Conheça Life is Strange

Conheça Life is Strange

No texto de hoje, vou falar um pouco mais sobre a franquia Life is Strange, que foi um sucesso e conquistou o coração de muita gente por aí. Vem comigo e conheça Life is Strange.

Conheça Life is Strange

Lançamento de Life is Strange: True Colors

Em setembro do ano passado, a franquia ganhou um novo título chamado Life is Strange: True Colors. O jogo nos traz a história de Alex Chen, uma adolescente com a habilidade da Empatia. Ou seja, ela pode absorver e manipular as emoções de outras pessoas. 

Após enfrentar inúmeros problemas, a protagonista está buscando um lugar para recomeçar e por isso, vai para Haven Springs, onde reencontra seu irmão Gabe; só que ele acaba morrendo em um suposto acidente. Alex, então, vai precisar lidar com seus poderes para descobrir a verdade por trás da morte dele.

O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode ocasionar um tornado no Texas

Life is Strange: True Colors é o quinto título de uma franquia de jogos que começou sete anos atrás, com Max Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre que pode voltar no tempo, tomando decisões diferentes capazes de alterar o rumo da história. Como base, o jogo se utiliza do Efeito Borboleta, base da Teoria do Caos.

O Efeito Borboleta analisa como pequenas alterações nas condições iniciais de um evento podem gerar transformações drásticas e significativas neles, com grandes consequências para nós mesmos e para sistemas que nos rodeiam. Essas situações acontecem o tempo todo, com todo mundo. Sempre estamos fazendo escolhas e tendo ações que impactam no nosso futuro e geram consequências inimagináveis. É como diz a frase: “O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode ocasionar um tornado no Texas”.

Em Life is Strange, para nos lembrar que nossas ações tem consequência no futuro, uma uma borboleta azul aparece frequentemente como um aviso. 

Utilizando seus poderes, Max acaba prevendo a chegada de uma grande tempestade que pode destruir Arcadia Bay e assim, assume a responsabilidade de impedir a destruição da cidade.  O jogador precisa tomar decisões que se ajustam a narrativa enquanto ela se desenrola, com histórias secundárias e quebra-cabeças a parte. 

A volta de Chloe Price

Life is Strange: Before the Storm, lançado em 2017, traz de volta Chloe Price, de Life is Strange, uma personagem  que fez um sucesso enorme entre os fãs. Dessa vez, ela é a protagonista  ao lado de Rachel, a garota que desaparece  no começo do primeiro game.

A história tem como objetivo mostrar os conflitos que levaram a personagem a se tornar arrogante e egoísta, como a morte de seu pai, a raiva que sente de Max por abandoná-la, entre outros.  

Encarne um super-herói

Lançado em 2018, em The Awesome Adventures of Captain Spirit, o protagonista é um menino chamado Chris Eriksen, que tem um alter ego de super-herói chamado Capitão Spirit. O jogador vai caçar um tesouro e explorar um planeta imaginário. The Awesome Adventures of Captain Spirit acontece entre Life is Strange 1 e 2 e as escolhas Chris influenciam o game posterior. 

Um Life is Strange mais político 

Em 2018, recebemos o jogo Life is Strange 2, onde o protagonista é Sean Diaz, um adolescente de origem latina, cujo irmão mais novo, Daniel, de apenas nove anos, tem habilidades telecinéticas. Após um incidente, os dois fogem de casa, rumo ao México. Cada etapa da viagem traz novos amigos e desafios. 

Segundo o The Verge, o jogo “entra em tópicos mais políticos e oportunos”. O primeiro episódio tem ambientação em outubro de 2016, antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, e aborda assuntos como xenofobia e racismo. Os personagens falam sobre “construir muros” e tem preocupação sobre o que acontecerá caso Donald Trump vença a eleição. 

Representatividade

A franquia Life is Strange tem bastante representatividade e está na lista “jogos com personagens LGBTQIA+”. Entre os personagens, temos Chloe Price, uma garota lésbica. Ao longo da história, podemos ver que várias de suas características (como a depressão e insegurança) se relacionam com sua sexualidade e o preconceito.

No primeiro Life is Strange, a protagonista Max pode beijá-la dependendo da escolha do jogador.

Já no terceiro game da franquia, Life is Strange: True Colors, a protagonista Alex Chen pode se envolver com um homem ou com uma mulher; quem decide é o jogador.

 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke