Conheça Carol Shaw, a primeira mulher a desenvolver um game

Conheça Carol Shaw, a primeira mulher a desenvolver um game

A infância de Carol Shaw e seu contato com videogames

A primeira mulher a desenvolver um jogo foi Carol Shaw. Nascida em 1955, em Palo Alto, na Califórnia, Shaw venceu as barreiras da época para ir atrás do que realmente queria, fazendo história ao criar mais tarde, o jogo River Raid, um dos maiores clássicos do Atari 2600.

Shaw nasceu e cresceu na região do Vale do Silício, lugar que abriga muitas empresas globais de tecnologia, o que sempre a influenciou muito a seguir nessa área. Além disso, seu pai era um engenheiro mecânico que trabalhava no Stanford Linear Accelerator Center (um laboratório de projetos energéticos para o governo). 

Desde a infância, Shaw demonstrou ter uma grande afinidade com matemática, além de um enorme interesse por sets de construção e ferroramas. Ela mesma diz que não gostava de brincar de bonecas e preferia mexer no modelo da ferrovia de seus irmãos.  

A jovem Carol também tinha bastante interesse por videogames. Ela conta que costumava frequentar uma sala com jogos de arcades no minigolfe de sua região. Sua máquina de fliperama favorita era a de Computer Space, um game de combate espacial considerado o primeiro arcade da história. 

Na escola, Shaw se dedicava bastante aos estudos matemáticos e foi no ensino médio que ela começou a interagir com computadores, quando descobriu que podia jogar games baseados em texto no sistema BASIC. 

Carol entra na universidade e é chamada para a Atari

Quando entrou na universidade, Shawn cursou Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, dois campos de estudo ocupados por poucas mulheres nos anos 70. Shaw chegou até a conquistar um mestrado em Ciências da Computação na universidade de Berkeley.  

Shaw era talentosa e chamava atenção de várias empresas, incluindo a Atari, que logo a chamou para ser engenheira de software. 

Ela era bastante respeitada entre seus colegas por seu conhecimento, principalmente por ser uma das poucas pessoas que sabia manipular e utilizar o microprocessador 6052, uma das peças centrais do Atari 2600. 

Foi nessa época que Carol Shaw desenvolveu seus dois primeiros jogos, Polo e 3-D Tic-Tac-Toe. Polo foi desenvolvido no ano de sua contratação, em 1978, como material promocional para o perfume da Ralph Lauren; contudo, acabou não sendo lançado comercialmente. Já 3D Tic-Tac-Toe foi lançado em 1980 e consistia em uma versão tridimensional do jogo da velha. 

Ainda dentro da Atari, ela ajudou nos gráficos de Othello e começou o trabalho inicial de Super Breakout – mas não terminou porque deixou a empresa antes disso, em 1980. 

Entrada na Activision e criação do River Raid

Foi quando ela entrou na Activision, em 1982, que sua carreira decolou. 

A Activision era um estúdio formado basicamente por antigos desenvolvedores de jogos da Atari insatisfeitos por sua falta de créditos e reconhecimento em suas próprias obras. A empresa fabricava cartuchos para o Atari 2600. 

Lá, Shaw estava com ideias de fazer algo diferente do que seus projetos anteriores e por isso, resolveu desenvolver um jogo de ação. Assim nasceu River Raid, em que o jogador (ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos. 

River Raid foi um marco de inovação para a época, pois tem diferentes velocidades para controle do avião – é possível diminuir e acelerar a velocidade – e o jogador pode colidir com vários objetos diferentes e abastecer. Eram muitos elementos e recursos comparados aos outros jogos do mesmo período. Além disso, graças às habilidades de programação de Carol Shaw, um dos grandes diferenciais do game é que seus mapas eram muito mais coesos do que outros títulos.

O jogo fez muito sucesso e superou um milhão de unidades vendidas. Em virtude disso, a desenvolvedora recebeu um cartucho de platina do jogo – Carol tem ele até hoje. 

Carol trabalhou ainda em uma versão do jogo para o Atari 5200, e outra, para o computador Atari 800. Depois disso, ela chegou a lançar o jogo Happy Trails para a plataforma Intellivision. 

Aposentadoria

Porém, Carol deixou a indústria de games para trás para trabalhar em outras áreas e por fim, conseguiu se aposentar cedo – graças ao sucesso de River Raid -, mas ela ainda se manteve ativa com trabalhos voluntários e empregos de meio período. 

Seu legado, no entanto, não foi esquecido. Carol Shaw foi a primeira mulher a desenvolver um game, mas não a única: sua história serviu de inspiração para outras mulheres na indústria dos videogames. 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke