Hoje, a indústria de games conta com jogos muito desenvolvidos, com gráficos excelentes e uma jogabilidade incrível, mas hoje, vamos voltar lá para a década de 1970, quando os videogames eram jogados em fliperamas. Se você é mais novo como eu, apesar de sentir esquisito ao pensar que as pessoas tinham que sair de casa e ir para um lugar específico para jogar algum jogo, vai poder conhecer alguns dos clássico com essa matéria. Se você já tem mais idade, vai sentir uma boa dose de nostalgia. Confira, abaixo, alguns dos primeiros jogos de arcade lançados no mundo.
Alguns dos primeiros jogos de arcade
Computer Space
Em Computer Space, o jogador fica no controle de uma nave e deve usá-la para eliminar discos voadores, além de também ter que fugir dos tiros disparados por eles. A ficha dava direito a 150 segundos de jogo, mas, caso sua pontuação final fosse superior ao recorde da máquina, ele ganhava mais uma partida.
Computer Space foi criado por dois fundadores da Atari, Nolan Bushnell e Ted Dabney. Cerca de 1,5 mil unidades dele foram vendidas.
Pong!
Lançado em 1972, Pong! é inspirado em tênis de mesa; o jogador controla uma raquete – uma barra em vertical – que pode ser movimentada para cima e para baixo e tem que rebater a bola com objetivo de somar 11 pontos primeiro.
Até hoje, o game está por aí em uma versão mobile. É um sucesso atemporal.
Space Race
Considerado o primeiro game de corrida da história, Space Race desafia os jogadores a cruzarem a tela evitando obstáculos. Aquele que chegar até o topo do display, passando longe dos asteroides, ganha o jogo.
Esse fliperama teve um pouco de dificuldade para se fixar no mercado, visto que o mundo dos arcades era dominado por tênis de mesa, e vendeu cerca de 1,5 mil gabinetes.
Gotcha!
É o primeiro jogo de labirinto da história. Nele, um jogador controlava o perseguidor e outro, ficava no papel de fugitivo. A arte de divulgação gerou polêmica – já naquela época – ao mostrar uma garota sendo agarrada por trás por um rapaz. Além disso, a Atari, cansada de ouvir que joysticks tinham formado fálico, achou que seria uma boa ideia fazê-los com formato de seios.
Cada ficha permitia até dois minutos de jogatina, mas o proprietário da máquina podia regulá-lo para 30 segundos apenas caso desejasse.
Tank
Tank também foi um jogo de labirinto da Atari e chegou para corrigir alguns dos problemas de Gotcha!. Obteve muito mais sucesso, vendendo cerca de 10 mil unidades apenas em 1974 – ano de seu lançamento. Os dois jogadores estavam em igualdade, pois ambos podiam fugir a atirar no adversário, não sendo mais um perseguindo o outro.
Gun Fight
Primeiro jogo da história a representar violência gráfica entre humanos, Gun Fight é inspirado na temática de velho-oeste, trazendo um duelo entre dois pistoleiros armados. O vencedor seria aquele que fosse mais rápido e preciso. Estima-se que o jogo vendeu mais de 8,6 mil gabinetes só nos Estados Unidos.
Nurburgring 1
Um dos primeiros jogos de arcade era pra ser uma simulação completa da arte de dirigir e não um jogo, mas acabou virando o primeiro videogame de corrida em primeira pessoa da história e trouxe um inovação para o mercado, sendo bem recebido no mercado europeu.
TV Basketball
Um dos primeiros jogos de arcade a representar jogadores reais na tela e o jogo que implementou o uso de sprites como solução para gráficos melhores – algo que seria muito utilizado nos anos 80.
Eu nasci em 1997 e não tive tanto contado com arcades, mas adorei pesquisar mais sobre esses jogos e ficar por dentro do que as pessoas curtiam nos anos 70. Não sou o tipo de pessoa que pensa que “nasceu na época errada”, mas confesso que até me deu uma vontadezinha de ter nascido mais cedo para poder curtir alguns momentos com amigos nos fliperamas para jogar alguns clássicos.
E você? Viveu essa época? Sentiu saudades?
Clique aqui para conferir mais notícias no Clube do Videogame.