouTube e na Twitch. Os jogadores de League of Legends podem receber itens in game ao assistir as partidas no site LoLesports.com logado em sua conta, via drops.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, 25 anos, entusiasta de suporte maguinho