COI anuncia evento olímpico de esports; confira lista de games em disputa

COI anuncia evento olímpico de esports; confira lista de games em disputa

Comitê Olímpico Internacional anuncia os nove games que farão parte do Olympic Esports Series 2023; principais títulos de esportes estão fora da competição

Nesta quarta-feira (1), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou os nove games que farão parte do Olympic Esports Series 2023, o evento de esportes eletrônicos. Todos os jogos escolhidos são simuladores de esportes e/ou atividades físicas, pois o COI considera apenas essas  “formas virtuais de esporte” como os esports que podem ser olímpicos.

“Neste momento, o programa olímpico é sobre simulação física de esportes tradicionais. Temos sido muito claros sobre isso, é informação pública. Temos sido absolutamente transparentes”, disse Kit McConnell, diretor de esports do COI, em entrevista ao Globo Esporte.

Com exceção de Just Dance, os jogos anunciados não tem tanta relevância no cenário. Os principais títulos de esportes, como League of Legends, Valorant, Counter Strike: Global Offensive, ficam fora da competição.

Just Dance 2023 Edition (Multi) tem lista completa de músicas reveladas - GameBlast

Lista dos games do Olympic Esports Series 2023

  • Tic Tac Bow (Tiro com arco)
  • WBSC eBASEBALL: POWER PROS (Beisebol)
  • Chess.com (Xadrez)
  • Zwift (Ciclismo)
  • Just Dance (Dança)
  • Gran Turismo (Automobilismo)
  • Virtual Regatta (Vela)
  • Virtual Taekwondo (Taekwondo)
  • Tennis Clash (Tênis)

COI deixa “portas abertas” para que outros jogos integrem o Olympic Esports Series

O presidente do Grupo de Esports e Gaming do COI, David Lappartient, em apresentação à imprensa declarou que o comitê quer trabalhar com as federações internacionais para apoiá-las no desenvolvimento de formas virtuais de seus esportes. “Nós decidimos começar focando em esportes físicos virtuais, onde, naturalmente, estão as maiores sinergias”, disse ele.

Entretanto, durante a apresentação, o COI deixou “portas abertas” para que outros jogos integrem o Olympic Esports Series no futuro, deixando claro que, para fazer parte do evento, o game precisa ter uma federação representando a modalidade.

“Portas estão abertas, [desde que] refletindo os valores olímpicos. O requerimento para fazer parte do Olympic Esports Series é ter uma federação internacional reconhecida pelo COI envolvida em parceria com a publisher. Óbvio que pode acontecer, estamos mais do que felizes em receber propostas que possam vir de publishers de jogos que reflitam os valores olímpicos. Nós já estamos em discussões preliminares com algumas delas, que podem ser anunciadas nas próximas edições”, disse  o head de esportes virtuais e games do COI, Vincent Pereira, ao ser questionado sobre a inclusão de games tradicionais no evento olímpico dedicado a esports.

Games com temática de violência são contrários aos valores olímpicos

League of Legends: Wild Rift acumulou US$ 500 milhões globalmente

O presidente do COI, Thomas Bach, já afirmou que que games com temática de violência, como os de tiro, não se encaixam aos valores olímpicos.

No ano passado, James Macleod, diretor de Relações com os Comitês Olímpicos Nacionais e da Solidariedade Olímpica do COI,  descartou a inclusão no programa olímpico de “jogos como League of Legends”.

“Uma coisa que o COI reconhece é que a indústria de games evolui constantemente. Olhamos para estes jogos que estão ligados a esportes e onde há atividade física. No ano passado, lançamos a Série Olímpica Virtual. Vela, ciclismo… Tudo apoiado por federações internacionais. Podemos ver os números e a demografia. Queremos encorajar que as pessoas pratiquem esports em vez de jogos como League of Legends. Mas também estamos atentos a isso”, disse ele.

Leticia
Leticia

Sou escritora, jornalista e completamente apaixonada por tudo que envolve cultura pop. Instagram e twitter: @leticiahofke